Vestibular online: como se preparar para a prova no formato digital?

A UNIFACS realiza o Vestibular Top 500, com aplicação da prova no ambiente virtual, e selecionou dicas para estudantes que visam melhorar o desempenho no novo modelo de avaliação

As modalidades de ensino remoto ganharam força na pandemia, apontando tendências inclusive nos formatos de avaliação e aplicação das provas. No último ano, mais de 1300 instituições de Ensino Superior realizaram vestibulares remotos para cerca de meio milhão de alunos. Mas como se preparar para o novo formato? O que fazer para o melhor aproveitamento na prova online?

Às vésperas do Vestibular Top 500 UNIFACS, que será aplicado totalmente de forma remota, neste final de semana, a instituição elencou dicas da especialista em psicoterapia Leonor Guimarães, psicóloga e professora de graduação, que podem ajudar os alunos na preparação para a prova em formato digital. As orientações têm como objetivo contribuir com o desempenho do estudante na seleção online que é também oportunidade: o vestibular Top 500, da Universidade Salvador, premia os 500 melhores colocados com bolsas de 50 a 100% para cursos presenciais e semipresenciais de Graduação Bacharelado, Tecnológica e Licenciatura. A bolsa varia de acordo com a pontuação na prova, e o resultado oficial é divulgado em 1° de junho. Para conquistar a vaga, entretanto, o candidato deve responder às questões e elaborar a redação, feita de próprio punho.

“Para qualquer prova de vestibular, presencial ou online, a ansiedade é grande, há uma expectativa”, explica Leonor Guimarães. Por isso – aponta a psicóloga – “parte do processo é a preparação não apenas intelectual, mas emocional”.

Segundo ela, alguns cuidados, que incluem a escolha de um ambiente silencioso, a atenção ao tempo de prova, a testagem prévia dos equipamentos, a leitura do edital completo e até o afastamento, no dia que antecede a prova, das telas de smartphones, tablets e computadores, podem contribuir para que o candidato tenha, a seu favor, condições benéficas e vantajosas na hora do vestibular.

”Estamos habituados, ainda mais com a pandemia, a ficar muito tempo frente ao estímulo dessas telas. Quando você está se preparando para um momento como o vestibular, diminuir o uso seria muito interessante. Você tem estimulação neurológica não apenas de luminosidade, mas de excesso de informações, diante desses aparatos e, na verdade, a gente quer tranquilizar para aumentar o foco na hora da prova. Ou seja, diminuir o tempo de exposição nos dias anteriores é um bom começo”, recomenda Leonor Guimarães, que destaca ainda outras dicas.

“Um ponto importante é tentar manter um bom sono, uma boa alimentação, organizar o ambiente para que ele esteja tranquilo, informar as pessoas que moram na casa, para que não haja interferência”, salienta a especialista.

Outra recomendação é para que o estudante aposte em momentos de lazer e tranquilidade nos dias anteriores ao processo seletivo. “Se puder ter um momento de lazer, ouvir uma música, fazer uma atividade que gosta ou uma atividade física, é importante. O ideal é não se preocupar com o conteúdo na véspera. Perder noites anteriores em uma preparação vai utilizar energia em uma tentativa de rever conteúdos que talvez não seja suficiente para o momento”, alerta a psicóloga e docente da Universidade Salvador.

Observar a organização do tempo na execução da avaliação, ler os enunciados e começar pelas questões mais complexas, deixando as mais simples para o final, também estão entre as orientações elencadas pela professora. O fundamental, entretanto, – destaca – é concentrar-se na prova, seja ela presencial ou online. “Aproveite a oportunidade. E, se não for dessa vez, virão outras. Diminua a tensão e confie no que você estudou na hora da avaliação”, finaliza Leonor Guimarães.

O Vestibular Top 500 pode ser feito no dia 29/06 ou em 30/06, para cursos de todas as áreas do conhecimento, exceto Medicina. Os aprovados iniciarão o curso no segundo semestre de 2021.

 

Serviço

Vestibular UNIFACS Top 500

500 bolsas de 50 a 100% para cursos de modalidade presencial e semipresencial

Provas 100% online: 29 ou 30 de maio de 2021

Edital e informações: https://www.unifacs.br/vestibular/ ou 0800 284 0212 (WhatsApp)