O cofundador da Rio Innovation Week e presidente da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, e a diretora-geral do evento, Bruna Reis, abriram oficialmente, nesta terça-feira (13/08), a maior conferência global de tecnologia e inovação, que será realizada até o dia 16, no Píer Mauá. O evento teve a presença da primeira-dama do estado, Analine Castro, secretários de estado, secretários do munícipio e autoridades.
Até o dia 16 de agosto, as mais inovadoras mentes de setores como varejo, alimentação e beleza estarão reunidas no “Conecta Varejo Grupo Boticário – Rio Innovation Week”, espaço oferecido pela Asserj e pela Base Eventos, no Armazém 3 da maior feira de inovação e tecnologia do mundo. A conferência é, pela primeira vez, patrocinada pelo Grupo Boticário.
Durante a abertura, Fábio Queiróz, ressaltou que o RIW está mexendo com o turismo de negócios no estado e destacou os propósitos da conferência. “O nosso propósito com o Rio Innovation Week é desenvolver ideias e gerar relacionamentos. Levar conhecimento para a sociedade”, disse.
O CEO e cofundador da Yazo – uma eventech que cresceu mais de 5.000 % nos últimos cinco anos –, Eduardo Frezarin, abriu a programação do palco Conecta Varejo Grupo Boticário, no Rio Innovation Week (RIW), no Píer Mauá, nesta terça-feira, 13 de agosto, às 10h30, com a palestra “Evento, a ferramenta de marketing mais poderosa que existe – Eduardo Frezarin”. O espaço é oferecido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Eventos. Com 21 anos de experiência como empreendedor, ele destacou o poder dos eventos corporativos como a ferramenta de marketing mais eficaz disponível. Com base em dados e exemplos práticos, Eduardo demonstrou como os eventos geram negócios, fortalecem marcas e impulsionam o ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento).
“Eventos geram experiência, conexões e aproximam marcas. Todo o processo para a realização de um evento, gera movimentação, contato com produtores, divulgadores…e quando ele acontece, eles entregam conteúdo, networking, negocios e experiência”, resumiu Eduardo. Ele apresentou números que ilustram a representatividade do setor. Em 2023, uma das principais empresas de venda de ingresssos, a Sympla, vendeu 10 milhões de ingresso. O segmento representa 3,8% do PIB e cresceu mais de 30% no último ano.
Ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, Martha Gabriel é considerada uma das maiores pensadoras digitais do Brasil. Ela subiu ao palco do Conecta Varejo Grupo Boticário, com a palestra “Inovação em ação”.
Autora dos best-sellers “Liderando o Futuro”, “Inteligência Artificial: do zero a superpoderes” e “Você, Eu e os Robôs”, ela ofereceu aos seus espectadores uma verdadeira aula sobre como tirar da teoria e colocar em prática ideias transformadoras em inovação dentro do varejo. Insights e cases foram abordados pela palestrante que já participou de nove edições do TEDx, um dos principais eventos do meio digital. “Inovar é agregar valor perceptível para o público, gerando resultados positivos para a instituição”, afirmou.
Mas por que a inovação é importante? “É uma questão de sobrevivência e vantagem competitiva no mercado”, disse. Martha explicou que inovação precisa mudar a sociedade: “Mas antes passa por várias etapas: produto, processo, serviço, modelo de negócio e mercado para chegar à disrupção, ou seja, a ruptura para a invenção”. Para ela, a criatividade é fundamental no processo de inovação. “Quanto mais sabemos e julgamos, menos imaginamos. Pequenos erros e acertos não são ponto final, mas vírgulas para se achar o caminho da inovação”.
Ao meio-dia, o palco foi ocupado por Patrícia Rodrigues, sócia da Mais Que Isso – especializada em projetos de marketing, com foco em relacionamento e experiência de marca. Em sua palestra, “Tecnologia é sobrevivência, humanização é essência”, Patrícia alertou sobre a importância do treinamento e valorização do vendedor. “Toda venda começa com uma boa conversa”, lembrou a palestrante ao citar vários exemplos de empresas onde a tecnologia é usada para apoiar o vendedor. “A tecnologia é um meio e não o fim. Ela pode ser usada para facilitar a visualização, a escuta, a autonomia e a interação com o cliente. O vendedor é a primeira pessoa a atender o cliente, Ele precisa conhecer e atuar de acordo com o perfil da empresa “, completou.
O Conecta Varejo do Grupo Boticário, no Rio Innovation Week (RIW), no Píer Mauá, foi palco, às 13h, de um debate sobre o futuro da logística no varejo. Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), liderou o painel “Logística Inteligente: como a digitalização & automação estão redefinindo o varejo”, ao lado de Marco Tenani, diretor de Logística e Distribuição do GPA, e Augusto Ghiraldelo, CCO da Invent Smart Intralogistics Solutions.
