Conecte-se conosco

Notícias

Valmet fornecerá sistema desfibrador para nova planta da Guararapes

Publicado

em

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, está desenvolvendo um novo sistema desfibrador para a empresa Guararapes. O equipamento será utilizado na produção de painéis MDF da companhia como parte de sua grande expansão na fábrica de Caçador (SC). A iniciativa, que terá início em 2022, dará à planta catarinense a maior capacidade produtiva da América Latina.

O sistema desfibrador é o ‘coração’ de uma fábrica de MDF, já que os cavacos de madeira são separados mecanicamente nas fibras componentes, característica que interfere diretamente no aumento da qualidade do produto final e no consumo específico de energia da fábrica.

“Precisávamos aumentar nossa capacidade de produção de MF há muito tempo, e a pandemia estimulou ainda mais a busca por essa demanda. A nova planta será instalada paralelamente às linhas de MDF existentes na fábrica de Caçador, o que dará ao Brasil uma das plantas de MDF mais modernas do mundo, sendo altamente produtiva e sustentável, e contando com a mais moderna tecnologia digital, como scanners para verificar a qualidade da superfície”, afirma o CEO da Guararapes, Ricardo Pedroso.

A Valmet foi escolhida como fornecedora da solução de desfibrador por já ser reconhecida como referência neste campo em outras fábricas de MDF já instaladas no Brasil. Além disso, as inovações da companhia finlandesa em digitalização, serviços remotos e refino de alta eficiência também tiveram papel importante na escolha da parceria.

“Do ponto de vista tecnológico, as soluções da Valmet são únicas em termos de qualidade e economia de energia. Tais características trazem grandes benefícios financeiros, tanto na redução de gastos operacionais contínuos quanto nos gastos de capital inicial”, explica o gerente de vendas em tecnologia de processamento de fibras da Valmet na América do Sul, Igor Panassol.

Informações sobre a entrega da Valmet

Além do Sistema Valmet Defibrator EVO, também será fornecido a Guararapes um sistema Valmet Steam Separator PV, referência na América Latina, responsável pela separação do vapor da fibra e sua disponibilização para outras aplicações.

Produção sustentável

Além dos ganhos em produtividade e economia, a nova fábrica da Guararapes também será referência na sustentabilidade de suas operações, já que os resíduos da madeira utilizada no processo de fabricação do compensado tornam-se matéria-prima na produção do MDF, o que resulta em qualidade e sustentabilidade no que se refere à economia de recursos e respeito à natureza.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA