Cárie na primeira infância: Causas, prevenções e tratamento

Cárie na primeira infância: Causas, prevenções e tratamento

Gustavo Martins
4 min p/ ler 1.5k já leram
Cárie na primeira infância: Causas, prevenções e tratamentoCute little girl sitting on a modern dental chair and having dental consultation with dentist

A cárie é considerada a doença bucal mais famosa do mundo e pode acometer pessoas de diversas idades. Entretanto, o que poucos sabem é o que fazer no momento em que ela atinge crianças ou até mesmo bebês. 

Antes de mais nada, é preciso entender que a cárie, nada mais é do que um dano nos dentes causados por acúmulo de bactérias que formam a placa bacteriana. 

Dessa forma, é uma enfermidade que precisa de muito cuidado, porque ela pode, em casos mais graves, causar até mesmo a perda do elemento dentário. Para isso, será preciso procurar sobre valor de uma extração de dente

Porém, o que poucas pessoas entendem é que uma cárie pode ser grave tanto para os adultos quanto para as crianças e bebês também. 

Dessa forma, caso queira entender um pouco mais sobre a cárie durante a primeira infância, as causas, prevenções e o tratamento, basta continuar a leitura. Dentro desse conteúdo, todos esses tópicos serão abordados. 

O que é a cárie na primeira infância e quais as causas?

Assim como visto anteriormente, a cárie é a danificação dos dentes causados pelo acúmulo de bactérias que formam a placa bacteriana. 

Normalmente, essas bactérias vão se alimentando de resíduos alimentares que ficam acumulados na superfície dos dentes, ainda mais quando não ocorre uma boa higienização, e com isso, eles vão libertando ácidos que vão destruindo as camadas desses tecidos. 

Portanto, não existe muita distinção entre a cárie para os adultos quanto para à primeira infância. No geral, é uma lesão que prejudica o esmalte dentário e pode causar a perda dele. 

Entretanto, no caso da cárie na primeira infância, ela pode iniciar desde o processo de saída dos primeiros dentes dos bebês, que as bactérias já começam a se acumular, e costuma ocorrer entre os 6 meses aos 5 anos de idade. 

A causa de uma cárie na primeira infância é a mesma de um adulto, em que é desencadeada pelo acúmulo de bactérias na superfície dos dentes. 

Porém, no caso de crianças, é algo mais comum porque elas costumam consumir muito doce e açúcar, o que além de causar a formação da placa bacteriana, também gera um desequilíbrio do pH da boca. 

Além disso, muitos pais costumam colocar açúcar na mamadeira, o que não é recomendado, pois se não tiver uma higienização adequada, pode causar cáries nos bebês. 

Com isso, é possível perceber uma relação entre as cáries e a alimentação. Afinal, com uma dieta rica em açúcares, torna-se mais fácil o desenvolvimento e a formação da placa bacteriana na superfície dos dentes. 

Os sintomas da cárie na primeira infância costumam ser os mesmos, como um dente preto perto da gengiva. Vale ressaltar que no surgimento de qualquer sinal, é fundamental procurar um dentista urgentemente. 

Dessa maneira, veja outros sinais que podem ser um indício para o surgimento de cáries na primeira infância:

  • Dores no dente;
  • Sensibilidade ao consumir alimentos gelados ou quentes;
  • Mau hálito;
  • Gengiva inchada ou dolorida; 
  • Pequenos furos escuros nos dentes.

Então, ao presenciar qualquer um desses sinais na boca ou na gengiva de seus filhos, é fundamental procurar um dentista para bebe com urgência. Ainda mais nos casos de crianças e bebês, em que é importante ouvir as queixas deles com atenção. 

Quais os tratamentos da cárie infantil?

O tratamento da cárie infantil ocorre da mesma maneira que para os adultos. De início, é preciso realizar uma limpeza para realizar a remoção dos tecidos que foram afetados e assim, restaurar o esmalte dentário. 

Desse modo, uma boa dica para isso é realizar uma pesquisa sobre limpeza dentária preço para ver as melhores opções e mais acessíveis de procedimentos para seus filhos. 

O que pode ter diferença entre os tratamentos é que alguns dentistas podem usar de algumas técnicas para deixar esses procedimentos mais confortáveis para as crianças, como é o caso da sedação e o uso de equipamentos silenciosos. 

Em casos mais graves, será necessário realizar um tratamento de canal ou até mesmo uma extração, o que pode até parecer algo desnecessário já que os dentes de leite irão cair de qualquer forma. 

Porém, em casos mais graves, pode ser algo preciso, para não afetar toda a arcada dentária. 

Entretanto, o ideal é que nunca chegue em um nível assim. Para isso, o ideal é que faça uma escovação completa nos dentes das crianças e dos bebês, ainda mais nos momentos de pós-refeição. 

Além disso, é fundamental sempre ir ao dentista regularmente. Nesse caso, pode pesquisar pontos como “quanto custa em média um clareamento dental” para descobrir bons profissionais para consultar os seus filhos. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 22
Kkkk 31
Triste 2
Raiva 3

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.