O painel abordou as últimas inovações em automação, casos de sucesso e como essas tecnologias estão aprimorando a eficiência, rastreabilidade e produtividade na logística varejista. Moreira destacou diversos temas como relevantes para o setor: infraestrutura, setor de transportes, agenda legislativa, real estate, supply chain, redução de ociosidade, pessoas, ESG e Tecnologia, Inovação e Automação. “Se não tiver tecnologia e automação, a logística não avança. Além disso, precisamos trabalhar pessoas e definir processos. Por isso, a logística inteligente passa pelo tripé de pessoas capacitadas, processos definidos e soluções tecnológicas”, enfatizou.
No bate-papo com Moreira, Augusto Ghiraldelo destacou como ponto de atenção que em 65% das atividades de armazém podem ser podem ser empregados robôs (IDC). “Mais automação, mais benefícios para os funcionários. Entre os benefícios, estão processos simplificados, produtividade aprimorada, melhor satisfação no trabalho e maior tempo para criatividade”, pontuou. Ele acredita que, daqui a uns dois anos, vai ter muitas empresas na fila para a automação. “Hoje, a logística inteligente permite que cada cliente tenha as suas particularidades observadas. O segredo é a customização para se ter uma noção da quantidade de funcionários e robôs”.
O diretor-executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos do Grupo Boticário, Gustavo Dieamant, apresentou, às 14h, a palestra “Inovação e Tecnologia a Favor do ESG – Case O Boticário”. “Hoje o foco não está no cliente, mas na vida do cliente. As novas gerações entendem que o planeta é a coisa mais importante do mundo, por isso empresas que usam estratégias com práticas de ESG (ambiental, social e governança) estão mais afinadas com os atuais e com os futuros consumidores.
No final da apresentação, Gustavo apresentou um novo produto do Boticário. A essência Extinto, que é o cheiro original da Baia de Guanabara. O produto não vai ser vendido, é uma forma de alertar sobre o que foi e continua sendo feito com o planeta.
Às 15h, Andrea Janér, CEO da Oxygen – uma plataforma de conteúdo sobre inovação que oferece consultoria para marcas, conteúdos sobre inovação e viagens para festivais globais de tecnologia e criatividade – subiu ao placo para palestrar sobre as “Tendências 2025 – Oxygen”. Reconhecida por sua paixão pela interseção entre inovação, conteúdo e educação, Andrea compartilhou suas perspectivas sobre como o repertório pode ser a chave para mudar o mindset das pessoas.
Com uma abordagem única na curadoria de tendências, Andréa discutiu como a plataforma está ajudando marcas e indivíduos a se engajarem com temas impactantes por meio da Oxygen. A primeira tendência que ela destacou foi IA: o novo streaming? “Neste momento, estamos comparando a IA com o mundo do streaming. Existem diversas ferramentas, e vamos começar a fatiar de acordo com o perfil para acomodar no nosso bolso”, explicou.
Outra tendência é a do digital ao manual, em que profissões mais braçais, como mecânicos e eletricistas, estão conquistando a geração Z. Além dela, existe um movimento de geração offline, ou seja, há vida além dos smartphones. “Estamos vendo uma geração ansiosa, por isso a gente vai assistir a um movimento de desconexão, incentivado por pais, legislação e escolas – algumas já têm regras para o uso do celular. Alguns pais já estão procurando dumb phones para as crianças, que não têm internet”.
O palco do Conecta Varejo do Grupo Boticário – Rio Innovation Week (RIW), no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, recebeu às 15h30, Fernando Blower, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), e Luiz Marcelo da Costa Correia, CDO e CMO do Grupo Trigo, para o painel “Inovação e Tecnologia no Foodservice”.
Durante o painel, os executivos contaram que o setor evoluiu tecnologicamente muito rápido depois da pandemia. “Antes da pandemia apenas 10% das vendas do segmento eram de delivery, hoje tem estabelecimento onde o delivery representa 60% ou mais”, contou Blower, que é conhecido por sua atuação na gastronomia e em diversas associações do setor,
Correia destacou também que no pós-pandemia os food services tiveram que aprender a criar arquivos de clientes e se adequar a uma realidade onde o virtual ficou muito forte. “No momento que um cadastro é criado surge uma nova necessidade: proteger os dados dos clientes”, ressaltou o especialista em transformação digital e inovação. “E essa segurança com os dados dos clientes é necessária para qualquer perfil de estabelecimento. Um terço de tudo que se come no Brasil vem pelo food service. O segmento movimentou R$ 200 bilhões em 2023.
