Home Estados Rio de Janeiro Territórios Sociais fica entre os três melhores projetos de “Vida e Inclusão” no Smart City Awards
Rio de Janeiro

Territórios Sociais fica entre os três melhores projetos de “Vida e Inclusão” no Smart City Awards

Envie
Territórios Sociais fica entre os três melhores projetos de “Vida e Inclusão” no Smart City Awards
Envie

O programa foi criado para atender as famílias mais vulneráveis das áreas mais precárias – Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

Criado com o objetivo de localizar e atender as famílias mais vulneráveis das áreas mais precárias da cidade, o programa Territórios Sociais, iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com o ONU-Habitat, ficou entre os três melhores projetos de “Vida e Inclusão”, do World Smart Cities Awards 2022. Considerada a maior premiação de cidades inteligentes do mundo, o World Smart City Awards recebeu 33 projetos pelo mundo em dez categorias em disputa. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (16/11) na cidade de Barcelona, na Espanha.

– Territórios Sociais identifica as famílias mais vulneráveis da cidade que ainda não são atendidas pelos serviços públicos municipais e leva esses serviços até elas. Faz a ponte entre a população e o poder público, num trabalho em parceria com o ONU-Habitat, que contrata os agentes que trabalham nos territórios. Essas famílias são atendidas pela Prefeitura e passam a ser monitoradas pelo programa, porque o objetivo final é diminuir o risco social, que a ação tenha resultado prático e positivo para elas – explicou o presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krykhtine.

Concebido em 2016, Territórios Sociais é gerenciado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) e desenvolvido com a participação de diversas secretarias municipais. O programa possui três fases: busca ativa, protocolo de atendimento integrado e monitoramento. Na busca ativa, são realizadas pesquisas domiciliares e as famílias mais vulneráveis passam a ser monitoradas. Durante as entrevistas, é aplicado o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), adaptado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para identificar o risco social de cada família. São monitoradas pelo programa as famílias multidimensionalmente pobres (risco 2 e 3 no IPM), e as famílias em extrema pobreza (renda per capita de até R$ 105) que relataram não estarem inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Até o início deste ano, o programa atuava em dez complexos de favelas: Rocinha, Alemão, Maré, Lins, Jacarezinho, Penha, Chapadão, Pedreira, Cidade de Deus e Vila Kennedy. Nesses complexos já haviam sido realizadas 136.264 entrevistas.  Cerca de 40 mil famílias entraram para o monitoramento, 56.464 relataram situação de insegurança alimentar e 24 mil estavam em situação de extrema pobreza, sem inscrição no Cadastro Único para programas sociais.  Uma vez identificadas, as famílias passam por um protocolo de atendimento, que facilita ainda mais o acesso à diversos serviços públicos básicos, como matrículas em escolas; atendimentos de saúde; encaminhamento a benefícios sociais; diagnóstico habitacional; e acesso à capacitação profissional, ao mercado de trabalho e à cultura.

Em março, a Prefeitura do Rio assinou termo de cooperação com a ONU para ampliar o atendimento aos mais vulneráveis. Nesta nova fase, o município iniciou a expansão do programa para 631 favelas, 82 conjuntos habitacionais e 159 loteamentos irregulares, com prioridade para as zonas Norte e Oeste, somando 486.060 domicílios e mais de um milhão e meio de pessoas atendidas.A expansão já começou pelo Morro da Providência, onde foram realizadas 1.848 entrevistas e 512 famílias passaram a ser monitoradas. Atualmente, as equipes trabalham no Complexo do São Carlos, com previsão de entrevistas em 2.515 domicílios.

 

– Ficar entre os finalistas no maior prêmio de cidades inteligentes do mundo é um grande reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo na Prefeitura do Rio. Procuramos melhorar a qualidade de vida das famílias mais vulneráveis da nossa cidade por meio do uso de dados qualificados e do desenvolvimento de um sistema de monitoramento. Agradeço ao prefeito Eduardo Paes pela confiança no projeto e ao ONU-Habitat pela parceria – comemorou a coordenadora de Projetos Especiais do IPP, Andrea Pulici.

O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, integrou a comitiva da Prefeitura do Rio que compareceu ao congresso e ressaltou a importância do projeto:

– Grande orgulho estar representando o prefeito e a nossa cidade no Smart City Expo World Congress 2022, em Barcelona, e muito feliz em ver o projeto da Prefeitura do Rio, Territórios Sociais, ser finalista do concurso, trazendo a luz para um tema tão fundamental: tirar diversas famílias da invisibilidade por meio da inclusão nos programas socioassistenciais do município. Parabéns ao Instituto Pereira Passos que lidera a iniciativa.

Estima-se que Territórios Sociais, até o final de 2024, chegue a 652.186 domicílios, atendendo o equivalente a 33% da população do Rio. A gestão do programa é feita por um Comitê Gestor coordenado pelo Instituto Pereira Passos, com representantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação, Ação Comunitária, Cultura, Trabalho e Renda, Planejamento Urbano, Juventude e Políticas e Promoção da Mulher.

Categoria:

  • 16 de novembro de 2022
  • Marcações: Instituto Pereira Passos Prefeitura do Rio premiação Programa Territórios Sociais Smart City Awards 2022

    Prefeitura Rio de Janeiro

    É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
    É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
    Ícone da Soul Music Brasileira, Carlos Dafé desfila seus clássicos no Blue Note Rio, em Copacabana
    Ícone da Soul Music Brasileira, Carlos Dafé desfila seus clássicos no Blue Note Rio, em Copacabana
    Cláudia de Paula estreia a exposição “Feminino Fiolado” no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
    Cláudia de Paula estreia a exposição “Feminino Fiolado” no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
    Exposição TransforMAR é inaugurada com grande público e destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara
    Exposição TransforMAR é inaugurada com grande público e destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara
    Projeto Águas da Guanabara Resgata a Tradição da Pesca em Curral com o Apoio de Pescadores Artesanais
    Projeto Águas da Guanabara Resgata a Tradição da Pesca em Curral com o Apoio de Pescadores Artesanais
    Envie

    RBN Stories