Home Agronegócios Top 4 do Agro: Operações, finanças, comercial e tecnologia lideram a lista de áreas mais aquecidas do Agronegócio em 2023, aponta pesquisa
Agronegócios

Top 4 do Agro: Operações, finanças, comercial e tecnologia lideram a lista de áreas mais aquecidas do Agronegócio em 2023, aponta pesquisa

Envie
Top 4 do Agro: Operações, finanças, comercial e tecnologia lideram a lista de áreas mais aquecidas do Agronegócio em 2023, aponta pesquisa
Envie

A Fox Agro, uma divisão da consultoria Fox Human Capital, concluiu recentemente uma extensa pesquisa sobre as tendências, cargos e salários no setor agrícola. Especializada em identificar talentos, a consultoria entrevistou multinacionais, grandes empresas e empresas familiares bem estabelecidas. O estudo mapeou os dados do Guia Salarial Agronegócio 2023 em todo o país, com base em processos seletivos realizados entre janeiro e maio deste ano em 150 empresas, para preencher 500 posições em níveis diretivos e C-Levels, abrangendo diversas funções, como diretores, gerentes e coordenadores.

Segundo William Monteath, CEO da Fox Human, o Brasil é um dos principais players do mercado mundial, devido a sua extensão territorial e diversidade de produtos agrícolas. “No Guia Salarial, conseguimos trazer uma visão bem completa e 360° do principal gerador de riqueza do Brasil quando falamos de participação no PIB” – conta Monteath.

A pesquisa aponta que as áreas de Operações, finanças, comercial e tecnologia lideram a lista mais aquecida do setor. “Quando olhamos para Finanças, percebemos que de maneira geral a área de Crédito e Cobrança tem tomado bastante espaço no Agro. Esta área precisa estar muito estruturada e com gerentes que dominem a área de negócio” – conta William. A área de Tesouraria também tem que estar preparada para aguentar a velocidade do mercado. Precisam estar próximas a bancos, com capital de giro, fidic e operação de risk sharing, onde dividir risco com o banco, com recebimento antecipado, é uma estratégia.

CEO William Montheath

Para Ícaro Carbonari, gerente da divisão de agro da Fox, algumas áreas precisam de uma atenção especial, como Logística, considerada crítica para o mercado, e RH, que está demandando a valorização, evolução e desenvolvimento de profissionais internamente nas empresas. Por fim, o setor Jurídico, importante braço das companhias do Agronegócio para fechamento de contratos.

Em maio, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram um valor recorde de US$ 16,78 bilhões, representando um aumento de 11,2% em relação ao mesmo mês de 2022. Essa marca inédita ultrapassou os US$ 16 bilhões em um único mês, considerando toda a série histórica que começou em 1997. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), esse recorde elevou a participação do agronegócio nas exportações totais do Brasil para 50,8%. O excelente desempenho da safra de grãos brasileira, que ultrapassou 315 milhões de toneladas, teve um impacto direto nesse resultado. O volume de exportações do agronegócio em maio cresceu 27,6%, apesar da redução nos preços internacionais, o que possibilitou o estabelecimento de um novo recorde nas exportações do setor.

“Atualmente, o mercado do agro brasileiro apresenta um cenário promissor e desafiador ao mesmo tempo. Com uma demanda global crescente por alimentos, o setor encontra oportunidades de expansão e exportação. Além disso, a adoção de tecnologias avançadas, como a agricultura de precisão, tem se mostrado fundamental para aumentar a eficiência e a produtividade. Nesse contexto, a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento das cadeias produtivas são elementos-chave para o sucesso do agro” – conta Ícaro Carbonari, gerente da divisão de agro.

Segundo a pesquisa, as Agtechs, conhecidas como startups de tech voltadas para o agronegócio, têm apresentado um forte crescimento no Brasil nos últimos anos. Com as novas tecnologias ganhando força no campo, essas empresas surgem como soluções inovadoras para impulsionar a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade do agronegócio.

O Guia Salarial Agro 2023 pode ser baixado na página www.foxhumancapital.com

Sobre a Fox Human Capital:

A Fox Human foi a primeira consultoria Estratégica de Capital Humano especializada nos segmentos core da Economia no Brasil: Tecnologia, Energia & Infraestrutura, Private Equity & Venture Capital, Indústria & Serviços e Agronegócio. Já possui 5 escritórios no Brasil, nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Goiânia e Curitiba, além de 2 escritórios nos Estados Unidos, em Miami e Orlando – Flórida.

Inscreva-se para receber notícias sobre Agronegócios

Envie

RBN Stories