Home Dicas Como se proteger da desvalorização dos investimentos?
Dicas

Como se proteger da desvalorização dos investimentos?

Envie
19910
Envie

Investir exige técnicas e estratégias que ajudam a aprimorar o resultado. No guia abaixo, será possível entender como se proteger da desvalorização dos investimentos.

Então, fique de olho na cotação do Ethereum, Bitcoin, ouro e ações e se prepare para criar um portfólio capaz de te proteger da inflação, focado em diversificação e gestão de riscos.

 

A importância da diversificação de portfólio

Diversificação é a palavra de ordem quando o assunto é proteção nos investimentos. Diversificar significa dividir seus investimentos em diferentes classes de ativos, de forma que a queda em um setor não afete drasticamente seu portfólio como um todo.

A diversificação de portfólio começa com a inclusão de diferentes classes de ativos: primeiramente, as ações representam uma parte da propriedade de uma empresa. Embora possam ser voláteis, têm o potencial de oferecer retornos significativos a longo prazo.

Há também a renda fixa, que possui diversos tipos de ativos. São títulos como CDBs, LCIs e LCAs, que oferecem retornos mais estáveis e previsíveis.

Outra possibilidade é investir em propriedades que possam proporcionar uma fonte constante de renda através de aluguéis.

Por fim, ouro, prata e petróleo são exemplos de commodities que podem te proteger contra a inflação e a desvalorização da moeda.

 

1. Invista em mercados estáveis

Países com economias estáveis geralmente oferecem investimentos mais seguros, pois há mais percepção de segurança e o uso de moedas mais fortes, como dólar e euro.

Por exemplo: pode-se dolarizar o patrimônio por meio dos ETFs (fundos que seguem índices gerais da economia americana), por meio de BDRs (comprovantes de posse de ativos no exterior) ou comprando ações e títulos diretamente nas corretoras americanas.

 

2. Fundos de investimento diversificados

Quem não tem tempo nem conhecimento para criar uma carteira pode buscar um investimento diversificado. Assim, o gestor faz o papel da alocação de ativos.

Existem fundos de ações, fundos multimercado, fundos imobiliários e diversas outras opções para cada perfil. Atente-se às taxas, que diminuem a rentabilidade final. 

 

3. Considere as commodities

É possível investir em contratos de commodities ou comprar ouro, prata e outros ativos por meio de ETFs (são fundos que seguem o preço desses ativos). As commodities podem estar em alta até mesmo quando a maioria do mercado está em baixa, trazendo proteção contra a inflação em períodos de baixa.

 

4. Diversificação com Bitcoin

O Bitcoin tem propriedades vantajosas na hora de compor um portfólio: ele tem uma correlação baixa com outros ativos. Quando os ativos estão caindo, ele está subindo (e vice-versa). Isso pode diminuir a volatilidade na carteira.

Mesmo com pequenas porcentagens de Bitcoin em carteira (de 1 a 5%), a rentabilidade aumenta de forma considerável, ajudando a proteger o dinheiro da inflação!

Vale a pena considerar, no entanto, que esse ativo deve ser só mais um dos que compõem uma carteira de ativos diversificada.

 

Gerenciamento de riscos

Investir sempre traz riscos, mas é possível gerenciá-los de forma eficaz. Primeiro, defina qual o percentual de alocação em renda fixa e variável, assim é possível evitar decisões impulsivas em momentos de volatilidade.

Como já foi observado no artigo, diversificar os investimentos é uma das melhores maneiras de gerenciar riscos. Além disso, use stop-losses: são ordens de venda automática ativadas quando o preço de um ativo atinge um determinado ponto, ajudando a limitar as perdas.

 

Revisão periódica dos investimentos

É vital revisar seus investimentos periodicamente para garantir que estejam alinhados e em sintonia com sua  tolerância ao risco e os seus objetivos financeiros.

Com o tempo, algumas classes de ativos podem se valorizar mais do que outras, desbalanceando seu portfólio. Por isso, rebalancear os ativos três ou quatro vezes por ano é importante.

 

Por que conhecer os pontos críticos da sua cidade pode evitar prejuízos?

Por que conhecer os pontos críticos da sua cidade pode evitar prejuízos?

Leia Mais
Cinco dicas para garantir uma renda extra com produtos personalizados no Dia dos Namorados

Cinco dicas para garantir uma renda extra com produtos personalizados no Dia dos Namorados

Leia Mais
Perfumes para presentear no Dia dos Namorados: dicas para acertar no presente

Perfumes para presentear no Dia dos Namorados: dicas para acertar no presente

Leia Mais
Dicas práticas para quem está começando uma vida em outra cidade

Dicas práticas para quem está começando uma vida em outra cidade

Leia Mais
Panela de cerâmica ou panela de inox: qual é melhor para o dia a dia?

Panela de cerâmica ou panela de inox: qual é melhor para o dia a dia?

Leia Mais
Envie