Home Tecnologia Conecta Varejo se renova e aprofunda os debates sobre as novas tendências do varejo na edição 2024 do Rio Innovation Week
Tecnologia

Conecta Varejo se renova e aprofunda os debates sobre as novas tendências do varejo na edição 2024 do Rio Innovation Week

Envie
Conecta Varejo 2024
Envie

O cofundador da Rio Innovation Week e presidente da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, e a diretora-geral do evento, Bruna Reis, abriram oficialmente, nesta terça-feira (13/08), a maior conferência global de tecnologia e inovação, que será realizada até o dia 16, no Píer Mauá. O evento teve a presença da primeira-dama do estado, Analine Castro, secretários de estado, secretários do munícipio e autoridades.

Até o dia 16 de agosto, as mais inovadoras mentes de setores como varejo, alimentação e beleza estarão reunidas no “Conecta Varejo Grupo Boticário – Rio Innovation Week”, espaço oferecido pela Asserj e pela Base Eventos, no Armazém 3 da maior feira de inovação e tecnologia do mundo. A conferência é, pela primeira vez, patrocinada pelo Grupo Boticário.

Durante a abertura, Fábio Queiróz, ressaltou que o RIW está mexendo com o turismo de negócios no estado e destacou os propósitos da conferência. “O nosso propósito com o Rio Innovation Week é desenvolver ideias e gerar relacionamentos. Levar conhecimento para a sociedade”, disse.

O CEO e cofundador da Yazo – uma eventech que cresceu mais de 5.000 % nos últimos cinco anos –, Eduardo Frezarin, abriu a programação do palco Conecta Varejo Grupo Boticário, no Rio Innovation Week (RIW), no Píer Mauá, nesta terça-feira, 13 de agosto, às 10h30, com a palestra “Evento, a ferramenta de marketing mais poderosa que existe – Eduardo Frezarin”. O espaço é oferecido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Eventos. Com 21 anos de experiência como empreendedor, ele destacou o poder dos eventos corporativos como a ferramenta de marketing mais eficaz disponível. Com base em dados e exemplos práticos, Eduardo demonstrou como os eventos geram negócios, fortalecem marcas e impulsionam o ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento).

“Eventos geram experiência, conexões e aproximam marcas. Todo o processo para a realização de um evento, gera movimentação, contato com produtores, divulgadores…e quando ele acontece, eles entregam conteúdo, networking, negocios e experiência”, resumiu Eduardo. Ele apresentou números que ilustram a representatividade do setor. Em 2023, uma das principais empresas de venda de ingresssos, a Sympla, vendeu 10 milhões de ingresso. O segmento representa 3,8% do PIB e cresceu mais de 30% no último ano.

Ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, Martha Gabriel é considerada uma das maiores pensadoras digitais do Brasil. Ela subiu ao palco do Conecta Varejo Grupo Boticário, com a palestra “Inovação em ação”.

Autora dos best-sellers “Liderando o Futuro”, “Inteligência Artificial: do zero a superpoderes” e “Você, Eu e os Robôs”, ela ofereceu aos seus espectadores uma verdadeira aula sobre como tirar da teoria e colocar em prática ideias transformadoras em inovação dentro do varejo. Insights e cases foram abordados pela palestrante que já participou de nove edições do TEDx, um dos principais eventos do meio digital. “Inovar é agregar valor perceptível para o público, gerando resultados positivos para a instituição”, afirmou.

Mas por que a inovação é importante? “É uma questão de sobrevivência e vantagem competitiva no mercado”, disse. Martha explicou que inovação precisa mudar a sociedade: “Mas antes passa por várias etapas: produto, processo, serviço, modelo de negócio e mercado para chegar à disrupção, ou seja, a ruptura para a invenção”. Para ela, a criatividade é fundamental no processo de inovação. “Quanto mais sabemos e julgamos, menos imaginamos. Pequenos erros e acertos não são ponto final, mas vírgulas para se achar o caminho da inovação”.

