Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

TRT RECONHECE TERCEIRIZAÇÃO E NEGA VÍNCULO EMPREGATÍCIO

Publicado

em

Por

Default Featured Image

“Desde 2018, houve uma mudança na lei, amplamente divulgada pelo Supremo Tribunal Federal, permitindo a ‘terceirização em todas as etapas do processo produtivo, seja meio ou fim, sendo que os eventuais abusos cometidos na terceirização deveriam ser reprimidos pontualmente’”, explica o advogado da Advocacia Castro Neves Dal Mas, Fabio Bertelli.

A ação coletiva, originária do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, reunia integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Bancários contra uma Instituição Financeira de Vitória da Conquista, no estado. O grupo pedia que todos os empregados de uma empresa prestadora de serviços, fossem reconhecidos como bancários. Mas a decisão da justiça acabou favorável ao banco. De acordo com Bertelli. “Isso demonstra um alinhamento do judiciário trabalhista com o Supremo Tribunal Federal e reafirma uma mudança de posicionamento sobre o direito das empresas terceirizarem etapas de suas atividades econômicas”.

Na decisão, a Desembargadora Vania Jacira Chaves diz que “não tem importância para o deslinde da causa se as atividades desempenhadas estavam intimamente ligadas ao núcleo do objeto social da empresa tomadora dos serviços (contratante), pois o ordenamento jurídico e o entendimento prevalecente do STF permitem a contratação de empresa prestadora de serviços para o desenvolvimento tanto de atividade-meio, como de atividade-fim, deixando claro que não existe formação de vínculo de emprego direto com a tomadora de serviços contratante”.

Na opinião de Bertelli. “a decisão valoriza a disciplina judiciária e, o mais importante: a segurança jurídica indispensável ao desenvolvimento do ambiente de negócios no Brasil.”

 

Divulgação Leia Mais

Em linha com agenda da COP30, Zurich ajuda a expandir oportunidades no Vale do Rio Doce

Paraná tem chuva e possibilidade de temporais na tarde desta quarta Leia Mais

Paraná tem chuva e possibilidade de temporais na tarde desta quarta

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz Leia Mais

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever Leia Mais

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens Leia Mais

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.