Emprego
Zurich capacita mão de obra em funilaria com foco em inclusão e sustentabilidade
Com foco na inclusão social e na qualificação profissional, a Zurich Seguros está iniciando uma nova etapa do projeto Moldando o Futuro, que capacita pessoas em vulnerabilidade social com aulas teóricas e práticas em funilaria, a fim de promover a empregabilidade no setor de reparação automotiva.
A seguradora está ampliando o projeto iniciado em 2024 com dois focos: duas novas turmas em Belo Horizonte, cidade sede do lançamento, e duas turmas em São Paulo, estado escolhido para a expansão da iniciativa, neste último, inclusive, a companhia está apostando em uma turma só de mulheres, em linha com o princípio de diversidade e inclusão prezado pelo projeto.
Agora, no final de outubro, a seguradora promoveu a formatura das turmas paulistanas do Moldando o Futuro, que neste estado, está sendo realizado em parceria com a Escola do Funileiro. Em breve, está prevista também a formatura das novas turmas de Belo Horizonte – o projeto segue sendo desenvolvido em parceria com o Divina Providência, tal como na primeira fase. Ao todo, a expectativa é de cerca de 40 participantes em 2025.
“Desde o início, o programa foi desenhado para gerar impacto social direto, com foco em capacitação, estágio e inserção no mercado de trabalho – ao mesmo tempo em que responde a um dos principais desafios do setor: a escassez de mão de obra qualificada”, conta Fabio Santos, superintendente de Sinistros da Zurich Seguros.
Segundo ele, os reflexos são positivos em toda a cadeia de pós-sinistro: para o cliente, que passa a contar com uma experiência mais eficiente; para as oficinas, que ganham em produtividade e capacidade de reparo; e para o setor como um todo, que se fortalece com profissionais mais preparados.
“Participar do curso realizado pela Zurich foi essencial para a minha trajetória profissional. Tive a oportunidade de aprender e atuar na oficina Robicar, o que vem contribuindo para ganhar experiência na área de funilaria. O conteúdo foi abrangente e equilibrado entre teoria e prática, incluindo atividades de montagem, desmontagem e polimento. Essa combinação de aprendizado e vivência em oficina tem favorecido meu desenvolvimento e a aplicação do que aprendi no dia a dia”, afirma Nicolas Freitas, aluno da primeira turma de Belo Horizonte.
Integração coma rede de oficinas Selo Verde
O Moldando o Futuro está conectado à rede de oficinas Selo Verde, grupo de oficinas oficialmente reconhecidas pela seguradora por adotar boas práticas ambientais na reparação automotiva.
A ideia é que as oficinas certificadas sejam parceiras e tenham prioridade no recebimento da mão de obra qualificada pelo projeto – todos os alunos são encaminhados para estágio em oficinas, com acompanhamento estruturado e relatórios de desempenho, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.
“Ver de perto pessoas em situação de vulnerabilidade aprenderem uma nova profissão, recuperarem a autoestima e enxergarem um futuro melhor não tem preço. O curso de Funilaria Express, oferecido pela Escola do Funileiro em parceria com a Zurich Seguros, foi mais do que uma capacitação técnica: abriu portas para inclusão social e crescimento profissional. Quando a iniciativa privada e a educação se unem, é possível transformar realidades e criar oportunidades verdadeiras no mercado de trabalho”, pontua Wesley Arrebola, Gestor da Escola do Funileiro e Mecânico.
Na primeira edição do Moldando o Futuro, realizada com o apoio da oficina referenciada e certificada Selo Verde, a Robicar, em Belo Horizonte, 12 alunos concluíram a formação, sendo metade mulheres, o que reforça a parceria com as oficinas e o compromisso da iniciativa com a inclusão e a promoção da diversidade no setor.
“O Moldando o Futuro nos permite unir inclusão produtiva e qualificação técnica com benefícios diretos para o cliente e para a rede de oficinas. Ao integrar formação prática, encaminhamento para estágio e a parceria com a rede Selo Verde, fortalecemos o ecossistema de reparação com eficiência e responsabilidade. A formatura em São Paulo celebra essa jornada, que também avança em Belo Horizonte, e reforça nosso compromisso em gerar oportunidades reais de trabalho e práticas de sinistros mais sustentáveis”, destaca Fabio Santos, da Zurich Seguros.
Atualmente, a rede de oficinas Selo Verde já reúne cerca de 354 oficinas certificadas, responsáveis por aproximadamente 49% dos reparos realizados pela Zurich, com índice de satisfação (NPS) superior ao das oficinas não certificadas. Além de garantir qualidade no atendimento, o programa também contribui para a redução do impacto ambiental no pós-sinistro, por meio da reciclagem de resíduos e da destinação correta de materiais como óleo contaminado.
A certificação é concedida por meio de um programa desenvolvido pela Zurich em colaboração com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), reforçando o compromisso da companhia com a sustentabilidade no setor.