Ao meio-dia, o palco foi ocupado por Patrícia Rodrigues, sócia da Mais Que Isso – especializada em projetos de marketing, com foco em relacionamento e experiência de marca. Em sua palestra, “Tecnologia é sobrevivência, humanização é essência”, Patrícia alertou sobre a importância do treinamento e valorização do vendedor. “Toda venda começa com uma boa conversa”, lembrou a palestrante ao citar vários exemplos de empresas onde a tecnologia é usada para apoiar o vendedor. “A tecnologia é um meio e não o fim. Ela pode ser usada para facilitar a visualização, a escuta, a autonomia e a interação com o cliente. O vendedor é a primeira pessoa a atender o cliente, Ele precisa conhecer e atuar de acordo com o perfil da empresa “, completou.

O Conecta Varejo do Grupo Boticário, no Rio Innovation Week (RIW), no Píer Mauá, foi palco, às 13h, de um debate sobre o futuro da logística no varejo. Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), liderou o painel “Logística Inteligente: como a digitalização & automação estão redefinindo o varejo”, ao lado de Marco Tenani, diretor de Logística e Distribuição do GPA, e Augusto Ghiraldelo, CCO da Invent Smart Intralogistics Solutions.

O painel abordou as últimas inovações em automação, casos de sucesso e como essas tecnologias estão aprimorando a eficiência, rastreabilidade e produtividade na logística varejista. Moreira destacou diversos temas como relevantes para o setor: infraestrutura, setor de transportes, agenda legislativa, real estate, supply chain, redução de ociosidade, pessoas, ESG e Tecnologia, Inovação e Automação. “Se não tiver tecnologia e automação, a logística não avança. Além disso, precisamos trabalhar pessoas e definir processos. Por isso, a logística inteligente passa pelo tripé de pessoas capacitadas, processos definidos e soluções tecnológicas”, enfatizou.

No bate-papo com Moreira, Augusto Ghiraldelo destacou como ponto de atenção que em 65% das atividades de armazém podem ser podem ser empregados robôs (IDC). “Mais automação, mais benefícios para os funcionários. Entre os benefícios, estão processos simplificados, produtividade aprimorada, melhor satisfação no trabalho e maior tempo para criatividade”, pontuou. Ele acredita que, daqui a uns dois anos, vai ter muitas empresas na fila para a automação. “Hoje, a logística inteligente permite que cada cliente tenha as suas particularidades observadas. O segredo é a customização para se ter uma noção da quantidade de funcionários e robôs”.

O diretor-executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos do Grupo Boticário, Gustavo Dieamant, apresentou, às 14h, a palestra “Inovação e Tecnologia a Favor do ESG – Case O Boticário”.  “Hoje o foco não está no cliente, mas na vida do cliente. As novas gerações entendem que o planeta é a coisa mais importante do mundo, por isso empresas que usam estratégias com práticas de ESG (ambiental, social e governança) estão mais afinadas com os atuais e com os futuros consumidores.

No final da apresentação, Gustavo apresentou um novo produto do Boticário. A essência Extinto, que é o cheiro original da Baia de Guanabara. O produto não vai ser vendido, é uma forma de alertar sobre o que foi e continua sendo feito com o planeta.

Às 15h, Andrea Janér, CEO da Oxygen – uma plataforma de conteúdo sobre inovação que oferece consultoria para marcas, conteúdos sobre inovação e viagens para festivais globais de tecnologia e criatividade – subiu ao placo para palestrar sobre as “Tendências 2025 – Oxygen”. Reconhecida por sua paixão pela interseção entre inovação, conteúdo e educação, Andrea compartilhou suas perspectivas sobre como o repertório pode ser a chave para mudar o mindset das pessoas.

Com uma abordagem única na curadoria de tendências, Andréa discutiu como a plataforma está ajudando marcas e indivíduos a se engajarem com temas impactantes por meio da Oxygen. A primeira tendência que ela destacou foi IA: o novo streaming? “Neste momento, estamos comparando a IA com o mundo do streaming. Existem diversas ferramentas, e vamos começar a fatiar de acordo com o perfil para acomodar no nosso bolso”, explicou.

Outra tendência é a do digital ao manual, em que profissões mais braçais, como mecânicos e eletricistas, estão conquistando a geração Z. Além dela, existe um movimento de geração offline, ou seja, há vida além dos smartphones. “Estamos vendo uma geração ansiosa, por isso a gente vai assistir a um movimento de desconexão, incentivado por pais, legislação e escolas – algumas já têm regras para o uso do celular. Alguns pais já estão procurando dumb phones para as crianças, que não têm internet”.

O palco do Conecta Varejo do Grupo Boticário – Rio Innovation Week (RIW), no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, recebeu às 15h30, Fernando Blower, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), e Luiz Marcelo da Costa Correia, CDO e CMO do Grupo Trigo, para o painel “Inovação e Tecnologia no Foodservice”.

 

Durante o painel, os executivos contaram que o setor evoluiu tecnologicamente muito rápido depois da pandemia. “Antes da pandemia apenas 10% das vendas do segmento eram de delivery, hoje tem estabelecimento onde o delivery representa 60% ou mais”, contou Blower, que é conhecido por sua atuação na gastronomia e em diversas associações do setor,

Correia destacou também que no pós-pandemia os food services tiveram que aprender a criar arquivos de clientes e se adequar a uma realidade onde o virtual ficou muito forte. “No momento que um cadastro é criado surge uma nova necessidade: proteger os dados dos clientes”, ressaltou o especialista em transformação digital e inovação. “E essa segurança com os dados dos clientes é necessária para qualquer perfil de estabelecimento. Um terço de tudo que se come no Brasil vem pelo food service. O segmento movimentou R$ 200 bilhões em 2023.

Confira a programação dos próximos dias:

Programação – 14/08 (quarta-feira)

No dia 14/08, às 10h30, a conferência começa com o painel “The Interface of The Future”, com a presença de Thiago Canzian. Serão abordadas tendências em computação espacial, realidade estendida e inteligência artificial, com foco no desenvolvimento de produtos, vendas e marketing. Destaca-se o impacto significativo de XR/AR e como a IA está transformando a produção e distribuição de conteúdo.

O painel “A importância das redes sociais para o varejo”, às 12h, terá a participação de Karol Babadeira, primeira influenciadora de varejo supermercadista do Brasil, e Silvia Belluzzo, Diretora de Marketing do TIK TOK que juntas abordarão como construir e acelerar uma carreira no mundo digital.

A palestra “Tecnologia e Inovação: Como gerar novas linhas de receita através de tecnologia”, às 13h, terá a presença de Gláucia Guarcello, COO da The Bakery. No painel “Varejo Físico – Experiência Sensorial do Cliente”, às 14h, Juliana Neves, arquiteta e CEO da Kube Arquitetura, falará sobre estratégias de marcas e produtos para cativar o cliente além do preço.

Na sequência, às 15h, o painel “A Era da Transformação Demográfica: oportunidades e desafios para o varejo e a indústria”, terá a presença de Fernando Gibotti, Founder & CEO da Bnex, que falará sobre o uso de dados demográficos para atingir o público certo e alavancar as vendas.

No painel “Monetização Inteligente: Convertendo Dados em Lucros”, às 16h, Gabriel Monteiro, CEO e cofundador da Newtail, Daniel Mota, sócio e diretor comercial da Better Drinks e Alexandre Loureiro, Diretor de Tecnologia do Zona Sul Supermercados, compartilharão insights valiosos sobre a monetização de dados, uma das áreas mais promissoras e transformadoras para empresas modernas.

Encerrando a programação do segundo dia, às 18h, o painel “A Visão das Agências de Publicidade sobre o Retail Media” trará a visão das agências de publicidade sobre o Retail Media com Marcio Souza, sócio-fundador da empresa Pixel Mídia Out Of Home, Andreia Leida, diretora de mídia na agência Artplan, e Fabio Amorim, CEO da Brands Partners. Os painelistas compartilharão suas perspectivas e experiências no painel dedicado ao tema da mídia de varejo vista através das lentes das agências de publicidade.

Programação – 15/08 (quinta-feira)

Para o terceiro dia, a Conferência Conecta Varejo abre espaço para a palestra “A tecnologia na luta contra o desperdício de alimento”, às 11h, com participação de Lucas Infante, CEO da Food To Save e Priscilla Veras, CEO da Muda meu Mundo.

O painel “Estratégias e investimentos de midia para a indústria”, às 11h30, terá Fábio Ribeiro, Business Development Manager da Ledwave e Alessandro Batista, vice-presidente da Ledwave, apresentando insights importantes sobre o peso do investimento de mídia para a indústria.

“Inovação em Ação: Liderança e Empreendedorismo Feminino” é o tema do painel das 13h, com a participação de             Aline Sun, sócia-fundadora da Boost e Carolina Cavenaghi, fundadora e CEO da Fin4she. Serão abordados temas como o papel das mulheres na redefinição do cenário empresarial através da inovação. Esta palestra destacará histórias inspiradoras de empreendedoras que superaram obstáculos e transformaram seus desafios em oportunidades de sucesso.

O painel “A Revolução do Varejo Asiático: Lições para o Mundo e Oportunidades para o Brasil”, com Fabio Neto, sócio da Startse, abordará o ‘boom’ causando pelo varejo asiático e esse impacto no Brasil, tanto para às lojas quanto para o consumidor, às 14h. Com mais de 20 anos de experiência no setor varejista, Fabio traz uma perspectiva única e rica sobre as estratégias inovadoras adotadas pelos líderes de varejo na Ásia, e como essas práticas podem ser aplicadas em outros mercados ao redor do mundo.

Na sequência, às 15h, é a vez do painel “Hora do Blush – Varejo e as tendências no empreendedorismo feminino”, com Monique Lima, co-fundadora e CEO da Mimo Live Sales, e Sharon Azulay, diretora criativa da BlueMan e RAYO.

O painel “A Transformação do Atendimento”, às 16h, terá a participação de Edmour Saiani, fundador da Ponto de Referência, que abordará novas formas de criar uma estratégia de atendimento ao cliente.

Às 16h30, o painel “O Consumidor 50+: Oportunidades e Desafios da Economia Prateada”, terá a presença de Fernando Potsch, CEO da Seniortech Ventures, Marlety Gubel, CEO da Total Commerce 50, Sônia Matte, Influenciadora da Matte Consultoria e Marketing e Michel Tauil, CEO da BlueMan que falarão sobre a forte tendência de mercado que aponta um novo público: as pessoas com mais de 50 anos, e como isso pode impactar as futuras decisões do varejo.

Em seguida, às 17h30, é a vez do painel “Como alavancar uma rede de parceiros de tecnologia”, com Daniel Braz, CTO/CPO da weme, André Abreu, Fundador e CEO da BossaBox e Andrei Graça, Sócio da EY Consultoria.

Finalizando o terceiro dia da Conferência, o painel “O poder do Retail Media: Lições Aprendidas por Varejistas de Sucesso”, às 18h, terá a participação de Fabio Amorim, atual CEO da Brands Partners, Luis Costa, superintendente Comercial da redevarejista Verdemar, e Felipe Freitas, Sócio Diretor da The Led que se unem para um painel dinâmico sobre como rentabilizar operações de varejo através de estratégias eficazes de retail media.

 

Programação – 16/08 (sexta-feira)

O primeiro painel do último dia da Conferência começa às 10h30, com Luana Xavier, e Letticia Muniz, influenciadora digital, falando sobre “Como alavancar suas redes sociais | Oferecimento Mynd”.

Às 11h, o painel “Oportunidade para pessoas pretas no mercado digital X Marcas com ações afirmativas”, terá a participação de Raull Santiago, diretor-executivo do Instituto Papo Reto/BRECHA hub e Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas.

O painel “Novas perspectivas do empreendedorismo”, às 14h, terá a presença de Camila Farani, presidente da G2 Capital, e Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Serão abordados temas como insights para o novo empreendedor ter sucesso em um mercado competitivo e exigente por novidade.

