Essencial, marketing digital pode fazer grande diferença no estabelecimento de novo negócio
Impulsionado pelo comportamento do público, frente às medidas de contenção da pandemia de coronavírus, o mercado do e-commerce cresceu mais de 73% em março de 2020. Os dados foram divulgados pela MCC-ENET, e, ao que tudo indica, a mudança colaborou para solidificar as tendências quanto aos negócios no meio digital. Não é segredo para ninguém que, nos tempos atuais, uma estratégia de marketing digital pode ser o fator definitivo entre a decepção e o sucesso.
E, quando o objetivo é iniciar um novo negócio, essa é uma consideração que não pode ser deixada de lado. Pode parecer difícil entender como funcionam as estratégias de marketing digital, ou mesmo como implantá-las na sua empresa recém-formada, mas o desafio vale a pena e pode trazer grande crescimento e potencial de solidificação.
Mas o que é o marketing digital?
O marketing digital não é nada mais do que estratégias de marketing aplicadas aos meios digitais, cumprindo as mesmas funções que o marketing tradicional. Quando no passado se distribuíam panfletos ou realizava-se eventos, nos tempos atuais, o que é realmente importante é manter uma forte presença online.
Isso é feito através de um número considerável de ferramentas, como, por exemplo, e-mail marketing, blog, redes sociais e outros tipos de páginas comumente acessadas na internet. O objetivo final é juntar o público, convertê-lo em clientes e manter um bom relacionamento online com esses clientes.
Outros objetivos devem ser mantidos em mente também. Manter uma boa imagem da empresa é essencial; afinal, hoje em dia, ninguém compra sem antes consultar a opinião da comunidade online. Com o consumidor cada dia mais phygital, existir no espaço online é existir para o mundo todo.
Mas por onde começar?
O planejamento é, sem dúvida, o passo inicial e também o passo mais importante. Não é possível contratar uma agência ou uma equipe de marketing digital sem um mapa do orçamento ou um plano de metas. Um empréstimo pessoal pode dar o pontapé inicial, mas é o foco no planejamento que te ajudará a alçar voo.
Descubra quem é o seu público, ou como é chamado no marketing digital, a sua persona. É se dedicando a esse grupo seleto de pessoas que toda a sua estratégia deve funcionar. E, durante o planejamento, estude explorando os conceitos de inbound marketing, marketing de conteúdo, social media e outros similares.
Ainda nos estudos de planejamento, entenda a importância do SEO no seu conteúdo. É baseado nessa estratégia que empresas se posicionam bem em sites de pesquisa e são eventualmente encontradas por possíveis clientes. Aprenda a ler indicadores de métricas e a saber que outras estratégias implementar para dar conta de todas as necessidades e movimentos indicados por eles.
Todos esses termos, elementos, estratégias e ferramentas podem ser pesquisados a fundo, na busca de um primeiro contato e entendimento. E, quando encerrada essa fase de iniciação, procure um especialista e profissionais que possam analisar todas as necessidades do seu negócio e te dar um caminho a seguir.