Home Estilo e Vida Saúde Aumento nas taxas de natalidade de gêmeos exige cuidados, diz especialista
Saúde

Aumento nas taxas de natalidade de gêmeos exige cuidados, diz especialista

Envie
Envie

A gestação gemelar ou gestação múltipla é quando a mãe gesta mais de um bebê simultaneamente, sendo o mais comum a gestação de gêmeos no útero feminino. “Relativamente comum, esse tipo de gestação pode causar medos e anseios e por isso são necessários alguns cuidados para uma gravidez saudável para a mãe”, afirma o Dr. Alfonso Massaguer, especialista em Reprodução Humana, da Clínica Mãe que aponta os fatores que contribuem para o aumento no número de gestações múltiplas:

Herança genética: quando a mãe tem histórico na famíli a de gêmeos, é maior a chance de gestação gemelar, principalmente quando o fator vem por parte da mãe da grávida;

Passado de gestação de gêmeos: mulheres que já tiveram filhos e, especialmente, aquelas que já tiveram gêmeos, têm maiores chances de uma nova gestação múltipla;

Idade: a partir dos 30 anos de idade a mulher produz mais hormônios que estimulam a ovulação, portanto, existe maior chance de liberação de mais de um óvulo;

Influência medicamentosa: alguns remédios podem contribuir ao desenvolvimento desse tipo de gestação, geralmente usados em tratamentos de fertilização, já que estimulam a produção de óvulos;

Fertilização “in vitro”: tratamento que transferem mais de um embrião ao útero da mulher aumentam as chances de gestação de gêmeos ou mais.

Quais os tipos de gestação gemelar

É comum acharmos que irmãos gêmeos são sempre iguais, contudo, existem vários tipos de gestação gemelar, cada qual com suas características:

Monocoriônica e monoamniótica: neste caso os nenéns dividem uma mesma placenta e bolsa gestacional, resultando em irmãos necessariamente idênticos;

Monocoriônica e diamniótica: existe uma placenta, mas duas bolsas gestacionais, também com o nascimento de crianças iguais;

Dicoriônica e diamniótica: são duas placentas e duas bolsas gestacionais e as crianças podem ou não ser idênticas.

Os chamados bebês univitelinos representam 20% dos gêmeos e são aqueles idênticos, enquanto em 80% dos casos temos crianças bivitelinas.

Riscos e cuidados dessa gestação

A gestação gemelar pode apresentar riscos à mãe e às crianças.

A grávida pode sofrer diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, anemia, aborto espontâneo, parto prematuro e descolamento prematuro da placenta, ao passo que os nenéns podem sofrer Síndrome da Transfusão Feto-Fetal, além da restrição de crescimento uterino.

Alguns cuidados, portanto, são importantes, como:

Evitar ingestão de bebidas alcoólicas e não fumar;

Siga religiosamente o cronograma de seu pré-natal;

Procure imediatamente ajuda médico caso haja sangramentos, aumento de pressão e outros indicativos de mal-estar;

Fique em repouso;

Tenha uma alimentação balanceada para garantir o fornecimento de nutrientes aos nenéns;

Pratique exercícios físicos moderados, como caminhadas, hidroginástica e yoga.

O aumento deve ter relação com a adiamento da maternidade pelas mulheres e com tratamentos para engravidar, como o estímulo da ovulação, que faria muitas mulheres ovulares de mais de um óvulo.

Gestação gemelar e fertilização “in vitro”

Justamente para amenizar a alta incidência de gestações múltiplas, o Conselho Federal de Medicina recomenda um número máximo de transferência de embriões de acordo com a idade da mãe:

Até 35 anos: máximo de 2;
De 36 a 39 anos: máximo de 3;
Mais de 49 anos: até 4.

” A gestação gemelar pode ser um desafio, mas com cuidado e acompanhamento médico não apresentará riscos à saúde da mãe e seus bebês”, finaliza o Dr. Alfonso Massaguer.

O mais seguro para mãe e bebê é evitarmos gestações múltiplas. Recomendamos e buscamos sempre a gravidez de apenas um bebê, que trará maior segurança para todos.

Atualmente em um tratamento de fertilização in vitro indicamos usualmente a transferência de apenas um embrião. Onde conseguimos boa taxa de gravidez e maior segurança para a gravidez e parto.

Dia Mundial do Doador de Sangue: uma única doação pode salvar 3 vidas

Dia Mundial do Doador de Sangue: uma única doação pode salvar 3 vidas

Leia Mais
Goiás confirma 1º caso de gripe aviária em galinhas criadas em quintal

Goiás confirma 1º caso de gripe aviária em galinhas criadas em quintal

Leia Mais
Unidades de saúde do Rio terão placas com textos críticos ao aborto

Unidades de saúde do Rio terão placas com textos críticos ao aborto

Leia Mais
Com Beneflora®, Biolab avança no mercado de probióticos

Com Beneflora®, Biolab avança no mercado de probióticos

Leia Mais
Cryo Health inaugura clínica no Lago Sul com tecnologia de ponta em crioterapia

Cryo Health inaugura clínica no Lago Sul com tecnologia de ponta em crioterapia

Leia Mais
Envie