Home Notícias Educação 14ª Semana de Educação de Campinas trouxe reflexões e inspirações para os profissionais da educação
Educação

14ª Semana de Educação de Campinas trouxe reflexões e inspirações para os profissionais da educação

Envie
Envie

A 14ª Semana de Educação terminou na semana passada, em Campinas, trazendo reflexões e inspirações para educadores, com o tema “Práticas Sociais de Letramentos: Possibilidades e Reflexões”.

Durante os três dias de evento, aproximadamente 800 profissionais da educação, atuantes na educação infantil, no ensino básico (anos iniciais e finais) e no ensino médio, participaram das atividades. Além disso, o evento contou com a presença de integrantes de diversos serviços de convivência e organizações da sociedade civil (OSC).

A Semana de Educação foi organizada de forma colaborativa por representantes da Fundação Educar, Fundação FEAC, Diretorias de Ensino Estaduais e pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas, por meio do Movimento Educação Sempre.

As palestras abordaram temas que refletem a realidade, os desafios e as questões enfrentadas pelas comunidades educacionais. Entre os assuntos discutidos estavam a importância do brincar, a música como agente transformador de vidas, o letramento, o esporte, a arte, a garantia de direitos e cidadania, a educação antirracista, a educação para as diferenças, o uso da inteligência artificial na educação e a força da contação de histórias. Cada participante trouxe seu olhar, embasado em pesquisas e experiências práticas.

Paulo Rogério da Silva, professor especialista em currículo da Diretoria de Ensino Campinas Oeste, avaliou que a Semana de Educação apresentou assuntos que dialogam diretamente com a realidade das escolas. “Temas como inteligência artificial, que já faz parte do dia a dia de muitos estudantes, precisam estar sempre na pauta dos educadores. O letramento permeou o evento de diversas formas, mostrando diferentes perspectivas e possibilidades”, destacou.

Luciana Martini, responsável pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Campinas Leste, reforçou a importância da Semana de Educação para os educadores. “Este evento contribui para a formação continuada. Trazemos temas que são muito pertinentes às necessidades atuais. A Semana de Educação é construída e pensada para fazer a diferença na vida dos educadores”, comentou.

Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar e integrante do Movimento Educação Sempre, ressaltou a importância do evento: “O Movimento Educação Sempre, através de suas ações, busca a mobilização da sociedade campineira para a educação como direito garantido de todas as crianças e adolescentes. As palestras da Semana da Educação promoveram diálogos e reflexões nesse mesmo sentido, debatendo caminhos para os letramentos. Estes momentos são fundamentais porque nos provocam a olhar para a educação integral e integrada”.

Jair Resende, superintendente socioeducativo da Fundação FEAC, destacou: “A participação da FEAC na 14ª Semana da Educação em Campinas foi essencial para fortalecer nossas parcerias e reafirmar nosso compromisso com a promoção de uma educação de qualidade e equitativa na comunidade, principalmente no âmbito da educação infantil, que é o principal foco de investimento da FEAC em educação.”

Diálogos trazem visão integral e integrada da educação

Na abertura do evento, o Prof. Dr. Leopoldo Rocha Soares, diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, convidou o público a refletir sobre letramentos, intersetorialidade e garantia de direitos, destacando a responsabilidade de fazer da escola um ambiente acolhedor e humanizado. Vanessa Aguiar, coordenadora técnica no Instituto Padre Haroldo, enfatizou a importância de escutar o que uma criança tem a dizer, sem julgamentos, e destacou a importância da articulação em rede.

A música foi um elemento presente em todos os dias da Semana de Educação. Lucas Soares, fundador do Instituto Anelo, falou sobre o poder transformador da música na sua vida e na dos alunos do Instituto Anelo. O rapper Renan Inquérito inspirou educadores ao mostrar que todo professor pode ser um MC. No último dia, uma banda formada por estudantes e professores da Escola Estadual Vitor Meirelles apresentou canções que emocionaram o público.

A contação de histórias, a leitura, a importância dos livros e da escrita, e as narrativas baseadas nas vivências dos estudantes também estiveram presentes. A artista e educadora Isabela Vilela trouxe a experiência expandida de leitura com o Bonde das Estrelas, um projeto que pretende transformar a região do Campo Belo em um território leitor. A jovem Majori Silva refletiu sobre a importância de uma “aldeia” para educar uma criança. Ela usou sua experiência de contadora de histórias para falar também da importância da história oral.

O esporte e as aulas de educação física foram destacados na fala do doutor em educação física adaptada Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, que relatou histórias de atletas paraolímpicos.

A inteligência artificial e suas possibilidades de uso na educação foram discutidas em vários diálogos, assim como a educação antirracista, tema presente em muitos momentos do encontro.

O letramento matemático foi abordado pelas docentes universitárias Alessandra Rodrigues de Almeida e Maria Isabel Ortigão, enquanto o letramento étnico-racial foi destacado pela docente universitária e diretora da Faculdade de Pedagogia da PUC, Eliete Aparecida Godoy. A educação antirracista permeou quase todas as discussões, com destaque para a palestra de Maria Fernanda Luiz Paulo, que falou sobre o tema “De Menina Bonita à Tayo”.

A aprendizagem com as diferenças também foi explorada pela professora de educação especial Sabrina Guimarães e pela doutora em educação Ana Paula Seco Menardi.

A 14ª Semana da Educação de Campinas faz parte do calendário da cidade e é organizada pelo Movimento Educação Sempre, que busca evidenciar a relevância da educação no desenvolvimento do município de Campinas e de toda a região.

Olimpíada entre professores de matemática premia com viagem à China

Olimpíada entre professores de matemática premia com viagem à China

Leia Mais
Torneio de robótica classifica estudantes para competição mundial

Torneio de robótica classifica estudantes para competição mundial

Leia Mais
Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis

Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis

Leia Mais
Falta de acesso a creches e escolas impacta mulheres de favelas

Falta de acesso a creches e escolas impacta mulheres de favelas

Leia Mais
Prêmio Educador Nota 10 recebe inscrições de todo o país

Prêmio Educador Nota 10 recebe inscrições de todo o país

Leia Mais
Envie