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Dropshipping pode ser opção de negócio para os mais jovens

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Foto: Freepik

Modelo tem projeção de crescimento de 22% ao ano e deve movimentar US$ 1,25 trilhão até 2030

Dropshipping parece ser a bola da vez no mundo do empreendedorismo. Esse tipo de negócio tem crescido nos últimos anos no Brasil e no mundo. Segundo informações divulgadas pela Grand View Research, o mercado de dropshipping deve crescer 22% ao ano e movimentar US$ 1,25 trilhão até 2030.

Quem costuma acessar lojas virtuais talvez já tenha feito compras em um dropshipping sem saber. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o negócio é caracterizado pela venda on-line de produtos a partir de fornecedores terceirizados, como fabricantes, atacadistas ou varejistas, que podem ser nacionais ou internacionais.

Nesse modelo, o proprietário, conhecido como dropshipper, foca, principalmente, no marketing e na administração do e-commerce, enquanto o fornecedor cuida do estoque e da remessa dos itens.

Na prática, quando o cliente compra um produto e paga o preço de varejo da loja on-line. O dropshipper, então, encaminha o pedido ao fornecedor. Dependendo do acordo entre eles, o lojista paga o valor de atacado e fica com a margem de lucro do produto. O fornecedor, por sua vez, processa o pedido e o envia diretamente para o cliente, otimizando toda a logística para o dono da loja.

Quando ocorre qualquer problema de entrega ou de qualidade do produto, o cliente entra em contato com o dropshipper, que é responsável por encaminhar as queixas diretamente ao fornecedor.

O dropshipping, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), é utilizado parcial ou totalmente por cerca de 40% das pequenas e médias empresas do país.

A economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Gabriela Martins, explica, em entrevista à imprensa, que esse modelo de negócio tem ganhado a confiança dos jovens que buscam oportunidades de renda no ambiente digital.

Segundo a especialista, após investir em hospedagem de sites para criar lojas virtuais, os jovens buscam fornecedores que otimizem as etapas, reduzam o investimento inicial, permitam mais flexibilidade e garantam a funcionalidade do negócio, sem a necessidade de um estoque físico por parte do lojista.

Dropshipper: o que é preciso saber

De acordo com o Sebrae, o dropshipping pode oferecer bons lucros para os jovens, mas, assim como qualquer outro setor, exige conhecimentos básicos. Entender sobre nichos de mercado, fornecedores e finanças é fundamental para obter sucesso nesse modelo de negócio.

Segundo o SEO specialist da HostGator, Fernando Carvalho, ao abrir um dropshipping, o primeiro passo é identificar um nicho com demanda e baixa concorrência, utilizando ferramentas como Google Trends e SEMrush. A análise ajuda a descobrir oportunidades rentáveis para se destacar no mercado.

A escolha dos fornecedores é outro fator considerado determinante para o sucesso do negócio. Fernando explica que é fundamental selecionar profissionais confiáveis, que garantam a qualidade e a entrega dos produtos aos futuros clientes. Para ajudar nesse processo, o especialista recomenda buscar fornecedores em plataformas como AliExpress, Oberlo e Spocket, prestando atenção à reputação e às avaliações antes de fechar a parceria.

Fernando destaca, ainda, a importância da hospedagem. Para criar uma loja on-line, os jovens podem encontrar opções como HostGator. Outro aspecto relevante é o whois registro, ferramenta que permite verificar a propriedade de um domínio e garantir que a loja esteja devidamente registrada, evitando problemas legais.

O especialista também alerta sobre a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para isso, orienta verificar a inclusão de certificados SSL, realizar atualizações regulares da plataforma de hospedagem, usar plugins de segurança, estabelecer políticas de privacidade e adotar práticas transparentes.

Para divulgar o negócio e alcançar um público maior, Fernando recomenda investir em estratégias de marketing digital, como anúncios no Facebook e Google Ads. Já para garantir a saúde financeira do dropshipping, destaca que o planejamento financeiro é um elemento essencial.

