Home Notícias Educação Ensino remoto: Pedagogo ensina estratégias para auxiliar pais e estudantes em novo ano letivo
Educação

Ensino remoto: Pedagogo ensina estratégias para auxiliar pais e estudantes em novo ano letivo

Envie
Default Featured Image
Envie

Após diversas idas e vindas sobre permitir o retorno ou não das aulas presenciais, o clima de incerteza ainda predomina. Enquanto isso, alunos e pais se preparam para o retorno de mais um ano de aulas remotasO professor Antonio Gouveia, pedagogo, Coordenador do curso de Pedagogia e da Pós Graduação em Educação da UNIFACS, explica de que forma a família pode auxiliar o estudante a manter o estímulo pelo aprendizado mesmo estando em casa.

Para o educador, vale ressaltar que a escola possui um papel de disciplinar. “A escola impõe um ritmo ao estudante. Tem o horário para estudar, o horário do intervalo. Além disso há a organização dos espaços, com regras bem definidas de comportamento. Todos esses aspectos de disciplina são muito importantes para o desenvolvimento”, afirma. 

Já em casa, o educador acredita que é importante trazer um pouco da disciplina que o estudante teria na escola. O ideal é que a criança ou o jovem possa ter um local adequado para estudar, com mesa, cadeira, boa iluminação e longe de barulhos, na medida do possível. “Nem sempre as casas possuem essa estrutura, mas o ideal é que o aluno possa ter um espaço mais reservados para se concentrar”, afirma Antonio.

Supervisão 

No entanto, não é apenas um espaço adequado que vai garantir o sucesso na aprendizagem. O pedagogo afirma que é de fundamental importância que os pais mantenham um papel ativo em relação à rotina de aulas dos filhos. “O estudante deve ter uma supervisão periódica, mas não no sentido de fiscalização e punição, mas de acolhimento e estímulo”, aponta ele.

Ainda segundo o professor, estando em casa, é natural que o estudante se desestimule com os estudos. “A aprendizagem domiciliar não é a mesma coisa estar na escola. Não há interação com colegas, não há o estímulo do grupo. Então também se faz necessário o suporte emocional por parte da família”, afirma Antonio

Estratégias 

Um dos maiores desafios enfrentados por pais e professores é manter o interesse dos alunos no que está sendo ensinado. Antonio acredita que uma boa estratégia que pode ser desenvolvida pelos pais para motivar os estudantes é demonstrar entusiasmo pelos assuntosOs pais também podem e devem estimular o estudante a buscar outras linguagens midiáticas para enriquecer o seu processo de aprendizagem e complementar o conhecimento do que foi aprendido na aula, através de leituras ou filmes, por exemplo”, sugere ele.

Outro ponto é dar autonomia a criança ou ao jovem para opinar na sua rotina de estudos. O pedagogo recomenda combinar, sem impor, uma agenda de estudos. Assim a própria criança ou jovem pode definir o horário (no contraturno das aulas) em que ele vai se dedicar às tarefas escolares. “A aprendizagem de uma forma forçada se torna desprazerosa. É preciso haver uma satisfação do estudante. Ao entrar num diálogo com o filho para estabelecer uma agenda de estudo, estudante passa a ter mais autonomia para decidir sem deixar de cumprir com o que é necessário para o seu crescimento”, acredita.

Sugestão de fonte:  

Antonio GouveiaPedagogo, Mestre, especialista em Psicologia da EducaçãoCoordenador do curso de Pedagogia e da Pós Graduação em Educação da UNIFACS. 

 

Escola Canadense de Brasília: Uma Imersão no Tempo e na Cultura, Tecida em Dois Mundos

Escola Canadense de Brasília: Uma Imersão no Tempo e na Cultura, Tecida em Dois Mundos

Leia Mais
Projeto Raízes Daqui encerra primeiro mês com oficinas de Maracatu e grande receptividade nas escolas públicas

Projeto Raízes Daqui encerra primeiro mês com oficinas de Maracatu e grande receptividade nas escolas públicas

Leia Mais
Estudo via dispositivos móveis cresce 63% no primeiro semestre na plataforma Minha Biblioteca

Estudo via dispositivos móveis cresce 63% no primeiro semestre na plataforma Minha Biblioteca

Leia Mais
Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 6ª parcela

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 6ª parcela

Leia Mais
Estudantes do ensino integral têm notas maiores no Enem, diz estudo

Estudantes do ensino integral têm notas maiores no Enem, diz estudo

Leia Mais
Envie