Conecte-se conosco

Esportes

Crianças de projeto de triahtlon de Caucaia conquistam primeiras vitórias

Publicado

em

Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões ajuda a desenvolver habilidades físicas e sociais dos alunos

Apenas quatro meses foram necessários para transformar a realidade das crianças e adolescentes da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões em Caucaia, Ceará. Com o projeto, elas aprenderam a nadar, pedalar, desenvolveram outras habilidades motoras, ganharam mais confiança, disciplina e responsabilidade. E já conquistaram as primeiras medalhas.

O foco do projeto, referência no desenvolvimento das categorias de base, é educar por meio do esporte. Assim, oferece a alunos entre 8 e 16 anos do ensino público a chance de praticar uma modalidade olímpica com estrutura profissional, de forma gratuita.

Em Caucaia, as atividades começaram em novembro, beneficiando 50 crianças e adolescentes. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira dentro do Centro Municipal de Formação e Avaliação, o CEMFA, obedecendo a todas as normas de saúde impostas pela pandemia de coronavírus, com distanciamento social, medição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel.

“Nós trabalhamos tanto com alunos com alguma experiência em natação e ciclismo, como aqueles que nunca tinham entrado numa piscina ou não sabiam pedalar. Procuramos sempre passar exercícios educativos e lúdicos, que ajudem a criança a ganhar confiança, além de se divertir”, explica a professora Leidy Serafim.

Evolução

A evolução dos alunos foi nítida. De acordo com Leidy, todos os que chegaram sem saber nadar ou pedalar já realizam bem essas modalidades. Na corrida, os alunos ganharam um estímulo a mais do patrocinador do projeto, a Aeris.

“O desempenho geral melhorou muito desde que as crianças ganharam os tênis novos da Aeris. Porque até então a maioria vinha para as aulas com calçados inapropriados para a corrida ou até de chinelos. Com certeza ajudou muito na evolução deles na modalidade.”

Primeiras conquistas

A vivência em ambientes de competições também faz parte do desenvolvimento das crianças. Ali, podem aprender sobre resiliência, trabalho em equipe e força de superação. E, em sua primeira experiência, os alunos do núcleo de Caucaia da Escolinha mostraram que aprenderam bem essas lições.

Em dezembro do ano passado, o grupo teve três pódios no Campeonato Cearense de Duathlon Aquático. Cauê Moura foi o campeão na categoria 15 anos. Jailson de Souza ficou com a medalha de prata na categoria até 17 anos. E Leonardo Ruhmann tirou o quinto lugat na categoria 15 anos. A prova também seguiu todos os protocolos de segurança, como distanciamento, medição de temperatura e uso de máscaras e álcool em gel. As medalhas foram entregues individualmente, fora do pódio.

“A Escolinha de Triathlon transforma a vida desses jovens não só no esporte, mas também nos seus hábitos, na sua disciplina, nos seus valores. Somos o único projeto esportivo atuante na região do litoral caucaiense. Eu, como professora, só tenho a agradecer pela confiança e respeito do nosso padrinho Juraci Moreira, da Aeris e da Fetriece. Fico muito feliz em fazer parte da evolução desses jovens”, reforça a professora Leidy Serafim.

A FETRIECE

Pioneira em projetos sociais voltados para a formação social por meio do esporte, a Federação de Triathlon do Estado do Ceará foi criada em 1994. A partir de 2004, quando Fátima Figueiredo assumiu a presidência, a FETRIECE criou o projeto Novos Talentos, com seis núcleos distribuídos por Fortaleza, visando o desenvolvimento do esporte em toda a região e a formação de novos triatletas.

Hoje, a FETRIECE administra vários outros projetos sociais, entre eles o Atleta Cidadão. O projeto beneficia mais de 4.500 alunos de comunidades carentes, em 80 núcleos espalhados por Fortaleza, com a prática de diversos esportes.

A Fetriece conta atualmente com 256 atletas federados e é considerada referência nacional na revelação de grandes valores e talentos para o triathlon nacional, como Antônio Marcos e Wesley Matos, bicampeões no Quadro Geral de Medalhas da Confederação Brasileira de Triathlon.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA