Home Esportes Olímpico Emoção e técnica marcam o primeiro dia do Norte Nordeste de Optimist 2024
Olímpico

Emoção e técnica marcam o primeiro dia do Norte Nordeste de Optimist 2024

Envie
437372 1105665 Regata Na Bahia
Foto: Marco Lagoa
Envie

Salvador, 01 de maio de 2024 – O Yacht Clube da Bahia (YCB) foi palco da abertura do Campeonato Norte Nordeste de Optimist 2024 nesta quarta-feira (1º), reunindo mais de 150 jovens atletas de 7 a 15 anos na Baía de Todos-os-Santos. As três primeiras regatas para a classe Veteranos e as duas primeiras para a classe Estreantes marcaram o início das acirradas disputas que se estendem até domingo (5).

Novos talentos brilham na classe Veteranos

Na classe Veteranos, a jovem promessa da vela brasileira, Joana Freitas, do Iate Clube do Rio de Janeiro, assumiu a liderança do campeonato com apenas 5 pontos perdidos após as regatas de estreia. Seguindo de perto a líder, estão seus companheiros de equipe Manuel Bragança e Théo Sartor, também do ICRJ, demonstrando a força da equipe carioca na competição.

“Hoje foi difícil, não estava muito fácil. O vento estava muito inconstante e com bastante onda, mas consegui ir bem”, disse Joana Freitas, demonstrando maturidade e foco em sua performance. Manuel Bragança, por sua vez, destacou as condições desafiadoras da regata, mas se mostrou satisfeito com seu desempenho. “Achei bom, com maré vazando, com vento bom. A regata foi bem difícil, mas foi bom o dia!”, completou.

Promessas do Nordeste se destacam entre os Estreantes

Entre os Estreantes, a velejadora pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão, do Cabanga Iate Clube, ocupa a primeira colocação, enquanto a flotilha do YCB, apoiada pelo CBC, segue na cola com Rafaela Gagno, Arthur Elpídio de Almeida Alves, Carolina de Azevedo Bandeira e Marina Rosito Schaffer Silva.

A baiana Rafaela Gagno, segunda colocada entre os estreantes, comentou sobre sua experiência na primeira regata do Norte Nordeste. “Eu achei que foi bom, estou acostumada com a raia por ser daqui. A maré estava forte e o vento não estava constante”, disse a atleta, reconhecendo as dificuldades da regata e se mostrando confiante para as próximas disputas.

Seletiva para a Equipe Brasileira de Vela e caminho para grandes conquistas

Os resultados do campeonato servem como seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela na categoria Optimist. Além disso, a edição deste ano será válida como a última seletiva para os Campeonatos Internacionais da classe, incluindo Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático.

A classe Optimist tem sido um importante trampolim para grandes conquistas na vela brasileira, tendo revelado nomes icônicos como Robert Scheidt, Martine Grael e Juliana Duque, medalhista pan-americana e tricampeã mundial de Snipe, que representam com brilhantismo as cores do YCB.

O evento conta com a parceria do CBC – Comitê Brasileiro de Clubes e da Opti BRA – Associação Brasileira dos velejadores da classe Optimist.

Envie

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr