Começando um novo negócio? Considere estratégias de marketing digital

Essencial, marketing digital pode fazer grande diferença no estabelecimento de novo negócio

Impulsionado pelo comportamento do público, frente às medidas de contenção da pandemia de coronavírus, o mercado do e-commerce cresceu mais de 73% em março de 2020. Os dados foram divulgados pela MCC-ENET, e, ao que tudo indica, a mudança colaborou para solidificar as tendências quanto aos negócios no meio digital. Não é segredo para ninguém que, nos tempos atuais, uma estratégia de marketing digital pode ser o fator definitivo entre a decepção e o sucesso.

E, quando o objetivo é iniciar um novo negócio, essa é uma consideração que não pode ser deixada de lado. Pode parecer difícil entender como funcionam as estratégias de marketing digital, ou mesmo como implantá-las na sua empresa recém-formada, mas o desafio vale a pena e pode trazer grande crescimento e potencial de solidificação.

Mas o que é o marketing digital?

O marketing digital não é nada mais do que estratégias de marketing aplicadas aos meios digitais, cumprindo as mesmas funções que o marketing tradicional. Quando no passado se distribuíam panfletos ou realizava-se eventos, nos tempos atuais, o que é realmente importante é manter uma forte presença online.

Isso é feito através de um número considerável de ferramentas, como, por exemplo, e-mail marketing, blog, redes sociais e outros tipos de páginas comumente acessadas na internet. O objetivo final é juntar o público, convertê-lo em clientes e manter um bom relacionamento online com esses clientes.

Outros objetivos devem ser mantidos em mente também. Manter uma boa imagem da empresa é essencial; afinal, hoje em dia, ninguém compra sem antes consultar a opinião da comunidade online. Com o consumidor cada dia mais phygital, existir no espaço online é existir para o mundo todo.

Mas por onde começar?

O planejamento é, sem dúvida, o passo inicial e também o passo mais importante. Não é possível contratar uma agência ou uma equipe de marketing digital sem um mapa do orçamento ou um plano de metas. Um empréstimo pessoal pode dar o pontapé inicial, mas é o foco no planejamento que te ajudará a alçar voo.

Descubra quem é o seu público, ou como é chamado no marketing digital, a sua persona. É se dedicando a esse grupo seleto de pessoas que toda a sua estratégia deve funcionar. E, durante o planejamento, estude explorando os conceitos de inbound marketing, marketing de conteúdo, social media e outros similares. 

Ainda nos estudos de planejamento, entenda a importância do SEO no seu conteúdo. É baseado nessa estratégia que empresas se posicionam bem em sites de pesquisa e são eventualmente encontradas por possíveis clientes. Aprenda a ler indicadores de métricas e a saber que outras estratégias implementar para dar conta de todas as necessidades e movimentos indicados por eles.

Todos esses termos, elementos, estratégias e ferramentas podem ser pesquisados a fundo, na busca de um primeiro contato e entendimento. E, quando encerrada essa fase de iniciação, procure um especialista e profissionais que possam analisar todas as necessidades do seu negócio e te dar um caminho a seguir.

Amanda Mathias
Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.