Conecte-se conosco

Negócios

5 passos que você pode seguir para ganhar dinheiro da sua casa prestando serviços pela internet

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma responsável por negociar dívidas, a Acordo Certo, 77% das pessoas entrevistadas gostariam de ter rendimentos realizando atividades extras, mas não sabiam como começar.

Publicado

em

5 passos que você pode seguir para ganhar dinheiro da sua casa prestando serviços pela internet

Antes da pandemia de COVID-19, o número de indivíduos que trabalhavam em casa através da internet era relativamente baixo. Porém, com a quarentena, não havia outra opção para as empresas a não ser adotar a política do home office.

E assim, como consequência, esse número aumentou. Além disso, com a possibilidade de trabalhar para as empresas remotamente, muitas pessoas foram descobrindo novas formas de ganhar dinheiro, entre elas, prestar diversos serviços pela internet.

O que é um profissional que presta serviços pela internet?

Prestar serviços pela internet pode se tornar para alguns, não só mais uma simples renda extra, mas sim uma renda principal. Principalmente quando o indivíduo vai evoluindo e vai tendo a noção de onde pode chegar.

Um profissional que presta serviços online, também conhecido como profissional digital é o tipo de pessoa que trabalha exclusivamente online, prestando os mais variados serviços para outras pessoas, precisando apenas do seu laptop.

Esses profissionais podem ser pagos por hora, por mês, por projeto ou por comissões, dependendo de algumas atividades. Ou seja, vai variar de como será a negociação com o futuro cliente.

Para facilitar o entendimento, no mundo físico, o profissional digital seria uma espécie de PJ ou Prestador de Serviços.

Como posso me tornar um profissional que presta serviços online?

Conforme já mostramos, existem muitos benefícios para quem atua nesse ramo de serviços online.

Porém, para quem está iniciando, pode ser que muitas dúvidas sejam geradas e, é por isso que desenvolvemos um passo a passo mostrando tudo o que deve ser feito para conseguir o primeiro emprego na internet.

Passo 1 – Inscreva-se em uma plataforma de serviços online

O primeiro passo a ser seguido é identificar as plataformas que permitem o cadastro para prestar esse tipo de serviço.

Existem muitas plataformas por aí, mas algumas já são mais estabelecidas no mercado, o que facilita e muito a conseguir um trabalho.

Algumas das principais plataformas em português são:

  • Workana

  • Freelancer.com

  • 99Freelas

  • Vintepila

  • Comunicageral

  • Trampos

  • Get Ninja

Para este artigo, vamos dar o exemplo utilizando o Workana, que possui diversos tipos de trabalhos os quais é possível se candidatar.

Após acessar o site, basta se cadastrar na plataforma. O cadastro pode ser feito usando o endereço do gmail, conta apple ou perfil no facebook.

Depois, basta escolher a opção para trabalhar como freelancer. Posteriormente, é só preencher os dados e confirmar a conta através do email de verificação.

Passo 2 – Compreenda o seu perfil

O segundo passo, é identificar o seu perfil, suas habilidades e suas características e, com isso, entender quais trabalhos fazem sentido.

Caso ainda não possua uma habilidade técnica, identificando seu perfil, pode facilitar na hora de procurar oportunidades mesmo não tendo a skill técnica necessária.

Por exemplo, uma pessoa que tem uma característica de perfil mais introvertida, talvez não faça muito sentido trabalhar com vendas, diferentemente de alguém que é mais comunicativo e poderia ter uma performance muito melhor neste tipo específico de trabalho.

Já alguém mais introvertido, pode se dar melhor em trabalhos que são mais técnicos. Um bom exemplo são as vagas de programação, tecnologia, criação de sites, entre outros.

Vale ressaltar que em caso de pessoas que não possuam ainda uma habilidade específica, ainda assim existem muitas oportunidades de trabalho em que o possível cliente costuma ensinar e apoiar o futuro prestador de serviço.

De qualquer forma, possuir uma habilidade específica, vai ser mais fácil e mais rápido de conseguir algum job e finalmente ganhar o primeiro dinheiro online.

Passo 3 – Analise as oportunidades com cautela

Após identificar seu perfil, chegou a hora de verificar, com cuidado, cada uma das oportunidades postadas.

