Conecte-se conosco

Saúde

Conheça a biocibernética bucal e entenda porque a saúde começa pela boca

Publicado

em

Conheça a biocibernética bucal e entenda porque a saúde começa pela boca

Desenvolvida há mais de 50 anos no Brasil por Mário Baldani e Denizar Figueiredo, odontólogos paulistas, a biocibernética bucal é um conceito sistêmico onde a boca humana é um sistema que influencia todos os estados do indivíduo: mental, social, físico, espiritual e emocional. O que isso significa? Os dentes têm relação direta com órgãos ou sistemas, emoções e até com a coluna, uma vez que o número de vértebras corresponde ao mesmo número de uma arcada dentária adulta completa.

“Através de observações e insights, Mário e Denizar constataram que quando pacientes apresentavam determinadas disfunções bucais e também orgânicas, ao solucionar o problema da boca, todos os demais desapareciam. A partir daí se estabeleceu uma relação entre as unidades dentárias e os sistemas do corpo”, afirma Rose Meire Sousa, cirurgiã dentista que atua na área há mais de 20 anos.

De acordo com o conceito, cada indivíduo possui uma postura bucal original – influencia tanto física quanto psiquicamente – que se estabelece quando ocorre o cumprimento do programa biológico, iniciado na amamentação que envolve a sucção, deglutição, movimentação da língua e respiração, sendo concluído com a formação dentária completa que ocorre na fase adulta.

“Nós contraindicamos a extração porque no momento em que um dente é retirado, o órgão a que esse corresponde fica debilitado e como o nosso corpo trabalha por compensações, outros órgãos passam a funcionar com maior intensidade, ficando sobrecarregados e podendo desenvolver diversas patologias. O terceiro molar por exemplo, conhecido como siso, é comumente indicado para extração como se não tivesse função, mas ele corresponde ao coração e está subjetivamente ligado à decisão. Além disso, a postura original é alterada com esses procedimentos”, complementa a especialista.

 Pacientes com problemas digestivos, respiratórios, enxaquecas, dores musculares e outros problemas orgânicos que não conseguiram a cura com procedimentos tradicionais são os que mais procuram a biocibernética bucal. O tratamento acontece a partir da instalação de aparelhos ortopédicos com modificações que promovem o resgate postural da boca respeitando a individualidade biológica do ser (por isso não é possível determinar o tempo mínimo exato de acompanhamento para que os sintomas comecem a desaparecer), considerando suas emoções e sentimentos.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light