Economia solidária, esporte e lazer do projeto Verão Costa a Costa movimentaram praia de Lauro de Freitas neste sábado (14)
0

A praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, recebeu neste sábado (14), a última etapa do projeto Verão Costa a Costa. A população teve a sua disposição um leque de atividades nas estruturas montadas em frente ao Centro Pan-Americano de Judô. O evento reúne espaço de economia solidária, com a feira de artesanato e gastronomia e campeonatos esportivos, em diversas modalidades, além de uma arena de esportes radicais.

Geovana Lasse, moradora de Ipitanga, 11 anos, iniciou as atividades experimentando o bungee trampolim, na arena de esportes radicais. “Gostei muito e vou experimentar todos”. O acesso a arena é gratuito, mas precisa apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Enquanto se preparava, a jogadora de futvôlei amador e moradora de Itinga, Camile Souza enfatizou que o projeto é mais que diversão. “Acho ótimo esse tipo de projeto. Abre portas para as pessoas conhecerem e participarem de atividades esportivas, principalmente as atletas femininas. Neste sábado ainda foram realizadas competições de surf, beach soccer e futvôlei masculino.

O Verão Costa a Costa é o maior investimento da Bahia no esporte e já passou por várias cidades, conforme explicou o secretário de Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (SETRE), Davidson Magalhães. “Fizemos o esforço de fazer uma atividade concentrada pra incentivar e intensificar a prática esportiva e agradeço por sermos tão recebidos em Lauro de Freitas”.

A prefeita Moema Gramacho, que visitou cada parte do projeto, falou da importância do esporte e do quanto é necessário potencializá-lo na vida das pessoas. “Esse evento pra nós é importante porque é uma oportunidade para mostrar a nossa população que nossa cidade tem capacidade de receber mais de dez modalidades esportivas e mostrar ao turista que Lauro é uma opção de lugar para lazer”. Moema falou ainda importância da feira que incentiva os vendedores locais e movimenta a economia.

O secretário de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas (SETREL), Uilson de Souza, também ressaltou que esse é um evento atípico, mas que pela sua amplitude nos permite enxergar a cidade como capaz de agregar muitas modalidades esportivas e ainda somar com uma feira da economia solidária. Além dos momentos de diversão, quem foi a praia de Ipitanga pôde aprender como utilizar a energia de maneira consciente através das orientações dos  agentes da Neoenergia Coelba.

O Verão Costa a Costa, que é promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Litoral Esporte, através do programa FazAtleta – Governo do Estado da Bahia, com patrocínio da Neoenergia Coelba, continua neste domingo (15) com atividades das 8h às 17h.

O projeto também conta com apoio das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport), Federação Baiana de Esportes Radicais e de Aventura (Febera); do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE), além da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.

Jornalista: Mariana Cedrim

Fotos: Lucas Lins e Lego Audiovisual

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

centralrbn

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar