Home Entretenimento Celebrando vida e obra do primeiro palhaço negro do Brasil, ‘Benjamin, o Palhaço Negro’ estreia temporada no Rio de Janeiro
Entretenimento

Celebrando vida e obra do primeiro palhaço negro do Brasil, ‘Benjamin, o Palhaço Negro’ estreia temporada no Rio de Janeiro

Envie
Default Featured Image
Envie

Estreia dia 7 de outubro o musical ‘Benjamin, O Palhaço Negro’ que celebra a vida e obra de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. A produção faz curta temporada, até 16 de outubro, com sessões às sextas e sábados às 19h30 e domingos às 18h no Teatro Cesgranrio.

 

Dirigido por Tauã Delmiro, o musical foi construído de forma colaborativa a partir do roteiro criado por Rebeca Bittencourt. A dramaturgia do espetáculo é permeada por canções originais criadas especificamente para a produção, contando com trilhas exclusivas feitas pelo artista James Lau. Já direção musical é composta por Nakiska Muniz e Peterson Ferreira.

 

SINOPSE: ‘Benjamin, O Palhaço Negro’ conta a vida e obra de Benjamin, nascido no final do século XIX, que mesmo com desafios em sua trajetória, se concretizou um artista múltiplo dos palcos, picadeiros e cinema.

 

– A ideia de levar o espetáculo para os palcos surgiu dos meus questionamentos sobre a falta de pessoas pretas no palco, de histórias pretas sendo contadas pelo nosso olhar. Na época eu tinha 16 anos, era um jovem da zona norte com vontade de realizar e protagonizar histórias no meio do TEATRO MUSICAL, então resolvi pesquisar sobre pessoas pretas importantes para nossa cultura. Ele foi um homem extremamente importante para a história do Teatro e ele é muito pouco lembrado hoje em dia. Acho que precisamos revisitar e reverenciar as histórias dos muitos artistas pretos que contribuíram para construir a cena teatral como ela é hoje – destaca Isaac Belfort, idealizador da produção.

 

O espetáculo, produzido pela Belfort Produções em parceria com a Produtora Alada, é interpretado por seis jovens artistas pretos que dão vida a inúmeros personagens que permearam a história de Benjamin. A narrativa dialoga com a vivência dos atores e atrizes em cena e, através da identificação, reflete sobre racismo e apagamento de narrativas pretas na arte. 

 

– Desde sua concepção, o espetáculo tem como propósito resgatar a figura de um artista preto para contribuir no processo de reafirmação da autoestima da comunidade. No entanto, durante os ensaios, os atores e atrizes se identificaram tanto com a história dele, que optaram por tornar a obra uma plataforma para colocar em diálogo suas próprias trajetórias. Esse trabalho foi construído de modo colaborativo, temos nele não só a narrativa do Benjamin, mas também de todas as pessoas pretas que compõem o elenco. As nossas dores e belezas dialogam com as dele e com a de muitas outras pessoas pretas. Acredito que termos colocado um pouco das nossas vivências na sua vida contribuiu muito para que o espetáculo seja capaz de abranger essas questões, ao mesmo tempo que será capaz de emocionar os mais diversos grupos de pessoas – ressalta Isaac.

 

O produtor, que também está no elenco do musical, ainda fala sobre a mensagem que querem levar ao público com a produção.

 

– Quero que as pessoas conheçam a história dele, através das nossas artes e, além disso, reconheçam que todo preto sofre de apagamento e não reconhecimento, por seja qual for o motivo – destaca Belfort.

 

Os ingressos para ‘Benjamin, O Palhaço Negro’ estão à venda pelo https://bileto.sympla.com.br/event/76020

 

Benjamin, O Palhaço Negro

Temporada: 07 a 16 de outubro

Dias: Sex e Sáb às 19h30 e Dom às 18h00

Classificação: 10 anos

Duração: 1h40

Teatro Cesgranrio

Rua Santa Alexandrina, 1011, Rio Comprido – Rio de Janeiro

Ingressos: Entre R$ 15 e R$ 60

Vendas Sympla.com ou na bilheteria do teatro

 

FICHA TÉCNICA 

Elenco: Elis Loureiro, Isaac Belfort, Marcelo Vittória, Peterson Ferreira e Sara Chaves

Stand in: Igor Barros

Idealização e Direção de produção: Isaac Belfort

Direção geral: Tauã Delmiro

Direção musical: Nakiska Muniz e Peterson Ferreira

Direção de Movimento de coreografias: Marcelo Vittória

Design de Som: Breno Lobo

Texto Base: Rebeca Bittencourt

Produção musical e Trilha sonora: James Lau

Músicas: Nakiska Muniz, Rebeca Bittencourt, Tauã Delmiro e Peterson Ferreira.

Assistente e direção residente: Manu Hashimoto

Design de Luz: JP Meirelles

Figurinista e Costureiro: Isaac Neves

Concepção cenário: Alex Carvalho

Visagismo: Caio Godard

Fotos: Paulo Aragon

Cenotécnico: Adriano Farias

Assessoria de Imprensa: MercadoCom (Ribamar Filho e Leonardo Minardi)

Mídia e produção: Samara Fellipe

Assistente de mídia: Layla Santos

Produção Executiva e Design: Gabriel Barbosa

Produtora associada: Produtora Alada

Produção Geral: Belfort Produções

Empresário Danilo Bastos conta como superou a falência e criou uma rede com mais de 30 pizzarias

Empresário Danilo Bastos conta como superou a falência e criou uma rede com mais de 30 pizzarias

Leia Mais
Valério Araújo, artista que personifica o “Poeta Exagerado”, revela sua jornada de 20 anos em novo episódio do podcast “Que Não Saia Daqui”

Valério Araújo, artista que personifica o “Poeta Exagerado”, revela sua jornada de 20 anos em novo episódio do podcast “Que Não Saia Daqui”

Leia Mais
Com Francisca Queiroz e Claudio Gabriel, “Ela, e Algumas Histórias” estreia no Teatro Glaucio Gill

Com Francisca Queiroz e Claudio Gabriel, “Ela, e Algumas Histórias” estreia no Teatro Glaucio Gill

Leia Mais
Simone Morena grava terceira edição do audiovisual “Bar da Morena” em Salvador

Simone Morena grava terceira edição do audiovisual “Bar da Morena” em Salvador

Leia Mais
Cantor sul-coreano passa por Florianópolis com sua turnê inédita no Brasil

Cantor sul-coreano passa por Florianópolis com sua turnê inédita no Brasil

Leia Mais
Envie