0

 Instigante, o diário cinematográfico impressionista Notebook on Cities and Clothes, em exibição na MUBI, plataforma de streaming e curadoria de filmes, revela o processo criativo de duas mentes brilhantes: o ícone da alta costura Yohji Yamamoto e o próprio diretor, Wim Wenders.

Para fazer um filme sobre a relação entre moda e cinema, encomendado pelo Centro Georges Pompidou, Wim Wenders escolhe Yamamoto e explora muitas vertentes de uma vez (cinema e design de moda, Paris e Tóquio, digital e analógico). O filme de 1989, que continua atualíssimo, é uma investigação sobre a linguagem mutável do cinema de Wenders e a da moda de Yamamoto. 

Ao longo das entrevistas e cenas, filmadas em vídeo e câmera de 35 mm, entre Paris e Tóquio, com tomadas externas e no atelier de Yamamoto, o documentário revela um estilista de pensamento profundo sobre a vida, as pessoas e sua identidade. “Fazer moda implica pensar nas pessoas, com quem falo e encontro”, “Sou um costureiro”, “Ao começar um trabalho, penso talvez no tato, depois na tela, no material e nas formas, não necessariamente nessa ordem”, diz Yamamoto em suas conversas com Wim Wenders.

 

centralrbn

Verão sem dengue: saiba como se prevenir na época mais crítica da epidemia

Artigo anterior

Deputado considera alarmante tamanha violação da privacidade dos cidadãos

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Moda