Confira a programação dos próximos dias:
Programação – 14/08 (quarta-feira)
No dia 14/08, às 10h30, a conferência começa com o painel “The Interface of The Future”, com a presença de Thiago Canzian. Serão abordadas tendências em computação espacial, realidade estendida e inteligência artificial, com foco no desenvolvimento de produtos, vendas e marketing. Destaca-se o impacto significativo de XR/AR e como a IA está transformando a produção e distribuição de conteúdo.
O painel “A importância das redes sociais para o varejo”, às 12h, terá a participação de Karol Babadeira, primeira influenciadora de varejo supermercadista do Brasil, e Silvia Belluzzo, Diretora de Marketing do TIK TOK que juntas abordarão como construir e acelerar uma carreira no mundo digital.
A palestra “Tecnologia e Inovação: Como gerar novas linhas de receita através de tecnologia”, às 13h, terá a presença de Gláucia Guarcello, COO da The Bakery. No painel “Varejo Físico – Experiência Sensorial do Cliente”, às 14h, Juliana Neves, arquiteta e CEO da Kube Arquitetura, falará sobre estratégias de marcas e produtos para cativar o cliente além do preço.
Na sequência, às 15h, o painel “A Era da Transformação Demográfica: oportunidades e desafios para o varejo e a indústria”, terá a presença de Fernando Gibotti, Founder & CEO da Bnex, que falará sobre o uso de dados demográficos para atingir o público certo e alavancar as vendas.
No painel “Monetização Inteligente: Convertendo Dados em Lucros”, às 16h, Gabriel Monteiro, CEO e cofundador da Newtail, Daniel Mota, sócio e diretor comercial da Better Drinks e Alexandre Loureiro, Diretor de Tecnologia do Zona Sul Supermercados, compartilharão insights valiosos sobre a monetização de dados, uma das áreas mais promissoras e transformadoras para empresas modernas.
Encerrando a programação do segundo dia, às 18h, o painel “A Visão das Agências de Publicidade sobre o Retail Media” trará a visão das agências de publicidade sobre o Retail Media com Marcio Souza, sócio-fundador da empresa Pixel Mídia Out Of Home, Andreia Leida, diretora de mídia na agência Artplan, e Fabio Amorim, CEO da Brands Partners. Os painelistas compartilharão suas perspectivas e experiências no painel dedicado ao tema da mídia de varejo vista através das lentes das agências de publicidade.
Programação – 15/08 (quinta-feira)
Para o terceiro dia, a Conferência Conecta Varejo abre espaço para a palestra “A tecnologia na luta contra o desperdício de alimento”, às 11h, com participação de Lucas Infante, CEO da Food To Save e Priscilla Veras, CEO da Muda meu Mundo.
O painel “Estratégias e investimentos de midia para a indústria”, às 11h30, terá Fábio Ribeiro, Business Development Manager da Ledwave e Alessandro Batista, vice-presidente da Ledwave, apresentando insights importantes sobre o peso do investimento de mídia para a indústria.
“Inovação em Ação: Liderança e Empreendedorismo Feminino” é o tema do painel das 13h, com a participação de Aline Sun, sócia-fundadora da Boost e Carolina Cavenaghi, fundadora e CEO da Fin4she. Serão abordados temas como o papel das mulheres na redefinição do cenário empresarial através da inovação. Esta palestra destacará histórias inspiradoras de empreendedoras que superaram obstáculos e transformaram seus desafios em oportunidades de sucesso.
O painel “A Revolução do Varejo Asiático: Lições para o Mundo e Oportunidades para o Brasil”, com Fabio Neto, sócio da Startse, abordará o ‘boom’ causando pelo varejo asiático e esse impacto no Brasil, tanto para às lojas quanto para o consumidor, às 14h. Com mais de 20 anos de experiência no setor varejista, Fabio traz uma perspectiva única e rica sobre as estratégias inovadoras adotadas pelos líderes de varejo na Ásia, e como essas práticas podem ser aplicadas em outros mercados ao redor do mundo.
Na sequência, às 15h, é a vez do painel “Hora do Blush – Varejo e as tendências no empreendedorismo feminino”, com Monique Lima, co-fundadora e CEO da Mimo Live Sales, e Sharon Azulay, diretora criativa da BlueMan e RAYO.
O painel “A Transformação do Atendimento”, às 16h, terá a participação de Edmour Saiani, fundador da Ponto de Referência, que abordará novas formas de criar uma estratégia de atendimento ao cliente.
Às 16h30, o painel “O Consumidor 50+: Oportunidades e Desafios da Economia Prateada”, terá a presença de Fernando Potsch, CEO da Seniortech Ventures, Marlety Gubel, CEO da Total Commerce 50, Sônia Matte, Influenciadora da Matte Consultoria e Marketing e Michel Tauil, CEO da BlueMan que falarão sobre a forte tendência de mercado que aponta um novo público: as pessoas com mais de 50 anos, e como isso pode impactar as futuras decisões do varejo.
