Segundo índice que mede atividade econômica de microempreendedores, setembro alcançou ótimo resultado para a época do ano
De acordo com o ISM (Índice SumUp do Microempreendedor), que mede a atividade econômica de micros e pequenos negócios, setembro ficou atrás apenas de agosto como o mês de maior volume comercial de microempreendedores em São Paulo. O mês fechou com 108,57 pontos, um número muito próximo (variação negativa de 0,12%) dos 108,69 pontos registrados no mês anterior.
O desempenho de setembro também ficou próximo do ano passado, com uma variação de 0,91%, sinalizando que 2024 tem sido um ano de recuperação e crescimento para os negócios que compõem a chamada “base da pirâmide”.
De janeiro até setembro, o estado de São Paulo registrou um aumento de 11,15% na atividade econômica de micro e pequenos negócios, se tornando até o momento o segundo melhor resultado do ano.
A pontuação alcançada pode ser atribuída a fatores como a queda do desemprego, que recuou 0,9% de acordo com o IBGE (dados do primeiro trimestre), e a retomada de atividades econômicas que estavam prejudicadas desde a pandemia.
Vale ressaltar que o levantamento é feito mensalmente e considera diversos fatores para criar dados confiáveis e relevantes desses negócios, que compõem a maioria das empresas brasileiras. Entre eles, se destacam:
- Volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp (maquininhas, apps de pagamento, etc.).
- Sazonalidade.
- Diferenças demográficas (pois cada estado se comporta economicamente de uma forma).
- Participação de cada estado no PIB.
Com isso, a metodologia visa fornecer dados confiáveis e relevantes para o setor. Os detalhes dos dados nacionais podem ser consultados na página oficial do ISM.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 11 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina.