Home Estilo e Vida Moda Conheça os finalistas que vão disputar uma imersão na Itália no Brasil Fashion Designers – Profissionais 2025
Moda

Conheça os finalistas que vão disputar uma imersão na Itália no Brasil Fashion Designers – Profissionais 2025

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Foram definidos nesta sexta-feira (27) os dez finalistas do Brasil Fashion Designers – Profissionais 2025 (BFD Profissionais), concurso nacional voltado a profissionais formados em moda e design. A iniciativa, que integra a programação do Febratex Summit 2025, recebeu os projetos de 64 profissionais, vindos de todas as regiões do Brasil. A edição promete dar visibilidade internacional aos nomes da moda autoral brasileira.

O concurso contou com participantes das cinco regiões do país, demonstrando seu alcance nacional. Do Norte, vieram inscritos do Acre e Pará; do Nordeste, do Maranhão e Pernambuco; do Sudeste, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; do Sul, do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e do Centro-Oeste, de Goiás e Mato Grosso – somando 12 estados representados na edição.

“O fato de termos representantes das cinco regiões brasileiras mostra que o concurso alcançou seu objetivo de atingir o Brasil inteiro. O BFD Profissionais é um reflexo real da potência criativa espalhada pelo país e reforça a missão do Brasil Fashion Designers de conectar designers da moda nacional à indústria, valorizando a matéria-prima mais sustentável e impulsionando a inovação que gera negócios reais para o setor têxtil brasileiro”, afirma Giordana Madeira, diretora-executiva do Febratex Group.

Com o tema “Terra – Planeta Água”, os candidatos foram desafiados a desenvolver coleções que unam criatividade, sustentabilidade e propósito. Os dez selecionados terão seus looks exibidos em um desfile especial durante o Febratex Summit 2025, evento que acontece entre 19 e 21 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), um dos mais aguardados eventos da indústria têxtil brasileira do ano.

Ao todo, o concurso recebeu 199 pré-inscrições. Desses, 64 profissionais enviaram projetos completos, que passaram por avaliação criteriosa de um júri especializado. A seleção foi realizada às cegas, sem identificação dos autores, e os jurados atribuíram notas de 5 a 10, com base em quatro critérios: criatividade, originalidade, conceito e adequação ao tema proposto.

Formado por especialistas de destaque nos campos da moda e design, o júri reuniu diferentes perspectivas e garantiu uma avaliação criteriosa dos projetos apresentados. Integraram a banca avaliadora: André Hidalgo, Camila Borelli, Conceição Ruiz, Eduardo Viveiros, Francine Lopes, Giovanna Gimenez, Giovanna Lauri, Kátia Suzuki, Margo Isaac, Micheline Maia Teixeira, Silvia Borielo e Yuko Suzuki.

O grande vencedor do concurso será premiado com uma imersão de cinco dias na Itália, passando por Milão e Florença, onde visitará ateliês, fábricas e museus de moda. A viagem acontece por meio do programa Fashion Express, com todas as despesas pagas pelo Febratex Group.

“O concurso consolida uma ponte entre criatividade e mercado. Não é apenas sobre premiar talentos, mas sobre criar oportunidades concretas de crescimento profissional e conexões. Entre os concorrentes tivemos recém formados, formados há décadas, profissionais autônomos, colaboradores de marcas, criadores de marcas próprias e até profissionais que deixaram o setor e que estão usando o concurso para voltar para o setor”, completa Ricardo Gomes, gerente de Projetos Especiais do Febratex Group.

Além do desfile final, os looks também estarão em exposição durante o evento e participarão de uma votação popular nos dias 20 e 21 de agosto, quando será definido o vencedor do Júri Popular.

Finalistas do BFD Profissionais 2025

Confira os nomes dos dez finalistas do BFD Profissionais 2025, que irão representar a diversidade da moda autoral brasileira no Febratex Summit:

  • Betto Gomes – Rio de Janeiro (RJ)

  • Bruna Sibilio – Blumenau (SC)

  • Dai Vaz Miotto – Brusque (SC)

  • Eduarda de Souza – Brusque (SC)

  • Isabela Teixeira – Goiânia (GO)

  • Juliano Michelli – Gaspar (SC)

  • Laryssa Perdiz – São Paulo (SP)

  • Letícia Ghisi – São Paulo (SP)

  • Maria Laura – Bom Jardim (RJ)

  • Samuel Riechel – Franca (SP)

Conheça os finalistas que vão disputar uma imersão na Itália no Brasil Fashion Designers – Profissionais 2025

Conheça os finalistas que vão disputar uma imersão na Itália no Brasil Fashion Designers – Profissionais 2025

Leia Mais
Desfile apresenta inovações da indústria têxtil portuguesa no Febratex 2025

Desfile apresenta inovações da indústria têxtil portuguesa no Febratex 2025

Leia Mais
Experience Models desembarca em Fortaleza pela primeira vez e busca novos talentos da moda

Experience Models desembarca em Fortaleza pela primeira vez e busca novos talentos da moda

Leia Mais
Estilista da Baixada Fluminense, Caio CesaNasc, vence o AfroFashion 2025

Estilista da Baixada Fluminense, Caio CesaNasc, vence o AfroFashion 2025

Leia Mais
Guarda-roupa inteligente: 5 ajustes que atualizam peças esquecidas com tendência

Guarda-roupa inteligente: 5 ajustes que atualizam peças esquecidas com tendência

Leia Mais
Envie