Home Estados Rio de Janeiro FEPERJ promove 1º Seminário voltado para os pescadores artesanais da Baía de Guanabara
Rio de Janeiro

FEPERJ promove 1º Seminário voltado para os pescadores artesanais da Baía de Guanabara

Envie
36efec04
Foto: Divulgação
Envie

A Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ) entregou nesta quinta-feira (18) os certificados de participação do primeiro Seminário voltado para os Pescadores Artesanais das Colônias Z-8 e Z-9 que iniciaram a nova fase do Projeto Águas da Guanabara.

O objetivo do Seminário Pescadores nas Águas da Guanabara: uma razão para TransforMAR foi incentivar a discussão sobre a questão socioambiental da Baía de Guanabara, promovendo uma apresentação dos resultados do Projeto que os pescadores conhecem na prática e se baseia na problemática dos resíduos sólidos que tanto dificultam seu trabalho.

A pesquisa e a educação ambiental fortalecem a ação do pescadores no projeto e os relatos dos pescadores legitimam a pesquisa, um complemento recíproco e necessário que vale uma reflexão sobre a relação e paridade entre ciência e saberes tradicionais.

A colaboração entre essas áreas do conhecimento vem rendendo uma produção científica não só a respeito das problemáticas sociais que interferem na qualidade de vida e trabalho dos pescadores artesanais, mas de alternativas para amenizar seus impactos na vida desses trabalhadores.

O Seminário foi conduzido pelos pesquisadores Alberto Toledo Resende e Jamylle de Almeida Ferreira, Doutores em História Social, e contou com a participação dos Presidentes das Colônias, Gilberto Alves e Elaine Cristina Barroso Ferreira.

O evento buscou valorizar os pescadores artesanais como importantes agentes multiplicadores de Educação Ambiental, formalizando esse compromisso e estimulando sua participação ativa na sociedade, via efetiva ação no Projeto Águas da Guanabara, idealizado pela FEPERJ, instituição, que representa os pescadores do estado do Rio de Janeiro e vem buscando visibilidade para o seguimento.

Pela formação cidadã e importância da atividade pescadores e bolsistas receberam certificado de participação.

A pesquisadora e palestrante Jamylle de Almeida Ferreira destacou a importância do evento ao afirmar: “Este seminário é um marco na integração entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais dos pescadores artesanais. Nosso objetivo é fortalecer essa parceria para que possamos enfrentar juntos os desafios socioambientais da Baía de Guanabara, promovendo uma troca de experiências que beneficiará não só a comunidade pesqueira, mas toda a sociedade.”

Inscreva-se para receber notícias sobre Rio de Janeiro

Envie

RBN Stories