Neste caso, será analisada uma vaga em que o objetivo principal de quem anunciou era a criação de uma “bio” no Instagram.

Nos dias de hoje, segundo uma pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), 82% das pessoas já possuem acesso à internet no país.

Dentre esses usuários, muitos acabam usando diversas redes sociais, entre elas, o Instagram. Logo, como é possível observar na imagem abaixo, muitos usuários dessa rede social estariam aptos a se candidatar para esse tipo de job. Afinal, é algo que inclusive já está no dia a dia delas.

5 passos que você pode seguir para ganhar dinheiro da sua casa prestando serviços pela internet

Esse é um bom tipo de exemplo de vaga, não muito técnica, em que uma pessoa que está iniciando agora conseguiria fazer uma proposta e ganhar dinheiro online.

Passo 4 –  Faça uma proposta de maneira estratégica

Depois de analisar a vaga, não basta simplesmente fazer uma proposta e escrever a primeira coisa que vier à mente. É necessário pensar em uma estratégia, para aumentar suas chances de conseguir a oportunidade.

Neste artigo, separamos algumas dicas que podem contribuir na hora de montar uma boa mensagem durante a proposta.

  1. Utilize o nome da pessoa em sua chamada

É importante chamar a pessoa pelo nome logo no início. Isso gera mais conexão e reduz as chances da pessoa pensar que é mais uma mensagem robótica que alguém está enviando.

  1. Chame atenção com a primeira sentença

Faça com que a primeira sentença chame atenção, isso fará com que a pessoa queira continuar lendo.

  1. Mostre que sabe o que está fazendo

É importante se diferenciar da maioria dos candidatos que estão se inscrevendo para o job. Uma boa dica é mostrar que sabe o que está fazendo e como pode agregar ao possível cliente.

Isso pode auxiliar pois pode ser uma espécie de ativador de AUTORIDADE.

  1. Demonstre que é uma boa pessoa para se trabalhar

Aqui, não precisa ficar fazendo elogios exagerados, se achando nem nada do tipo.

Apenas mostrar a ele que o problema foi entendido e que é possível ser resolvido é o cenário ideal.

Pode gerar uma espécie de ativador de SIMPATIA.

  1. Crie uma indução de resposta

Neste caso, chamadas para ação ou perguntas podem ser muito estratégicas.

Não tenha receio em perguntar se o cliente está disponível para uma ligação de 10 minutos ou até mesmo de perguntar algo mais específico, como “qual o produto mais vendido pela empresa?”.

Isso pode mostrar ao cliente que há um certo interesse em conhecer mais sobre o negócio dele.

Na imagem abaixo, é possível visualizar como seria uma imagem ideal pensando no nosso exemplo da oportunidade de criação de bio que vimos no início.

5 passos que você pode seguir para ganhar dinheiro da sua casa prestando serviços pela internet

Passo 5 –  Mantenha um bom relacionamento e crie oportunidades de up selling

Agora que o serviço foi realizado com perfeição, nem sempre a conversa termina aí.

Pois, é bem provável que ele acabe indicando o serviço realizado para outras pessoas da convivência dele. Com isso, um cliente pode acabar virando vários e a partir daí, a renda extra pode acabar virando a principal e o dinheiro online através da prestação de serviços se tornará um sucesso.

É por isso que manter uma boa comunicação e um bom relacionamento com seu cliente é fundamental.

Outra oportunidade interessante é pensar em formas de aumentar o serviço que o cliente está querendo contratar.

No caso do exemplo que estamos usando desde o início, um up selling que poderia ser pensado é perguntar se a pessoa já tem alguém que produz os conteúdos no instagram, pois se ainda não tiver, seria possível incluir esse serviço para aumentar os ganhos.

Este foi um guia super completo que ensina de forma bem prática, em um passo a passo, como é possível iniciar no mundo das pessoas que prestam serviços na internet.

Mais do que isso, as dicas dados ao longo do conteúdo são super importantes, principalmente quando as propostas estiverem sendo feitas.

Certamente, agora você sabe tudo o que precisa fazer para começar a ganhar dinheiro online de uma forma segura. E então, quais das dicas você mais gostou?image.gifimage.gifimage.gif

5 passos que você pode seguir para ganhar dinheiro da sua casa prestando serviços pela internet

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light