“Influência Digital: Revolucionando a Economia e Transformando Negócios” é o tema do painel das 15h, com a presença de Marcela Lopes, criadora e intérprete da Cela – a milionária, Monique Lima, co-fundadora e CEO da Mimo Live Sales, e Beta Whately, influenciadora e fundadora da Agência Fizz.

Às 16h, é a vez do painel “Inteligência Artificial no Varejo”, com Luis Jairo de Souza Jr., Head de TI do Grupo Alvorada/Rede Supermarket, Alaor Garcia, gerente comercial da NVIDIA, Allan Miranda, fundador e CEP da PX Data.Ai, e Cezar Taurion, CEO da Redcore. A palestra abordará o atual momento do varejo com relação a inclusão da inteligência artificial na operação e na criação de estratégias para vendas e gestão.

“Nas Telonas ou nas Telinhas, Conteúdo é Arte!”, é o tema do painel das 17h, com Romona Borba, Jonathan Ferr, Renata Turlão e Erika Januza Uma reflexão sobre a evolução da arte como conteúdo, as influências da tecnologia, o papel da diversidade e inclusão, além do impacto cultural e social dessas criações.

Fechando a programação do último dia da Conferência Conecta Varejo, às 18h, Lyana Bittencourt, CEO da Bittencourt Consultoria Empresarial e Franchising, participará do painel “A Nova Era dos Canais de Venda: Estratégias de Sucesso”, no qual compartilhará insights valiosos sobre o desenvolvimento de novos canais de venda e as estratégias necessárias para impulsionar o crescimento e a inovação no varejo.

*ATENÇÃO: A programação está sujeita a alterações.

  

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

 

Mais informações: https://asserj.com.br/

 

Sobre o Rio Innovation Week

O Rio Innovation Week é o maior evento global de tecnologia e inovação. Em 2023, reuniu diversos atores do ecossistema de Tecnologia e Inovação, além de membros dos diferentes setores da economia que compõem as 32 conferências que fizeram parte do projeto. Em 2024, o evento acontece em agosto, entre os dias 13 e 16, no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro. Além das conferências, o projeto conta com uma grande oportunidade de negócios e experiências únicas pautadas pela inovação e tecnologia. Com o compromisso de gerar reflexão e impacto real para transformar realidades, o Rio Innovation Week é um evento que vai além do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. O projeto tem atuação estratégica, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantindo assim a responsabilidade na promoção de um futuro inclusivo e economicamente sustentável. Promovemos um ambiente de oportunidades, negócios, experiências e conteúdos, pautados em: Comprometimento com a diversidade, equidade e inclusão; Valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões; Fomento ao pluralismo e diversidade nas palestras; Busca por representatividade em termos de gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência, idades, classes sociais, entre outras características da sociedade atual; Promoção de um ambiente inclusivo e com oportunidades iguais de fala para todos.

Serviço:

Conecta Varejo Grupo Boticário – Rio Innovation Week 2024

Armazém 3 – Pier Mauá

Dias 13 a 16 de agosto de 2024, a partir das 10h

Os ingressos para o Rio Innovation Week – Píer Mauá 2023 já estão à venda, pela plataforma Sympla – AQUI

Mais informações: https://rioinnovationweek.com.br/

Boxware anuncia parceria nacional com a Teramind
Boxware anuncia parceria nacional com a Teramind
Conheça as tecnologias elétricas para modernizar operações comerciais
Conheça as tecnologias elétricas para modernizar operações comerciais
Oito dicas para proteger seus dados no mundo virtual
Oito dicas para proteger seus dados no mundo virtual
Ferramenta digital ajuda produtor a aliar sustentabilidade a rentabilidade
Ferramenta digital ajuda produtor a aliar sustentabilidade a rentabilidade
IPTV 7 dias grátis: Como funciona e Melhores provedores
IPTV 7 dias grátis: Como funciona e Melhores provedores
Envie

RBN Stories