Siga-nos nas Redes Sociais

Negócios

O “G” do ESG: Governança é a base para negócios resilientes

Publicado

em

Criador: SWKStock | Crédito: Shutterstock
Criador: SWKStock | Crédito: Shutterstock

Enquanto a agenda ESG ganha tração no mundo corporativo, um erro comum pode comprometer toda a estratégia: negligenciar o pilar de Governança. Pesquisa da Deloitte indica que empresas com práticas robustas de governança ESG apresentam um desempenho 20% superior em termos de retorno sobre o investimento (ROI) quando comparadas àquelas que ignoram esses fatores.

Para os autores do novo livro “Visão ESG: Negócios Resilientes”, que chega ao mercado em outubro, o impacto da governança na agenda ESG é profundo e multifacetado, servindo como o alicerce para a eficácia de todas as iniciativas ambientais e sociais. Segundo a obra, sem o engajamento direto de CEOs e conselhos de administração, essas ações correm o risco de não saírem do papel.

Segundo os autores, esta percepção é crucial: o “G” não é apenas uma letra na sigla, mas a fundação que sustenta a resiliência de uma organização. Um estudo da MSCI revelou que empresas com governança corporativa forte tendem a ter pontuações ESG mais altas.

“A pauta ESG só ganha perenidade quando deixa de ser um anexo e passa a integrar a agenda estratégica do conselho de administração. É no board que os trade-offs são negociados e que a visão de longo prazo é garantida. Falar de sustentabilidade sem uma governança que a sustente é construir castelos de areia”, afirma a autora Onara Lima, executiva de Sustentabilidade ESG com mais de 23 anos de experiência no setor.

A governança robusta também funciona como um passaporte para a competitividade global. Em um mercado com cadeias de valor cada vez mais complexas e reguladas, a capacidade de demonstrar transparência e gestão de riscos se tornou um pré-requisito para o acesso a capital e a novos negócios.

“Uma governança bem estruturada permite que a empresa navegue por ambientes regulatórios exigentes, como o europeu, e mitigue riscos socioambientais em sua cadeia de fornecedores. Não se trata apenas de compliance, mas de uma vantagem competitiva real, que protege a reputação e destrava valor”, complementa o autor Orlando Nastri, executivo com mais de 15 anos de experiência na área.

 

https://br.freepik.com/fotos-gratis/foto-da-linha-de-producao-de-automoveis-soldagem-de-carroceria-de-carro-moderna-fabrica-de-montagem-de-automoveis-industria-automobilistica-interior-de-uma-fabrica-de-alta-tecnologia-producao-moderna_26150287.htm#fromView=search&page=1&position=4&uuid=abad28e9-e72e-4a19-8ae0-65bb93c55450&query=+industria Leia Mais

Como planejar coberturas industriais com eficiência térmica e estrutural

https://br.freepik.com/fotos-gratis/sala-vazia-com-cadeiras-e-mesas_15501155.htm Leia Mais

Como decorar um escritório corporativo com identidade e funcionalidade

Niterói sedia encontro especial do Abrasel Conecta para celebrar o encerramento de 2025 Leia Mais

Niterói sedia encontro especial do Abrasel Conecta para celebrar o encerramento de 2025

Marcelo Pantoja, diretor executivo comercial de Vida e Previdência da SulAmérica e Victor Bernardes, diretor de Vida e Previdência da SulAmérica Leia Mais

SulAmérica apresenta novas soluções para venda de Seguro Viagem na Festuris 2025

Divulgação Leia Mais

Modelo multimarcas consolida dark kitchens como motor de expansão no food service

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.