Home Notícias Negócios Trabalhadores preferem continuar em home office para driblar as altas dos combustíveis
Negócios

Trabalhadores preferem continuar em home office para driblar as altas dos combustíveis

Envie
Default Featured Image
Envie

Se a pandemia da Covid-19 levou muitas empresas a colocarem seus colaboradores em home office, acelerando uma tendência que já vinha tomando corpo no mundo corporativo, com as flexibilizações, muitos trabalhadores tiveram a opção de voltar para trabalhar onsite (na própria empresa), retomando uma rotina mais “normal”.

Porém, um outro fator inesperado acabou influenciando a decisão: a alta dos combustíveis. Não é novidade que no último ano o preço da gasolina e do álcool dispararam nos postos de gasolina, chegando à casa dos R$8,00/litro, e isso fez com que muitos funcionários postergassem a volta aos escritórios e continuassem no home office. Segundo uma pesquisa da OnePoll, em parceria com a Citrix Systems, 54% dos colaboradores preferem ficar trabalhando de casa para evitar os altos gastos com combustível. Nos Estados Unidos, o número chega a ser maior, com 57%.

“As empresas e os trabalhadores aprenderam nos últimos anos como tornar o home office eficaz e funcional, já que não havia outra solução e, no fim das contas, viu-se que não era um bicho de sete cabeças. Com essa mudança de cultura, começou-se a pesar na balança vários outros custos-benefícios, e com os preços exorbitantes da gasolina, a economia em trabalhar de casa é representativa”, diz Daniela Velez, gerente de Recursos Humanos na Run2biz, empresa de tecnologia da informação (TI) que desenvolve soluções para gestão de serviços e hiperautomação e que recentemente obteve certificação GPTW (Great Place To Work), com altíssimo nível de satisfação de seus colaboradores.

Daniela conta que, na Run2biz, 95% dos funcionários trabalham remotamente, o que já coloca a empresa dentro da nova realidade. Além de economizar o dinheiro do combustível, corta-se a necessidade de enfrentar o trânsito todo dia, o que torna o período mais produtivo e reduz o nível de estresse dos funcionários.

Como a empresa já tinha se reestruturado durante a pandemia, e entendeu que mais importante do que obrigar os funcionários a estarem dentro do escritório é manter a satisfação e motivação deles, a Run2biz continuou apostando nessa estratégia e notou que a produtividade na verdade aumentou.

E essa filosofia segue a premissa da própria empresa, que busca, com seus serviços, tornar os processos de gestão de empresas de TI mais simples e eficientes, atacando os problemas, ao invés de criar rotinas engessadas que comprometam também a produtividade de seus clientes.

“Mostrar que nos preocupamos com nossa equipe é uma forma de mantê-la engajada nos trabalhos. Com organização e planejamento, conseguimos alcançar bons resultados e aí todos ganham com uma rotina mais leve e mais interessante, além da economia nas despesas com transporte e combustível”, reforça a gerente de Recursos Humanos.

Saiba mais

A Run2biz tem como propósito, ao aplicar tecnologia para tornar processos mais eficientes, facilitar a gestão de serviços para empresas que querem sobreviver à evolução do mercado. Clique aqui e conheça o 4Biz Service Management – a plataforma de ESM & ITSM desenvolvida pela Run2biz.

Inscreva-se para receber notícias sobre Negócios

Envie

RBN Stories