São Paulo, Rio de Janeiro e Recife fecham o top três dos destinos nacionais mais vendidos na data;

Pesquisa também aponta as cidades internacionais mais almejadas no período, sendo Lisboa a região com maior destaque


A Black Friday, que acontece na última sexta-feira do mês de novembro, é bastante esperada tanto pelo e-commerce e estabelecimentos físicos, quanto pelos consumidores que visam aproveitar as oportunidades de ofertas, além de contribuir para a economia brasileira. No ano passado, o nível de confiança dos turistas cresceu, alavancando a procura e a compra de viagens. 

O segmento apresentou destaque entre os setores mais procurados em novembro de 2021, confirmando a retomada gradual do turismo devido aos avanços da imunização e da queda no número de casos de Covid-19, e registrou alta de 12,43% com relação ao mesmo período de 2020. Além disso, no comparativo mensal, também houve crescimento de 7,58% em relação ao mês de outubro. Esses dados foram apontados no relatório Relatório Setores do E-commerce, feito pela Agência Conversion, que analisou o tráfego dos 500 maiores sites do Brasil, comparando o mês de novembro do ano passado com o mesmo período de 2020.  

Após o adiamento e o cancelamento de planos em decorrência da pandemia, uma grande parcela da população começa a se sentir mais segura para retomar hábitos a níveis pré-pandêmicos, como a busca por viagens. Somado a esse fator, o desejo de economizar a hora de comprar passagens contribuiu para o crescimento de vendas durante a Black Friday. 

Os dados de buscas vão ao encontro também com uma recente pesquisa feita pelo ViajaNet, agência virtual de turismo, que apurou o volume de vendas de bilhetes aéreos durante a data promocional, e revelou aumento de 90,2%, se comparado com o evento de 2020. O levantamento também aponta que a cidade de São Paulo foi o destino mais comprado pelos viajantes no dia 26/11/2021, com mais de 13% de interesse. 

Na sequência, surgiram Rio de Janeiro (RJ), com pouco mais de 8%, e Recife (PE), com mais de 6%, fechando o top três de destinos mais adquiridos. Os destinos com praias também aparecem na quarta e na quinta posição da listagem, sendo ocupadas por Fortaleza (CE), e Salvador (BA), respectivamente. A seguir, confira o ranking completo. 

Destino Volume de vendas
São Paulo 13,8%
Rio de Janeiro 8,2%
Recife  6,3%
Fortaleza 6,2%
Salvador 5,7%
Porto Alegre 4,3%
Brasília  4%
Florianópolis  3,3%

(Crédito: ViajaNet)

Destaques internacionais

Para traçar perspectivas de comportamento dos turistas brasileiros, o ViajaNet também levantou quais os destinos internacionais mais comprados durante a Black Friday. A cidade de Lisboa, em Portugal, assume a primeira colocação, com mais de 9% do volume de vendas, seguida por Miami (7,5%) e Nova York (7,2%), nos Estados Unidos.

Logo em seguida, aparece a cidade estadunidense Orlando, com pouco mais de 6% e na quinta posição, surge Madri, na Espanha, com pouco mais de 4%. Abaixo, veja a lista na íntegra.

Destino Volume de vendas
Lisboa 9,5%
Miami 7,5%
Nova York 7,2%
Orlando 6,3%
Madri 4,2%
Paris 3,6%
Porto 2,9%
Santiago 2,6%
Buenos Aires 1,6%

(Crédito: ViajaNet)

Amanda Mathias
Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.