Home Estados Bahia Baixa adesão à vacina da gripe acende alerta em Lauro de Freitas
Bahia

Baixa adesão à vacina da gripe acende alerta em Lauro de Freitas

Envie
Default Featured Image
Envie

Com apenas 18,7% da cobertura vacinal atingida em Lauro de Freitas, após quase dois meses do início da imunização contra a gripe no município, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) acende o alerta para a baixa adesão dos grupos que compõem as fases um e dois da campanha, principalmente idosos e crianças.

De acordo com relatório divulgado pela Sesa nesta quarta-feira (27), apenas 5,72% dos idosos com idade acima de 60 anos procuraram um dos postos de vacinação para receber a proteção. Em número totais, atualmente a cidade possui mais de 22 mil pessoas que se encaixam neste grupo e apenas 1.283 receberam a dose. “É extremamente necessário que os integrantes dos públicos alvos da vacina da gripe sejam imunizados, somente dessa forma conseguimos controlar a circulação do vírus Influenza”, frisa o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Sesa, Daniel Assis.

Daniel também ressalta que o vírus Influenza pode causar doenças do trato respiratório e a evolução para forma grave da gripe pode causar até a morte.  “O vírus da influenza é sazonal e se hoje não temos a circulação em alta deste vírus é graças a todo processo de vacinação que fazemos anualmente. A vacina previne contra a doença e dessa forma reduz a procura por atendimentos médicos e evita internações o que é importante neste período de pandemia do coronavírus. É necessário que os públicos alvos sejam imunizados”.

Outro grupo preocupante é o dos pequenos com idade entre seis meses a menores de seis anos.  De 15.030 pessoas nessa faixa etária, apenas 7.524 foram vacinadas, o que representa um alcance de apenas 50,05%.  Para imunizar as crianças, além de certidão de nascimento e cartão SUS é necessário apresentar carteira de vacinação.

A vacina contra a gripe protege contra Influenza A – H1N1, Influenza A – H3N2 e Influenza B – geralmente não causa gripe e não costuma provocar reações adversas. A imunidade só é garantida após 15 a 20 dias da aplicação. “Para as pessoas que integram também o público alvo de imunização contra a covid-19, é preconizado que exista um espaço de 14 dias entre a vacina contra a gripe e a vacina contra a covid-19”, alerta Daniel.

Quem pode tomar a vacina da gripe

-Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

-Profissionais da saúde;

-Gestantes;

-Mulheres que tiveram bebês em até 45 dias (puérperas);

-Idosos – acima de 60 anos;

-Professores das redes pública e particular.

Locais de vacinação

Os integrantes dos públicos alvos podem procurar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a vacina da gripe nas USF Santa Bárbara, Parque São Paulo, Cidade Nova, Jardim Independência, Tarumã e Pastor Israel Moreira, em Itinga. Em Portão, na USF Vila Nova e Noel Alves Cruz. Em Areia Branca, na USF Antônio Carlos Rodrigues. No Jambeiro a imunização é realizada na USF Padre João Abel, e no Capelão, na USF Manoel José Pereira.

Para facilitar o acesso e ampliar a cobertura de vacinação, outros pontos fixos foram estabelecidos, porém o horário de atendimento nesses locais é das 14h às 16h. São eles: Centro, no drive do Ginásio do Aracuí; em Portão; na escola Kleber Pacheco; Escola Dois de Julho e na Escola Vovó Ciça, em Itinga. Outro ponto foi colocado na Escola Municipal Vida Nova. Para ser vacinado é necessário apresentar cartão SUS e documento oficial de identificação com foto.

Próxima etapa começa em 9 de junho

Além dos integrantes dos públicos alvo da etapa I e II a partir do dia 09/06 outros públicos irão integrar a prioridade na campanha. São eles:  pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Em Lauro de Freitas a meta é vacinar 90% do público alvo até o final da campanha.

Jornalista: Giovanna Reyner

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie