Voltada ao público 50+, a ação é voltada à prevenção e ao encaminhamento do tratamento desse tipo de enfermidade
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe (11.180 em homens e 4.010 em mulheres). Esses valores correspondem a um risco estimado de 10,69 casos novos a cada 100 mil homens, ocupando a quinta posição; e, de 3,71 para cada 100 mil mulheres, sendo o 13º mais frequente entre todos os tipos de cânceres. O Instituto também aponta que a idade média da maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de boca e orofaringe é de 62 anos, mas pode ocorrer em pessoas jovens.
Pensando nisso, a Tutti Odonto, especializada em saúde bucal a partir da acessibilidade para crianças, adultos, gestantes, idosos com mobilidade reduzida, pessoas com necessidades especiais, entre outros, lança a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca.
Durante o mês de julho, a equipe multidisciplinar da Tutti Odonto estará disponível para realizar exames de inspeção intra-oral e anamnese com os pacientes, em busca de possíveis lesões iniciais de câncer de boca. Esse tipo de lesão pode estar relacionado a hábitos como o tabagismo e etilismo. Também pode surgir por traumas, como os causados por próteses dentárias mal adaptadas, por exemplo.
Casos essas lesões sejam detectadas, os profissionais da Tutti Odonto encaminham os pacientes para novos testes e exames mais detalhados. “Além da possibilidade de rastrear lesões iniciais, o exame clínico possibilita a prevenção de danos futuros”, conta cirurgião dentista especialista em saúde coletiva, Fernando Versignassi, sócio da Tutti Odonto.
A Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca é destinada aos pacientes da Tutti Odonto e a quem cuida de pacientes 50+. Nessa faixa etária, as pessoas apresentam diminuição do fluxo salivar, o que propicia o aumento de cáries, doença periodontal eperda de elementos dentais. Além disso, nessa faixa etária são mais frequentes os casos de Diabetes, doenças cardíacas e outras desordens que agravam os quadros odontológicos.
Versignassi explica que a Tutti Odonto tem estabelecido parcerias com casas de repouso e de assistência para implementar a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca, priorizando a prevenção. “Além dois exames específicos de detecção do câncer, orientamos os cuidadores e os pacientes sobre os cuidados diários com a higiene bucal, evitando infecções, dores, mau hálito, etc”, completa.
Os exames de inspeção serão gratuitos. O paciente passa a ter algum custo em caso de necessidade de tratamento. Para saber mais sobre a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca, entre em contato com a Tutti Odonto: (11) 96190-7300 (whatsapp) ou pelo Intagram @tuttiodonto.