Home Notícias Jurídico e Direito TRE: relator libera para julgamento processo que pode cassar Moro
Jurídico e Direito

TRE: relator libera para julgamento processo que pode cassar Moro

Envie
Senador Sergio Moro 5 Portalrbn.com .br Portalrbn.com.br.jpg
Envie
© Lula Marques/ Agência Brasil

Para MPE, houve uso excessivo de recursos financeiros

O desembargador Luciano Falavinha, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, liberou nesta terça-feira (30) para julgamento o processo que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR). 

Com a liberação da ação pelo relator, a data do julgamento poderá ser marcada pelo tribunal na “primeira data possível”, conforme a decisão assinada pelo magistrado.

O senador é alvo de ações protocoladas pelo PT e o PL na Justiça Eleitoral. Os partidos acusam Moro de abuso de poder econômico pela suposta realização de gastos irregulares no período de pré-campanha em 2022.

Em dezembro de 2023, o Ministério Público Eleitoral (MPE) do Paraná defendeu a cassação do mandato do senador. No entendimento dos procuradores, houve uso “excessivo de recursos financeiros” no período que antecedeu a campanha eleitoral oficial, em 2022. 

Em 2021, Moro estava no Podemos e realizava atos de pré-candidatura à Presidência da República. Em seguida, ele deixou o partido e passou a fazer campanha para o Senado. De acordo com a acusação, houve “desvantagem ilícita” em favor dos demais concorrentes ao cargo de senador diante dos “altos investimentos financeiros” realizados antes de Moro se candidatar ao Senado.

Foram citados gastos de aproximadamente R$ 2 milhões com o evento de filiação de Moro ao Podemos e com a contratação de produção de vídeos e consultorias.

No caso de eventual cassação de Sergio Moro, caberá recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. No entanto, se a possível condenação for mantida, novas eleições para o Senado deverão ser convocadas no Paraná.

Durante a tramitação do processo, a defesa do senador negou as irregularidades e classificou que as acusações têm “conotação política”. Para a defesa, gastos de pré-campanha à Presidência não podem ser contabilizados na campanha para o Senado, uma vez que um cargo é de votação nacional e o outro somente no Paraná.

Publicado em 30/01/2024 – 18:50 Por André Richter – Agência Brasil – Brasília

Advocacia de Precisão alia tecnologia com segurança jurídica no campo

Advocacia de Precisão alia tecnologia com segurança jurídica no campo

Leia Mais
8º Seminário Jurídico de Seguros debate o novo Marco Legal dos Seguros

8º Seminário Jurídico de Seguros debate o novo Marco Legal dos Seguros

Leia Mais
A responsabilidade civil dos pais pelos atos dos filhos

A responsabilidade civil dos pais pelos atos dos filhos

Leia Mais
Moraes pede à PGR parecer sobre suspensão de denúncia contra blogueiro

Moraes pede à PGR parecer sobre suspensão de denúncia contra blogueiro

Leia Mais
Justiça do Rio condena Colgate por propaganda enganosa de creme dental

Justiça do Rio condena Colgate por propaganda enganosa de creme dental

Leia Mais
Envie