Nesse planejamento, os jovens lojistas devem incluir os custos operacionais, os gastos com marketing, os impostos e outras despesas, garantindo um controle preciso do fluxo de caixa e evitando surpresas no futuro.

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Com uma visão moderna e estratégica sobre o poder da comunicação, Gabriel Araújo vem se consolidando como um dos nomes de destaque no universo do marketing digital e audiovisual no Brasil. Mentor e especialista em vendas digitais, ele é CEO da On Focus Marketing e Comunicação e da On Focus Produtora, duas empresas que se complementam e têm como missão impulsionar negócios por meio de conteúdo de alto impacto e posicionamento inteligente.

A frente da On Focus, Gabriel tem ajudado marcas e empreendedores a se posicionarem de forma estratégica para vender mais e melhor, unindo storytelling, branding e performance em uma fórmula que conecta propósito e resultado. Sua metodologia é voltada para transformar a presença digital de empresas em verdadeiras máquinas de conversão, explorando técnicas de posicionamento e autoridade.

Já a On Focus Produtora, com sede em Alphaville (Barueri-SP), atua como um estúdio audiovisual completo, produzindo vídeos, campanhas e projetos que contam histórias capazes de emocionar e engajar. A produtora atende clientes em todo o Brasil, oferecendo um serviço que une criatividade, inovação e agilidade.

Foto Reprodução.

Além da atuação empresarial, Gabriel também é mentor de empreendedores e criador do projeto Legacy Talks, que reúne profissionais e visionários em torno de temas como crescimento, mentalidade e liderança. Em suas redes sociais, ele compartilha insights valiosos sobre vendas, comunicação e posicionamento de marca, conquistando uma audiência fiel que cresce diariamente.

Com uma trajetória marcada por resultados expressivos e uma postura inspiradora, Gabriel Araújo representa uma nova geração de líderes que unem estratégia, criatividade e propósito para transformar o mercado digital brasileiro.

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Já a On Focus Produtora, com sede em Alphaville (Barueri-SP), atua como um estúdio audiovisual completo, produzindo vídeos, campanhas e projetos que contam histórias capazes de emocionar e engajar. A produtora atende clientes em todo o Brasil, oferecendo um serviço que une criatividade, inovação e agilidade.

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A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo amplia sua presença no setor de eletroeletrônicos no Brasil, oferecendo soluções completas com foco em armazenagem, transporte, segurança, rastreabilidade, flexibilidade e performance. Atualmente, esse mercado representa 30% nos negócios da FM no Brasil, o que demonstra a importância estratégica no portfólio da empresa.

A infraestrutura da FM Logistic é preparada para produtos de alto valor, com áreas segregadas e monitoradas 24 horas, além de rastreabilidade por número de série para garantir controle total do estoque. Entre os itens movimentados pela empresa no Brasil estão smartphones, notebooks, impressoras e eletroportáteis.

A empresa também realiza operações de peças de reposição para atendimento de assistências técnicas, processos com elevado número de referências, requerimentos específicos de identificação, preparação, embalagem e transporte.

O transporte de cargas de alto valor agregado é realizado com veículos específicos, incluindo blindados escoltados e rastreados em tempo real e apoiado por análises próprias de gerenciamento de riscos. Esses diferenciais de segurança física e financeira consolidam a confiança dos clientes em operações críticas.

De acordo com Carlos Lomonaco, diretor de desenvolvimento de negócios e soluções na FM Logistic do Brasil, na distribuição, a empresa opera de forma omnichannel, com SLAs (Acordo de Nível de Serviço) personalizados para atacado, varejo, e-commerce e marketplaces, garantindo prazos otimizados e visibilidade em tempo real. Além disso, oferece gestão completa de logística reversa, testes técnicos e serviços de valor agregado, como etiquetagem e upgrades de firmware, sempre alinhados às melhores práticas ESG.

“Nosso objetivo é apoiar empresas de eletroeletrônicos na criação de valor em toda a cadeia logística, com processos que unem eficiência, segurança e sustentabilidade. Em 2025, esperamos crescer 25% no setor, reforçando ainda mais a relevância dessas operações para os nossos negócios”, ressalta.

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