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Como funciona a emissão de nota fiscal para MEI e PME?

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Notas fiscais
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Seja MEI ou PME, ambas as categorias precisam fazer emissão das notas fiscais para se manter em dia com a Receita Federal

Na vida de qualquer empresa, a emissão de nota fiscal é parte elementar, independentemente do seu tamanho. De fato, para os microempreendedores individuais (MEIs) e as pequenas e médias empresas (PME), o processo de emissão de nota fiscal pode mostrar-se um tanto complexo. Todavia, a realidade é que o processo é mais simples do que aparenta. 

Como funciona a emissão de nota fiscal para MEIs? 

Inicialmente é importante destacar que os MEIs são uma categoria empresarial simplificada. Isso quer dizer que beneficia os empreendedores individuais, na sua maioria sujeitos que atuam de forma autônoma. Nesse sentido, a obrigação de emitir a nota fiscal é a principal responsabilidade dessa categoria ao prestar algum tipo de venda de produto ou serviço. 

Para um meio fazer a emissão da nota fiscal, o primeiro passo é ter o registro no site da Receita Federal, obtendo o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Após ter o CNPJ em mãos, o empreendedor pode escolher por diferentes formas de emissão da nota fiscal. 

A nota fiscal avulsa é a mais simples e acessível para a categoria, podendo ser obtida diretamente pelo site da Secretaria da Fazenda do estado no qual o trabalhador atua. É importante destacar que existe a opção de softwares de gestão que facilitam a emissão de notas fiscais.  

Esses softwares são conhecidos, comumente, como sistemas de erp (Enterprise Resource Planning). Para quem não sabe o que é erp, trata-se de um conjunto de processos e ferramentas que auxiliam na administração de negócios de distintas áreas, como estoque, recursos humanos, finanças e, obviamente, emissão de notas fiscais. 

Como funciona a emissão de notas fiscais para PMEs? 

Em síntese, para as PMEs, a emissão da nota fiscal é um tanto mais complexa, em razão da quantidade de transações e obrigações fiscais dessa categoria. Todavia, no que tange o processo em termos gerais, é muito semelhante ao dos MEIs, obtendo algumas diferenças na estrutura das notas finais e nas obrigações mensalmente. 

Em termos de escolha de sistema, as PMEs possuem mais opções. No entanto, majoritariamente, optam por fazer uso de softwares de ERP mais avançados que oferecem ferramentas adicionais, como gerenciamento de aquisições, vendas, controle de estoque e até mesmo relatórios finais. 

ERP e seu papel na emissão de notas fiscais 

O ERP, sistema que unifica e automatiza processos de negócios em uma plataforma única, quando se trata de emissão de notas fiscais, tanto para MEIs quanto para PMEs, oferece uma série de vantagens. 

Inicialmente simplifica os processos de geração de notas fiscais, economizando algo precioso, o tempo, além de evitar, também, erros manuais. Além disso, mantém os registros fiscais sempre organizados, prontos para serem enviados às autoridades fiscais quando for necessário, garantindo que as notas fiscais estejam conforme as leis. 

Por conseguinte, permite a geração de relatórios financeiros em tempo real, permitindo que tanto os MEIs quanto os PMEs visualizem oportunidades de decisões mais claras. Isso também facilita diretamente o acompanhamento do estoque, dos clientes e das vendas, bem como amplia os fluxos da empresa.

No final das contas, a emissão da nota fiscal é uma obrigação de ambas as categorias. Em vista disso, investir na automatização de tais obrigações pode ser uma excelente forma de poupar tempo e expandir os negócios, mantendo-se em dia com a Receita Federal, seja um MEI ou um PME. 

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