Home Notícias Internacional Cúpula de Líderes debate emergência climática
Internacional

Cúpula de Líderes debate emergência climática

Envie
Default Featured Image
Envie

Evento conta com 40 líderes e deve reforçar o compromisso mundial com as próximas gerações

Entre os dias 22 e 23 deste mês, acontece a Cúpula de Líderes sobre o Clima. O evento é organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Cerca de 40 representantes foram convidados, dentre eles, o Brasil. A reunião marca a volta dos EUA para o centro do debate climático e pretende preparar para a Conferência das Partes (COP), que acontecerá em novembro deste ano e  será realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A reunião vai debater sobre os impactos da mudança climática no mundo e o modo como as emissões estão cada vez mais apresentando números expressivos de poluentes. Os países devem reforçar o compromisso firmado pelo Acordo de Paris, traçar novas metas para a diminuição e tentar impedir que o planeta atinja a marca de aumento de 1,5 grau Celsius na temperatura global. Além disso, o evento serve para que os Estados Unidos, depois de quatro anos fora, tente viabilizar a responsabilidade ambiental.

“A agenda traz para o foco do debate das principais urgências do planeta. Não é mais possível conviver com a alta poluição do ar atmosférico e  com o desmatamento de áreas. O aquecimento global, o uso excessivo de combustíveis fósseis para a energia, a contaminação dos recursos hídricos prejudica várias espécies de animais, dentre eles, os seres humanos”, aponta a advogada e mestre em Direito Ambiental, Dra. Cristiana Nepomuceno de Sousa Soares.

Brasil no eixo do debate climático 

Em 2019, o Brasil se destacou pela postura de descaso  em meio às queimadas na Amazônia, pela devastação do Pantanal, e ganhou evidência nas manchetes mundiais.     De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país perdeu cerca de 500 mil m2 de biomas em 18 anos, metade da Amazônia. O Brasil chega ao evento com a missão de demonstrar um amplo e dedicado compromisso com as questões climáticas. 

 Em uma carta enviada a Joe Biden neste mês, o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu, pela primeira vez, a zerar o destamamento  ilegal até o ano de 2030.  No entanto, para o início de uma comunicação amigável entre as nações, é necessário que o discurso do Brasil mude de forma e esteja alinhado à prática. Em troca, o Governo Federal espera que os americanos sejam mais maleáveis na comunicação com o Brasil, como por exemplo, no fornecimento de vacinas. 

“Na contramão do movimento de preservação, caminha o Brasil e, com isso, a credibilidade em torno do tema é perdida cada dia mais. Esperamos que o país se alinhe, na prática, com o discurso. Com isso, teremos um futuro mais próspero, uma rede mais moderna de energia renovável, um futuro mais sustentável para nossa e futuras gerações”, finaliza a advogada que é presidente da Comissão de Direito de Energia da OAB/MG.

Sobre a Dra. Cristiana Nepomuceno de Sousa Sores

É graduada em Direito e Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Pós-Graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto- MG. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade de Alicante/Espanha. Mestre em Direito Ambiental pela Escola Superior Dom Helder Câmara.

Foi assessora jurídica da Administração Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte, assessora jurídica da Secretaria de Minas e Energia- SEME do Estado de Minas Gerais, consultora jurídica do Instituto Mineiro de Gestão das Águas- IGAM, assessora do TJMG e professora de Direito Administrativo da Universidade de Itaúna/MG. Atualmente é presidente da Comissão de Direito de Energia da OAB/MG.

Rio terá ponto facultativo na segunda-feira devido à Cúpula do Brics

Rio terá ponto facultativo na segunda-feira devido à Cúpula do Brics

Leia Mais
China e Rússia não terão seus presidentes presentes na Cúpula do Brics

China e Rússia não terão seus presidentes presentes na Cúpula do Brics

Leia Mais
Esquadrão antibomba faz varreduras preventivas para Cúpula do Brics

Esquadrão antibomba faz varreduras preventivas para Cúpula do Brics

Leia Mais
Sociedade civil discute prioridades nesta sexta e sábado no Rio

Sociedade civil discute prioridades nesta sexta e sábado no Rio

Leia Mais
Entenda o que é o Brics, grupo que se reúne a partir de domingo no Rio

Entenda o que é o Brics, grupo que se reúne a partir de domingo no Rio

Leia Mais
Envie