Em seguida, às 17h30, é a vez do painel “Como alavancar uma rede de parceiros de tecnologia”, com Daniel Braz, CTO/CPO da weme, André Abreu, Fundador e CEO da BossaBox e Andrei Graça, Sócio da EY Consultoria.
Finalizando o terceiro dia da Conferência, o painel “O poder do Retail Media: Lições Aprendidas por Varejistas de Sucesso”, às 18h, terá a participação de Fabio Amorim, atual CEO da Brands Partners, Luis Costa, superintendente Comercial da redevarejista Verdemar, e Felipe Freitas, Sócio Diretor da The Led que se unem para um painel dinâmico sobre como rentabilizar operações de varejo através de estratégias eficazes de retail media.
Programação – 16/08 (sexta-feira)
O primeiro painel do último dia da Conferência começa às 10h30, com Luana Xavier, e Letticia Muniz, influenciadora digital, falando sobre “Como alavancar suas redes sociais | Oferecimento Mynd”.
Às 11h, o painel “Oportunidade para pessoas pretas no mercado digital X Marcas com ações afirmativas”, terá a participação de Raull Santiago, diretor-executivo do Instituto Papo Reto/BRECHA hub e Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas.
O painel “Novas perspectivas do empreendedorismo”, às 14h, terá a presença de Camila Farani, presidente da G2 Capital, e Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Serão abordados temas como insights para o novo empreendedor ter sucesso em um mercado competitivo e exigente por novidade.
“Influência Digital: Revolucionando a Economia e Transformando Negócios” é o tema do painel das 15h, com a presença de Marcela Lopes, criadora e intérprete da Cela – a milionária, Monique Lima, co-fundadora e CEO da Mimo Live Sales, e Beta Whately, influenciadora e fundadora da Agência Fizz.
Às 16h, é a vez do painel “Inteligência Artificial no Varejo”, com Luis Jairo de Souza Jr., Head de TI do Grupo Alvorada/Rede Supermarket, Alaor Garcia, gerente comercial da NVIDIA, Allan Miranda, fundador e CEP da PX Data.Ai, e Cezar Taurion, CEO da Redcore. A palestra abordará o atual momento do varejo com relação a inclusão da inteligência artificial na operação e na criação de estratégias para vendas e gestão.
“Nas Telonas ou nas Telinhas, Conteúdo é Arte!”, é o tema do painel das 17h, com Romona Borba, Jonathan Ferr, Renata Turlão e Erika Januza Uma reflexão sobre a evolução da arte como conteúdo, as influências da tecnologia, o papel da diversidade e inclusão, além do impacto cultural e social dessas criações.
Fechando a programação do último dia da Conferência Conecta Varejo, às 18h, Lyana Bittencourt, CEO da Bittencourt Consultoria Empresarial e Franchising, participará do painel “A Nova Era dos Canais de Venda: Estratégias de Sucesso”, no qual compartilhará insights valiosos sobre o desenvolvimento de novos canais de venda e as estratégias necessárias para impulsionar o crescimento e a inovação no varejo.
*ATENÇÃO: A programação está sujeita a alterações.
Sobre a ASSERJ
Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.
Mais informações: https://asserj.com.br/
Sobre o Rio Innovation Week
O Rio Innovation Week é o maior evento global de tecnologia e inovação. Em 2023, reuniu diversos atores do ecossistema de Tecnologia e Inovação, além de membros dos diferentes setores da economia que compõem as 32 conferências que fizeram parte do projeto. Em 2024, o evento acontece em agosto, entre os dias 13 e 16, no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro. Além das conferências, o projeto conta com uma grande oportunidade de negócios e experiências únicas pautadas pela inovação e tecnologia. Com o compromisso de gerar reflexão e impacto real para transformar realidades, o Rio Innovation Week é um evento que vai além do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. O projeto tem atuação estratégica, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantindo assim a responsabilidade na promoção de um futuro inclusivo e economicamente sustentável. Promovemos um ambiente de oportunidades, negócios, experiências e conteúdos, pautados em: Comprometimento com a diversidade, equidade e inclusão; Valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões; Fomento ao pluralismo e diversidade nas palestras; Busca por representatividade em termos de gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência, idades, classes sociais, entre outras características da sociedade atual; Promoção de um ambiente inclusivo e com oportunidades iguais de fala para todos.
Serviço:
Conecta Varejo Grupo Boticário – Rio Innovation Week 2024
Armazém 3 – Pier Mauá
Dias 13 a 16 de agosto de 2024, a partir das 10h
Os ingressos para o Rio Innovation Week – Píer Mauá 2023 já estão à venda, pela plataforma Sympla – AQUI
Mais informações: https://rioinnovationweek.com.br/