A alimentação saudável no trabalho é uma questão de planejamento e consciência
Manter uma alimentação saudável no ambiente de trabalho pode ser um desafio, especialmente com a correria do dia a dia e as tentações de opções menos saudáveis, porém mais práticas. No entanto, com um simples planejamento e algumas estratégias inteligentes, é possível manter uma dieta equilibrada e nutritiva mesmo passando o dia fora de casa.
Planejamento
O planejamento é a chave para se ter uma rotina adequada, até mesmo na alimentação. Para fazer acontecer, é importante planejar as refeições e lanches com antecedência para evitar recorrer a opções rápidas e pouco saudáveis.
É muito comum na vida corporativa que os funcionários comam fora todos os dias, ou sequer almocem e optem por lanches práticos e nada balanceados. Em vias de driblar essas situações, é importante dedicar um tempo no fim de semana para preparar refeições equilibradas e que possam ser levadas ao trabalho para consumir durante a semana.
Marmitas
Para que as quantidades estejam adequadas, podem ser usados recipientes reutilizáveis, como as marmitas, que comportem o almoço e o lanche. É uma ótima opção para controlar as porções e garantir uma vasta quantidade de opções saudáveis à mão.
Cuidado com o que come
Para uma alimentação adequada, é importante selecionar bem os ingredientes e incluir uma variedade de vegetais, proteínas magras e grãos integrais. Com eles, é possível produzir lanches saudáveis, como comer frutas, nozes e sementes. Isso ajuda a manter os níveis de energia estáveis e evitar picos e quedas de açúcar no sangue.
Se for necessário comer algo que já venha pronto, é possível escolher iogurtes naturais, algo integral ou palitos de vegetais com húmus, por exemplo. Esses alimentos são ótimos aliados para saciar a fome entre as refeições sem recorrer aos ultraprocessados.
Alimentos como biscoitos, salgadinhos e demais opções ricas em açúcar e gorduras ruins devem ser evitados. É preciso se atentar a escolher lanches com benefícios nutricionais e equilibrar as refeições com uma combinação de proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis.
Cuidado com o ambiente
O momento de se alimentar é sagrado e precisa ser feito em um ambiente tranquilo. É importante não comer em frente a telas e almoçar em uma mesa separada do local de trabalho, se possível.
Na hora de fazer as refeições, é viável comer com paciência e sem pressa, pois isso ajuda a melhorar a digestão, além de beneficiar que a pessoa aproveite melhor a comida e faça uma pausa saudável durante o dia. Comer com atenção e aproveitar a refeição pode ser uma parte importante para manter uma dieta equilibrada.
Use os benefícios a seu favor
Para as empresas, é importante investir em iniciativas que promovam a alimentação saudável no ambiente de trabalho. Por exemplo, é possível ofertar um cardápio saudável para os eventos corporativos e reuniões.
Benefícios corporativos, como o fornecimento de cartão refeição, o acesso a academias e convênios com acompanhamento de nutricionista, têm o potencial de melhorar significativamente a saúde e a produtividade da equipe.
O cartão refeição permite que os colaboradores escolham opções alimentares saudáveis e equilibradas, enquanto o acesso a academias facilita a prática regular de atividades físicas, contribuindo para a redução do estresse e o aumento da energia. Essas mudanças podem ter um impacto positivo não apenas na saúde, mas também na produtividade e no bem-estar geral.