Negócios
Como os chatbots podem facilitar os atendimentos nas empresas
A atuação dos robôs no atendimento ao cliente ainda é considerada um tabu para muitas pessoas, devido às más impressões, como o relacionamento frio e impessoal, além da falta de assertividade nos assuntos. Porém, esses obstáculos podem ser derrubados levando em consideração os benefícios que os chatbots trazem para o dia a dia na relação entre consumidor e empresa, de acordo com a Ubots, startup gaúcha especializada em desenvolver soluções de relacionamento digital.
Abaixo, o CEO da startup, Rafael Souza, destaca quatro pontos positivos na utilização dos robôs virtuais:
- Disponibilidade 24/ 7 nos atendimentos;
- Agilidade nos processos por realizar interações simultâneas;
- Reduz o tempo das filas de espera;
- Controle sobre os dados dos atendimentos para possíveis melhorias nos processos.
“Melhorar os bots de acordo com as necessidades dos clientes, saber os canais em que mais atua e inteirar-se da economia de recursos, também estão inclusos no leque de vantagens”, completa Souza.
Processo de implantação do chatbot
A introdução dos robôs acontece a partir da identificação do problema da empresa, no qual será resolvido com a tecnologia. Após a primeira etapa, o chatbot será desenhado de acordo com a finalidade desejada. Vale ressaltar que entender quais serão os públicos-alvo que irão interagir com os bots, além dos canais mais utilizados por eles.
“Entre as principais dúvidas das empresas referente a utilização do chatbot, estão: a qualidade dos robôs virtuais, retenção e assertividade, esforço necessário para criar e manter um chatbot, curadoria e o estilo de chatbot – se é pergunta e resposta, botão ou conversação fluida, por exemplo”, explica o CEO da startup.
O chatbot Ben, desenvolvido pela Ubots, que atua desde 2016 nos atendimentos no Facebook Messenger da rede de farmácias Panvel, é um case de sucesso no relacionamento com os clientes da marca, suas principais atividades são: auxílio no processo de compra de produtos, histórico de pedidos e, também, pela busca de produtos. Até o momento, o robô virtual já impactou mais de meio milhão de pessoas.
De acordo com um levantamento da Mobile Time, em 2020, 64% dos chatbots foram utilizados no atendimento ao cliente, 8% para vendas, 7% na cobrança e apoio ao back-office, 5% no marketing, os 9% restantes foram aplicados em outros serviços, respectivamente.
Negócios
Gabriel Araújo: o especialista em vendas digitais que une marketing e audiovisual para gerar resultados reais
Com uma visão moderna e estratégica sobre o poder da comunicação, Gabriel Araújo vem se consolidando como um dos nomes de destaque no universo do marketing digital e audiovisual no Brasil. Mentor e especialista em vendas digitais, ele é CEO da On Focus Marketing e Comunicação e da On Focus Produtora, duas empresas que se complementam e têm como missão impulsionar negócios por meio de conteúdo de alto impacto e posicionamento inteligente.
A frente da On Focus, Gabriel tem ajudado marcas e empreendedores a se posicionarem de forma estratégica para vender mais e melhor, unindo storytelling, branding e performance em uma fórmula que conecta propósito e resultado. Sua metodologia é voltada para transformar a presença digital de empresas em verdadeiras máquinas de conversão, explorando técnicas de posicionamento e autoridade.
Já a On Focus Produtora, com sede em Alphaville (Barueri-SP), atua como um estúdio audiovisual completo, produzindo vídeos, campanhas e projetos que contam histórias capazes de emocionar e engajar. A produtora atende clientes em todo o Brasil, oferecendo um serviço que une criatividade, inovação e agilidade.

Além da atuação empresarial, Gabriel também é mentor de empreendedores e criador do projeto Legacy Talks, que reúne profissionais e visionários em torno de temas como crescimento, mentalidade e liderança. Em suas redes sociais, ele compartilha insights valiosos sobre vendas, comunicação e posicionamento de marca, conquistando uma audiência fiel que cresce diariamente.
