Home Estados Bahia Agosto Lilás: SPM reforça rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Lauro de Freitas
Bahia

Agosto Lilás: SPM reforça rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Lauro de Freitas

Envie
Default Featured Image
Envie

Alertar o público feminino para a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher é uma das missões da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) de Lauro de Freitas. O município conta com uma rede de proteção composta por equipamentos, como o Centro de Referência em Atendimento à Mulher Lélia Gonzalez (CRAM), a Ronda Maria da Penha, além do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos das Mulheres.

Durante este mês, de campanha do Agosto Lilás e da comemoração, neste sábado (7), dos 15 anos de sanção da Lei Maria da Penha, a SPM reforça as ações que incentivam mulheres a denunciarem violências sofridas, que podem passar por agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais e patrimoniais. O Agosto Lilás é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Nesta quinta-feira (5), uma das ações da SPM foi a distribuição de materiais gráficos para mulheres no centro de Lauro de Freitas.

A secretária da SPM, Juçara Neves, pontua que a violência contra a mulher é uma fragilidade social que deve ser combatida todos os dias do ano. “Buscamos através das ações de conscientização, fortalecimento e divulgação da rede de enfrentamento e assistência à mulher em situação de violência, eliminar, em âmbito municipal, toda a cultura de violência doméstica contra as mulheres”, ressaltou.

Para Juçara, a Lei Maria da Penha é um marco na história do país e da luta do público feminino por direito e justiça que deve sempre ser lembrado. “Desejamos ardentemente que todas as mulheres usufruam das conquistas que tem por direito, livre de sofrimentos, desigualdades e qualquer forma de violência”, completou a secretária.

A Lei nº 11.340 homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que viveu um cenário de agressões e ameaças quando casada e sobreviveu a duas tentativas de homicídio praticadas por seu ex-marido, chegando a ficar paraplégica. O agressor foi punido depois de 19 anos e 6 meses. Penha lutou fortemente pelos direitos das mulheres e se tornou símbolo de superação no Brasil, principalmente para as vítimas de violência doméstica.

 

Centro Lélia Gonzalez

O Centro de Referência em Atendimento à Mulher Lélia Gonzalez (CRAM) ressignifica a vida das mulheres vítimas de violência há 15 anos no município. O equipamento atende maiores de 18 anos, residentes de Lauro de Freitas e que se encontram em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, com serviços e assistência psicológica, social, pedagógica e de orientações jurídicas.

Segundo relatório do CRAM, em 2020 foram registrados 1.967 atendimentos, sendo 1.335 presenciais e 632 à distância. Em 2019, o número total foi de 1.657, sendo 1.551 presenciais e 106 à distância. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e recebe diariamente dezenas de mulheres para novos acolhimentos. As vítimas podem entrar em contato com o Centro através do telefone 3289-1032, que também é o whatsapp.

 

Ronda Maria da Penha

A unidade da Ronda Maria da Penha atua em Lauro de Freitas há pouco mais de três anos. Desde a sua criação, em julho de 2018, foram realizados cerca de 2.130 atendimentos, 12.750 contatos telefônicos, mais de 8.780 rondas, 11.308 abordagens, 32 cumprimentos de ordem judicial, 78 acompanhamentos a outros órgãos, 11 prisões e outros 81 eventos, segundo dados disponibilizados pela Polícia Militar. A Ronda tem sede no Espaço Aldeias de Segurança e Cidadania, na Avenida Amarílio Tiago.

 

Telefones úteis

Central de Atendimento à Mulher – ligue 180

Para flagrante de violência contra a mulher – ligue 190

Atendimento Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) – ligue 3369 6596

Atendimento Centro Lélia Gonzalez (CRAM) – ligue 3289-1032

 

 

Jornalista: Laerte Santana

Foto: ASCOM PMLF

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie