Tirolez ensina como montar uma charmosa Tábua de Queijos para o Natal

Torne a Ceia ainda mais especial e repleta de sabor

O Natal é representado pela união e confraternização entre aqueles que se amam. Os momentos especiais são marcados pelo encontro ao redor da mesa, durante a ceia. Cada detalhe faz a diferença, seja pelo carinho na composição ou pela beleza de cada prato, que deve ser recheado de sabor. Que tal incluir no cardápio um petisco natalino diferente? Para isso, a Tirolez, maior empresa 100% brasileira de queijos e uma das principais marcas de laticínios do país, ensina como montar uma tábua de queijos com sabores únicos e característicos da ocasião.

Confira abaixo o passo a passo e monte a sua tábua de queijos com o máximo de facilidade. O sucesso entre os convidados está garantido!

• Para começar, escolha queijos que harmonizem com o clima, com as outras opções do cardápio e com o paladar de seus convidados. A dica prática é escolher, pelo menos, cinco tipos diferentes, mesclando sabores e texturas para deixar sua tábua ainda mais variada e saborosa.

• Recipiente para servir: Escolha uma tábua de madeira ou um prato bem bonito para dispor os queijos.

• Os queijos devem ser posicionados na tábua em sentido que comece pelos que possuem sabor mais suave ao intenso

• Calcula-se, em média, 150 gramas de queijo por convidado. Ex: para 10 pessoas, estima-se aproximadamente 1,5 kg. Entre os tipos de queijo escolhidos, você pode fazer a divisão de acordo com sua preferência. Disponha os queijos em quantidades proporcionais ao número de convidados, para que todos possam se servir.

• A harmonização com vinhos varia muito de acordo com cada tipo de queijo. Queijos como Gouda, Gruyère e Emmental vão bem com vinhos brancos frutados, como Chardonnay e Riesling, e tintos suaves, como Carménère e Merlot. Já o Brie e Camembert, por exemplo, conhecidos pelas suas cascas brancas e aveludadas, combinam com vinhos tintos de acidez média ou acentuada

• Para complementar a tábua, você pode acrescentar castanhas, pães e azeite, embutidos e frutas. Escolha ingredientes de diferentes texturas que combinem com os sabores e a intensidade dos queijos escolhidos.

Agora que você conhece algumas dicas importantes para montar a sua tábua de queijos, confira os tipos mais adequados:

  • Queijos Macios: Brie e Camembert: Dentre esses tipos de queijo, o Brie e o Camembert se sobressaem, pois possuem casca aveludada, centro macio e cremoso, cuja textura se intensifica à medida que amadurecem. Harmonizam muito bem com geleias e mel e, assim como outros queijos, podem ser consumidos sozinhos.
  • Queijos Semi-duros: Provolone, Gruyère, Gouda, Emmental e Estepe. Devido ao maior tempo de maturação, esse tipo de queijo fica com características diferentes, tanto de sabor como de textura. Isso porque os queijos mais maturados tem um sabor mais intenso e, por consequência do descanso, também são mais duros. São mais aromáticos, menos ácidos e mais maltados e adocicados. Possuem olhaduras (furinhos) que proporcionam um visual atraente para a mesa e o sabor combina com pães, azeite e embutidos, por exemplo.
  • Queijos Firmes: Parmesão, com sabor intenso e picante, possui textura quebradiça e granular. Pode ser consumido sozinho, em lascas. Experimente adicionar mel e surpreenda-se com o sabor.
  • Queijos Azuis: Como referência, o Gorgonzola se destaca por ser picante e salgado, combinando com sabores adocicados, como uvas e geleias doces. Seu aroma intenso e textura macia são algumas de suas características inconfundíveis.