Home Esportes Olímpico Emoção e técnica marcam o primeiro dia do Norte Nordeste de Optimist 2024
Olímpico

Emoção e técnica marcam o primeiro dia do Norte Nordeste de Optimist 2024

Envie
437372 1105665 Regata Na Bahia
Foto: Marco Lagoa
Envie

Salvador, 01 de maio de 2024 – O Yacht Clube da Bahia (YCB) foi palco da abertura do Campeonato Norte Nordeste de Optimist 2024 nesta quarta-feira (1º), reunindo mais de 150 jovens atletas de 7 a 15 anos na Baía de Todos-os-Santos. As três primeiras regatas para a classe Veteranos e as duas primeiras para a classe Estreantes marcaram o início das acirradas disputas que se estendem até domingo (5).

Novos talentos brilham na classe Veteranos

Na classe Veteranos, a jovem promessa da vela brasileira, Joana Freitas, do Iate Clube do Rio de Janeiro, assumiu a liderança do campeonato com apenas 5 pontos perdidos após as regatas de estreia. Seguindo de perto a líder, estão seus companheiros de equipe Manuel Bragança e Théo Sartor, também do ICRJ, demonstrando a força da equipe carioca na competição.

“Hoje foi difícil, não estava muito fácil. O vento estava muito inconstante e com bastante onda, mas consegui ir bem”, disse Joana Freitas, demonstrando maturidade e foco em sua performance. Manuel Bragança, por sua vez, destacou as condições desafiadoras da regata, mas se mostrou satisfeito com seu desempenho. “Achei bom, com maré vazando, com vento bom. A regata foi bem difícil, mas foi bom o dia!”, completou.

Promessas do Nordeste se destacam entre os Estreantes

Entre os Estreantes, a velejadora pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão, do Cabanga Iate Clube, ocupa a primeira colocação, enquanto a flotilha do YCB, apoiada pelo CBC, segue na cola com Rafaela Gagno, Arthur Elpídio de Almeida Alves, Carolina de Azevedo Bandeira e Marina Rosito Schaffer Silva.

A baiana Rafaela Gagno, segunda colocada entre os estreantes, comentou sobre sua experiência na primeira regata do Norte Nordeste. “Eu achei que foi bom, estou acostumada com a raia por ser daqui. A maré estava forte e o vento não estava constante”, disse a atleta, reconhecendo as dificuldades da regata e se mostrando confiante para as próximas disputas.

Seletiva para a Equipe Brasileira de Vela e caminho para grandes conquistas

Os resultados do campeonato servem como seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela na categoria Optimist. Além disso, a edição deste ano será válida como a última seletiva para os Campeonatos Internacionais da classe, incluindo Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático.

A classe Optimist tem sido um importante trampolim para grandes conquistas na vela brasileira, tendo revelado nomes icônicos como Robert Scheidt, Martine Grael e Juliana Duque, medalhista pan-americana e tricampeã mundial de Snipe, que representam com brilhantismo as cores do YCB.

O evento conta com a parceria do CBC – Comitê Brasileiro de Clubes e da Opti BRA – Associação Brasileira dos velejadores da classe Optimist.

Após superar lesão, Isac comemora convocação e disputa de segundo Jogos Olímpicos
Após superar lesão, Isac comemora convocação e disputa de segundo Jogos Olímpicos
Fórmula E prestigia Dia da Mobilidade Elétrica em São Paulo (SP)
Fórmula E prestigia Dia da Mobilidade Elétrica em São Paulo (SP)
Brasil terá barco na Globe 40, competição de volta ao mundo em duplas
Brasil terá barco na Globe 40, competição de volta ao mundo em duplas
Entidades e clubes de velas se solidarizam com Rio Grande do Sul (SP)
Entidades e clubes de velas se solidarizam com Rio Grande do Sul (SP)
Inscrições abertas para a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Inscrições abertas para a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Envie

RBN Stories