Home Entretenimento Espaços culturais da Prefeitura recebem Festival Curto-Circuito até domingo (16)  
Entretenimento

Espaços culturais da Prefeitura recebem Festival Curto-Circuito até domingo (16)  

Envie
Espaços culturais da Prefeitura recebem Festival Curto-Circuito até domingo (16)  
Envie

Concebido pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o Festival Curto-Circuito segue até o próximo domingo (16) com a apresentação de espetáculos teatrais gratuitos no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, e nos Espaços Boca de Brasa (Subúrbio 360, Cajazeiras, CEU de Valéria e Centro Cultural Sesi Casa Branca – Itapagipe), sempre a partir das 19h.  

A peça “Das Coisas Dessa Vida”, com Ricardo Fagundes, sobe ao palco do TGM nesta sexta-feira (14), às 19h, abordando a história do personagem Nalde. Interiorano e sonhador, ele recorda que desde criança sente prazer em se fantasiar e passar horas se apresentando para plateias imaginárias. Contudo, ao perceber os olhares e comentários repressores sobre seu comportamento, tenta se enquadrar nas regras sociais para não sofrer. Um dia, percebe que não nasceu para agradar aos outros, então decide ser ele mesmo e vai viver a vida que sempre desejou. 

No mesmo dia, o Espaço Boca de Brasa, no Subúrbio 360, em Coutos, recebe, no mesmo dia e horário, o espetáculo “Medeia Negra”, com Marcia Limma. A montagem traz elementos musicais e da religiosidade afrobrasileira, além de referências políticas e intelectuais, como Ângela Davis e Djamila Ribeiro. 

No sábado (15), serão apresentados três espetáculos. No Espaço Boca de Brasa – Sesi Itapagipe, será encenada a peça “A Filha da Monga”, com Zeca de Abreu celebrando 30 anos de carreira em uma montagem que narra a história de uma jovem que é obrigada pelo padrinho a trabalhar num parque de diversões no papel da mulher que vira monstro, a Monga, seguindo os passos da mãe. Ela tenta quebrar essa cadeia de sucessão para poder viver os ritos de passagem de sua vida na infância, na adolescência e na vida adulta.  

No Espaço Boca de Brasa – CEU de Valéria (Valéria), será a vez de “Das Coisas Dessa Vida”, com Ricardo Fagundes, e no Espaço Boca de Brasa – Cajazeiras (Cajazeiras X), o público poderá conferir “En(cruz)ilhada”, com Leno Sacramento mostrando como um indivíduo vai enfrentando diversos tipos de morte ao longo da vida: a morte social, a morte cultural, a morte financeira, a morte estética e a morte psicológica. Por fim, no domingo (16), o Espaço Boca de Brasa – Sesi Itapagipe (Itapagipe) recebe “Medeia Negra”, com Márcia Limma. 

Grandes nomes – O Festival Curto-Circuito evento tem trazido para cena teatral baiana monólogos de artistas consagrados da cena teatral baiana, como Rita Assemany, Caco Monteiro, Zeca de Abreu, Ricardo Fagundes, Márcia Lima, Leno Sacramento, e marca o retorno de Maria Menezes aos palcos. A curadoria é de Virgínia DaRin (DaRin Produções), que prestou assessoria técnica para a seleção da grade de programação.  

Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o evento já é considerado sucesso absoluto. “As casas sempre cheias, público excelente. O bate-papo após o espetáculo tem sido uma troca muito rica entre o artista e a plateia. Os atores também estão muito felizes com o resultado, conhecendo novos espaços e novos públicos. O Festival veio para ficar, já estamos formatando uma segunda edição para julho”, assegura Guerreiro.   

Fotos: Divulgação 

COPAG leva experiência imersiva de Disney Lorcana e Pokémon TCG ao Ligafest 2025

COPAG leva experiência imersiva de Disney Lorcana e Pokémon TCG ao Ligafest 2025

Leia Mais
COPAG leva jogos e interatividade ao “Museu da Imaginação” durante todo o mês de julho

COPAG leva jogos e interatividade ao “Museu da Imaginação” durante todo o mês de julho

Leia Mais
Após perder 91 kg, influenciador diz que só se sentiu digno de ser amado com ajuda da terapia

Após perder 91 kg, influenciador diz que só se sentiu digno de ser amado com ajuda da terapia

Leia Mais
Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Leia Mais
Gambling.com revela os 20 maiores campeões de Jiu-Jitsu brasileiro de 2025.

Gambling.com revela os 20 maiores campeões de Jiu-Jitsu brasileiro de 2025.

Leia Mais
Envie