Com uma trajetória marcada por resultados expressivos e uma postura inspiradora, Gabriel Araújo representa uma nova geração de líderes que unem estratégia, criatividade e propósito para transformar o mercado digital brasileiro.
Negócios
Gabriel Araújo: o especialista em vendas digitais que une marketing e audiovisual para gerar resultados reais
Com uma visão moderna e estratégica sobre o poder da comunicação, Gabriel Araújo vem se consolidando como um dos nomes de destaque no universo do marketing digital e audiovisual no Brasil. Mentor e especialista em vendas digitais, ele é CEO da On Focus Marketing e Comunicação e da On Focus Produtora, duas empresas que se complementam e têm como missão impulsionar negócios por meio de conteúdo de alto impacto e posicionamento inteligente.
A frente da On Focus, Gabriel tem ajudado marcas e empreendedores a se posicionarem de forma estratégica para vender mais e melhor, unindo storytelling, branding e performance em uma fórmula que conecta propósito e resultado. Sua metodologia é voltada para transformar a presença digital de empresas em verdadeiras máquinas de conversão, explorando técnicas de posicionamento e autoridade.
Já a On Focus Produtora, com sede em Alphaville (Barueri-SP), atua como um estúdio audiovisual completo, produzindo vídeos, campanhas e projetos que contam histórias capazes de emocionar e engajar. A produtora atende clientes em todo o Brasil, oferecendo um serviço que une criatividade, inovação e agilidade.

Além da atuação empresarial, Gabriel também é mentor de empreendedores e criador do projeto Legacy Talks, que reúne profissionais e visionários em torno de temas como crescimento, mentalidade e liderança. Em suas redes sociais, ele compartilha insights valiosos sobre vendas, comunicação e posicionamento de marca, conquistando uma audiência fiel que cresce diariamente.
Com uma trajetória marcada por resultados expressivos e uma postura inspiradora, Gabriel Araújo representa uma nova geração de líderes que unem estratégia, criatividade e propósito para transformar o mercado digital brasileiro.
Negócios
FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos
A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo amplia sua presença no setor de eletroeletrônicos no Brasil, oferecendo soluções completas com foco em armazenagem, transporte, segurança, rastreabilidade, flexibilidade e performance. Atualmente, esse mercado representa 30% nos negócios da FM no Brasil, o que demonstra a importância estratégica no portfólio da empresa.
A infraestrutura da FM Logistic é preparada para produtos de alto valor, com áreas segregadas e monitoradas 24 horas, além de rastreabilidade por número de série para garantir controle total do estoque. Entre os itens movimentados pela empresa no Brasil estão smartphones, notebooks, impressoras e eletroportáteis.
A empresa também realiza operações de peças de reposição para atendimento de assistências técnicas, processos com elevado número de referências, requerimentos específicos de identificação, preparação, embalagem e transporte.
O transporte de cargas de alto valor agregado é realizado com veículos específicos, incluindo blindados escoltados e rastreados em tempo real e apoiado por análises próprias de gerenciamento de riscos. Esses diferenciais de segurança física e financeira consolidam a confiança dos clientes em operações críticas.
De acordo com Carlos Lomonaco, diretor de desenvolvimento de negócios e soluções na FM Logistic do Brasil, na distribuição, a empresa opera de forma omnichannel, com SLAs (Acordo de Nível de Serviço) personalizados para atacado, varejo, e-commerce e marketplaces, garantindo prazos otimizados e visibilidade em tempo real. Além disso, oferece gestão completa de logística reversa, testes técnicos e serviços de valor agregado, como etiquetagem e upgrades de firmware, sempre alinhados às melhores práticas ESG.
“Nosso objetivo é apoiar empresas de eletroeletrônicos na criação de valor em toda a cadeia logística, com processos que unem eficiência, segurança e sustentabilidade. Em 2025, esperamos crescer 25% no setor, reforçando ainda mais a relevância dessas operações para os nossos negócios”, ressalta.
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