Escolinha de Triathlon Formando Campeões representa o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Talentos paranaenses dos grupos de alto rendimento e pré-alto rendimento do projeto embarcam nesta terça-feira (5) para Rosário, Argentina

 

Jovens talentos paranaenses da Escolinha de Triathlon Formando Campeões embarcam nesta terça-feira (3) para Rosário, Argentina, para uma experiência inédita. Eles vão representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Dos quatro atletas da equipe de triathlon, três são do projeto que já soma seis anos como referência na formação de crianças e adolescentes. As provas do triathlon começam na quinta-feira (5).

Vinícius Sant’Ana e João Mazorca integram a Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, que reúne os atletas com maior potencial para chegar às principais competições internacionais. Caçula, Sophia Gomes faz parte do grupo de pré-alto rendimento. Em sua primeira experiência internacional, com a seleção brasileira, os três representam mais de 700 crianças e adolescentes do projeto em todo o Brasil, que veem no triathlon uma chance de transformar suas vidas. O quarteto brasileiro em Rosário será completado por Júlia Munhoz, do SESI-SP.

“Os três treinaram com foco nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, e mostraram um ótimo desempenho. Acreditamos que eles trarão bons resultados para o Brasil. Mais do que as medalhas, o grande objetivo do grupo é representar bem a Escolinha no cenário internacional. Vestir o uniforme da seleção brasileira é um sonho para qualquer atleta, e eles serão inspiração para todos os outros jovens do projeto”, destaca o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

Os Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário reúnem atletas de até 18 anos. Com 230 competidores no total, o Brasil tem a segunda maior delegação, atrás apenas da Argentina, país-sede. O primeiro desafio no triathlon serão as provas individuais masculina e feminina, na quinta-feira (5). No sábado (7), o quarteto brasileiro disputará o revezamento misto.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Roberto Paulo Licheski, Vinícius Avis Sant”anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense, apoio da Prefeitura de Curitiba e da Componente. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Katarine Monteiro
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.