Home Notícias Coleta seletiva de resíduos tem debate promovido pela AMAGRAJA
NotíciasRio de Janeiro

Coleta seletiva de resíduos tem debate promovido pela AMAGRAJA

Envie
Divulgação
Envie

A Comlurb informa, por meio de seu site, que atualmente coleta 5,7 toneladas de materiais recicláveis por mês na cidade do Rio de Janeiro, montante este que representa, segundo a companhia, 11% dos materiais potencialmente recicláveis. Reportagem publicada pelo G1, no entanto, apresenta um veredito bem diferente: o Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz. “Apesar dos 21 anos de existência da coleta seletiva de recicláveis no Rio de Janeiro, o serviço ainda é invisível para boa parte da população”, sentencia o portal.

Entre uma e outra versão está a realidade do Grajaú, na Zona Norte da cidade, onde a coleta seletiva deixa muito a desejar, é praticamente nula e é apontada como um dos seis maiores problemas do bairro, ao lado da segurança, da conservação, da iluminação, do meio ambiente e do transporte, segundo pesquisa informal promovida pela AMAGRAJA – Associação de Moradores e Amigos do Grajaú. Exatamente por isso, e entendendo a importância de se mobilizar a comunidade em torno do assunto, a associação promove um amplo debate sobre coleta seletiva no sábado, dia 19 de julho, a partir das 9h, no teatro Dercy Gonçalves, localizado no Grajaú Country Club (Rua Professor Valadares, 262). Na ocasião, participará do evento o Coordenador da Coleta Seletiva da Comlurb, Edison Sanromã, que apresentará o trabalho realizado pela companhia de limpeza urbana e discutirá com os moradores como melhorar a coleta seletiva no bairro.

O tema é considerado pela AMAGRAJA como muito oportuno. De acordo com a reportagem do G1, “a frota da coleta seletiva da Companhia Comlurb conta com apenas 16 caminhões para a cidade inteira, que circulam com aproximadamente 30% de espaço ocioso”. Ainda segundo a reportagem, a crença dos moradores é de que o material recolhido acaba em aterros sanitários, não nas cooperativas. Por sua vez, as cooperativas ouvidas pelo G1 dizem que o material reciclável que chega mal dá para garantir a renda dos catadores. “A gente precisa mais rotatividade, mais caminhões para fazer essa coleta seletiva chegar até as cooperativas”, disse Ana Carla Nistaldo, diretora financeira da cooperativa Coopideal.

Embora a Comlurb aponte a coleta de 11% do lixo reciclável, sequer o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acredita neste número. Em entrevista ao RJTV, ele foi franco ao reconhecer que essa porcentagem deve ser bem menor. “A sensação que a gente tem é de muito mais baixo do que isso. Portanto, acho que a gente tem que querer ousar nisso. Avançar, mas não é aquele padrão, não acho que tenha que ser o padrão. Não vamos conseguir trazer o padrão europeu pra cá. Separação em casa, colaboração da população, a gente vai ter que olhar um pouco para nossa realidade e eventualmente a gente pode disparar esse número”.

A Comlurb, por sua vez, informa que faz a coleta seletiva em 117 bairros da cidade e que o material recolhido é entregue gratuitamente para 29 cooperativas de catadores, que fazem a separação e comercializam os produtos. Segundo a companhia, o lixo reciclável recolhido beneficia 450 famílias. No entanto, a Comlurb ressalta que o apoio da população é fundamental para o sucesso da coleta seletiva. A AMAGRAJA está fazendo a sua parte, buscando a mobilização da comunidade do Grajaú e promovendo a interlocução com a companhia de limpeza urbana da cidade.

AGU pede ao Google retirada de sites falsos do CNU 2025

Leia Mais
Capital paulista tem queda de 90,5% nos casos confirmados de dengue

Capital paulista tem queda de 90,5% nos casos confirmados de dengue

Leia Mais
Brasil ultrapassa 1 milhão de motos emplacadas em 2025 e LocaGOra alerta para cuidados essenciais de manutenção e pilotagem

Brasil ultrapassa 1 milhão de motos emplacadas em 2025 e LocaGOra alerta para cuidados essenciais de manutenção e pilotagem

Leia Mais
Polícia do Rio inicia segunda fase de devolução de celulares roubados

Polícia do Rio inicia segunda fase de devolução de celulares roubados

Leia Mais
Festival de Cultura Indígena do Xingu começa hoje no Pará

Festival de Cultura Indígena do Xingu começa hoje no Pará

Leia Mais
Envie