Home Esportes Família é inspiração para o desenvolvimento de triatleta mirim em Itu
Esportes

Família é inspiração para o desenvolvimento de triatleta mirim em Itu

Envie
Default Featured Image
Envie

O incentivo da família é fundamental para a criança praticar esporte e, por meio dele, aprender valores importantes para a sua formação. E Ian Varin Gomes, de 11 anos, é um ótimo exemplo. Um dos alunos de maior destaque da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Itu, Ian tem a família como grande inspiração para o “nada, pedala e corre”.

Ian Fortinho, como foi apelidado por uma professora, costuma dizer que cada membro da família trouxe uma modalidade do triathlon para a sua vida. A natação, seu primeiro amor, foi herança do pai nadador, Jeferson Gomes, falecido em 2012 quando ele tinha apenas 3 anos e meio. A mãe, Lua Livian Varin, o levou para as corridas. E o treinador de natação, Felipe Pi, hoje um segundo pai, o ensinou também o gosto pelo ciclismo.

Natação, corrida e bike

“O Ian relaciona o esporte com as lembranças do pai, que sempre foi um exemplo e é seu herói até hoje. Os dois tinham toda a rotina da natação juntos”, conta a mãe, Lua.

Na água desde os 8 meses, Ian afastou-se da piscina com a morte do pai. Foi o treinador Felipe Pi que o ajudou nessa fase, tornando-se mais próximo e incentivando-o a retomar a natação. E seu talento se desenvolveu rápido, levando-o para uma turma mais avançada já aos seis anos. Logo ingressou na equipe da Apani e acumulou medalhas nas primeiras competições representando Itu.

Com a mãe, Ian também descobriu a aptidão para a corrida. “Numa prova de 6 km, ele foi o mais rápido, disputando até com crianças mais velhas”, conta Lua, orgulhosa. Para continuar a se desafiar, incluiu a bicicleta na rotina, por influência do treinador Felipe.

Vocação para o triathlon

Com tantas habilidades, o ingresso de Ian na Escolinha de Triathlon não só foi natural, como veio no melhor momento. O menino já estava cansado de treinar apenas natação, e o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus o deixou desanimado e estressado.

“O triathlon melhorou o seu ânimo e concentração. Rotina é tudo! Ele fica mais calmo, termina o treino às 16 horas, debaixo de um sol escaldante, com um sorriso no rosto, com gás para continuar por mais duas horas”, destaca a mãe. “Agora ele estuda de manhã, faz natação à noite na academia às terças e quintas, triathlon às quartas e sextas à tarde. E aos domingos pedalamos em torno de 15km a 40km, depende do tempo e compromissos.”

Ian já mostrou nas aulas de triathlon resistência e habilidade em todas as modalidades do esporte. E conta com a torcida da família para se desenvolver como atleta profissional. “Adoro torcer por ele nas competições, ajudar na concentração, a nossa família incentiva muito ele a ser um atleta”, diz Lua. Mas o mais importante, destaca a mãe, são os aprendizados que ele vai levar para a vida. “Saber ganhar e perder, superar obstáculos, ter metas e uma rotina diária, organização, responsabilidade, convívio em equipe, respeito pelo professor e confiança em si próprio”, cita.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

 

Vila Nova vence nos pênaltis e vai à final do Brasileirão Feminino A3

Vila Nova vence nos pênaltis e vai à final do Brasileirão Feminino A3

Leia Mais
IEE promove formação sobre proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade

IEE promove formação sobre proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade

Leia Mais
Pace Run Decathlon desafia os limites dos competidores em agosto, no Parque Villa-Lobos

Pace Run Decathlon desafia os limites dos competidores em agosto, no Parque Villa-Lobos

Leia Mais
Mundial: Chelsea derrota Palmeiras por 2 a 1 e faz semifinal com Flu

Mundial: Chelsea derrota Palmeiras por 2 a 1 e faz semifinal com Flu

Leia Mais
Hércules decide e Flu vence Al-Hilal para avançar no Mundial de Clubes

Hércules decide e Flu vence Al-Hilal para avançar no Mundial de Clubes

Leia Mais
Envie