A dermatologista Marília Acioli explica como potencializar os resultados estéticos com cuidados essenciais nesta época do ano
Com a chegada do verão, as pessoas começam a cuidar mais do corpo e recorrem aos tratamentos estéticos para tratar o que incomoda e deixar a autoestima lá em cima na hora que for usar roupas mais curtas e de banho. O levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) aponta que mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são feitos no Brasil anualmente, e que no primeiro trimestre deste ano, a procura por procedimentos estéticos cresceu 390% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Essa procura, que tem sido cada vez mais alta, é por conta dos procedimentos menos invasivos que surgem como alternativa para oferecer resultados mais rápidos e confortáveis aos pacientes. Atualmente existem soluções inovadoras e eficazes para diversos tipos de queixas estéticas e funcionais. Entre elas, estão a criolipólise, que se destaca como tratamento de alta performance para redução de gordura localizada; o preenchimento de bumbum e os bioestimuladores de colágeno, que garantem uma redução significativa da flacidez com melhora na textura da pele.
Segundo a dermatologista Marília Acioli, referência em cosmiatria, “esse aumento na demanda se deve às características desses tipos de intervenções, que promovem resultados altamente satisfatórios de forma rápida, segura e minimamente invasiva, garantindo um ‘efeito natural’”.
Além disso, a profissional explica que é biológico do ser humano a queda na produção endógena de colágeno com o passar do tempo. “Uma opção de tratamento que vem sendo muito procurada pelos pacientes é a bioestimulação de colágeno, pois o produto aplicado de forma diluída vai estimular a produção natural do próprio colágeno e elastina da pessoa, com resultados progressivos. Com isso, promove o fortalecimento das fibras da pele, aumenta a elasticidade e retarda o envelhecimento”.
No caso das pessoas que querem diminuir as indesejadas gorduras localizadas, uma alternativa é fazer o tratamento Clattu, que é a nova geração da criolipólise inteligente. “Para a realização do procedimento há uma sucção confortável da área a ser tratada por meio de ponteiras específicas para cada região, com um congelamento progressivo até -9 graus celsius, o que garante uma máxima efetividade no tratamento”, informa Marília.
A especialista diz quais são os benefícios de fazer esse tratamento estético. “O paciente tem a oportunidade de tratar duas áreas corpóreas ao mesmo tempo, o que otimiza seu tempo na clínica. Após o tratamento, gradualmente a gordura vai ser eliminada pelo organismo através da excreção renal, e o resultado já pode começar a ser visto no primeiro mês, com pico de resultado no terceiro mês pós-tratamento”, destaca a dermatologista. “Também é de extrema importância que qualquer procedimento estético seja feito por profissionais especializados e, para alcançar sucesso no tratamento, é necessário um acompanhamento com manutenção periódica”.
Cabe ao paciente ter em casa alguns cuidados para assegurar os resultados esperados, já que a pele fica mais sensível e avermelhada depois de um procedimento estético. “Para que os resultados sejam duradouros, é importante seguir o número de sessões indicado, além de manter uma alimentação equilibrada, beber muita água e praticar exercícios físicos”, recomenda a dermatologista.
Sobre Marília AcioliA dermatologista Marília Acioli é coordenadora e professora do novo curso de extensão em Medicina Estética e Dermatologia da Faculdade de Medicina Zarns. Recentemente, a médica esteve na Coreia do Sul para certificação internacional nos protocolos e soluções inovadoras em fios PDO a convite da MedBeauty – que é a representante no Brasil da maior empresa de Fios PDO do mundo (a i-thread) e da qual Marília é speaker. Além disso, é titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Cirurgia Dermatológica (SBCD), docente da Unifacs há oito anos, uma das fundadoras da Áurea Dermatologia Integrada – a primeira clínica galeria do Brasil -, e embaixadora do Clatuu no estado. Formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em 2008, Marília fez especialização em Dermatocosmiatria na Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), e especialização em Dermatologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.