Home Estilo e Vida Saúde Vacinação nas escolas começa nesta segunda-feira
Saúde

Vacinação nas escolas começa nesta segunda-feira

Envie
© Tomaz Silva/Agência Brasil
Envie

Escolas públicas de todo o país iniciam nesta segunda-feira (14) uma mobilização para atualizar a caderneta de vacinação dos alunos. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

Ao todo, 5.544 municípios participam da campanha, que envolve cerca de 27,8 milhões de alunos de 109,8 mil escolas – 80% das instituições da rede pública de ensino do país. De acordo com o Ministério da Saúde, é a maior adesão da história do programa, criado em 2007.

A meta é vacinar – até o próximo dia 25 – pelo menos 90% dos estudantes menores de 15 anos. Serão aplicadas doses contra a febre amarela, além da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), da DTP (tríplice bacteriana), da meningocócica ACWY e da vacina contra o HPV.

“As ações contam com a participação de profissionais do SUS [Sistema Único de Saúde], cujas equipes vão vacinar no ambiente escolar ou as instituições de ensino levarão os estudantes até uma unidade básica de saúde (UBS), sempre com a autorização dos responsáveis”, informou o ministério.

Haverá também checagem das cadernetas de vacinação para alertar pais e responsáveis sobre a necessidade de atualização.

Estratégia

Ainda de acordo com o ministério, a partir deste ano, a vacinação nas escolas passa a ser reconhecida como estratégia específica de imunização – por esse motivo, as doses aplicadas nas escolas ou por encaminhamento escolar devem ser registradas com a opção “Vacinação Escolar”.

O registro padronizado, segundo o governo, vai permitir um monitoramento mais preciso do impacto da iniciativa.

Das 109,8 mil escolas participantes da campanha, 53,6 mil instituições têm maioria de alunos participantes do programa Bolsa Família. Outros 2.220 colégios estão em territórios quilombolas e 1.782 escolas possuem indígenas matriculados.

Fonte

Poltrona para locação de pós-operatório em Caxias do Sul: conforto e recuperação com qualidade

Poltrona para locação de pós-operatório em Caxias do Sul: conforto e recuperação com qualidade

Leia Mais
Poltrona para locação de pós-operatório em Teresina: conforto, praticidade e recuperação com qualidade

Poltrona para locação de pós-operatório em Teresina: conforto, praticidade e recuperação com qualidade

Leia Mais
DF tem dois casos de raiva em morcegos e Saúde intensifica cuidados

DF tem dois casos de raiva em morcegos e Saúde intensifica cuidados

Leia Mais
Câmara aprova projeto que cria Estratégia Nacional de Saúde

Câmara aprova projeto que cria Estratégia Nacional de Saúde

Leia Mais
Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim

Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim

Leia Mais
Envie