Conheça a doença de Meniere e saiba como prevenir
0

Por mais que muitas pessoas não saibam, os problemas auditivos estão intrinsecamente relacionados ao equilíbrio. Um exemplo que se tornou popular após atingir a cantora Jessie J, de 32 anos, é a Doença de Meniére. Impedida de ouvir livremente e de andar em linha reta, a celebridade explicou nas redes sociais um pouco mais sobre os seus sintomas, comentados abaixo pela otorrinolaringologista e otoneurologista, Dra. Rita de Cássia Guimarães.

Em suas plataformas digitais, a cantora afirmou a sensação de surdez em um dos ouvidos. De acordo com a profissional e especialista no assunto, “a Doença de Meniére apresenta sintomas como zumbido, sensação de ouvido tampado, redução ou perda de audição, vertigem e desequilíbrio, que podem ser percebidos em conjunto ou isoladamente”.

Desde su descoberta no ano de 1861, as pessoas mais afetadas por esse problema estão na faixa de 30 a 50 anos. Limitante, essa doença impede atividades simples do dia a dia como, nas palavras da cantora, “andar em linha reta” e poder assistir filmes sem problemas para ouvir. “As crises variam entre 30 minutos a algumas horas”, alerta Dra. Rita.

O diagnóstico deve ser feito por um especialista acompanhado de exames de audição e equilíbrio. A otorrinolaringologista explica que existem diversos fatores que contribuem para o surgimento da doença de Meniere, como genética, doenças autoimunes, enxaqueca, questões emocionais como a ansiedade. No entanto, “há casos em que não é possível identificar a causa exata”, acrescenta a profissional.

A doutora relata que a doença não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos receitados por profissionais. Cirurgias são indicadas apenas em casos específicos. Atitudes como praticar exercícios físicos, evitar estresse em excesso, diminuir a ansiedade, não consumir muito sódio e manter uma dieta saudável contribuem para retardar a evolução da doença.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com

Email: ritaguimaraescwb@gmail.com

Telefone: (41) 3225-1665 – 41-99216-9009

centralrbn

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar