Home Estados Rio de Janeiro Termina sem acordo reunião para tratar da concessão de trens no RJ
Rio de Janeiro

Termina sem acordo reunião para tratar da concessão de trens no RJ

Envie
Termina sem acordo reunião para tratar da concessão de trens no RJ
Envie

Terminou sem acordo a reunião realizada na tarde desta quinta-feira (27) no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, para tratar da concessão da SuperVia, empresa de transporte ferroviário, que explora o serviço na região metropolitana do Rio.

A malha ferroviária liga o centro da cidade aos bairros das zonas norte e oeste e se estende até os municípios da Baixada Fluminense. O governador Cláudio Castro e o secretário de Transportes, Washington Reis, estiveram reunidos com o presidente da Gumi Brasil Participações, Masato Kaneko, que explora a operação dos trens urbanos no Rio.

Após o encontro, Castro informou através das redes sociais que recebeu os executivos da Gumi. “Diante da cobrança do governo do estado por investimentos que melhorem os serviços à população, a empresa confirmou que desistiu de gerir o sistema de trens metropolitano”. O governo não tentou prorrogar o prazo para a concessionária continuar explorando o serviço.

A empresa japonesa já havia enviado ofício à Secretaria estadual de Transportes comunicando a intenção de deixar a concessão da SuperVia. A companhia alegou a perda de receita com a pandemia e o prejuízo com o furto de cabos e o congelamento da tarifa.

O governador disse ainda que da parte do Estado foram feitos esforços para apoiar a concessionária na entrega de um serviço digno à população. “Fizemos aporte de cerca de R$ 400 milhões, em 2022, para compensar perdas com a queda do número de passageiros”.

Segundo Castro, a pandemia acabou e os serviços continuaram precários. “Cobramos resultados e eles não vieram. A população do Rio seguiu enfrentando atrasos, desconforto, paralisações e até acidentes na malha ferroviária”. O governador acrescentou que a Gumi faz parte do conglomerado Mitsui, um dos maiores do mundo. Porém, de acordo com ele, o problema está no modelo de concessão que não funciona.

O governador ressaltou que garantirá o funcionamento dos serviços até a escolha de uma nova empresa para explorar a malha ferroviária da SuperVia. “Vamos partir para um novo modelo de concessão que atenda aos anseios e respeite o direito da população do estado”, avaliou Castro.

Malha ferroviária


A SuperVia assumiu o controle dos trens urbanos do Rio em 1º de novembro de 1998, englobando uma malha ferroviária de 270 quilômetros e se estende por 12 cidades: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim. Atualmente, transporta quase 350 mil passageiros por dia. Já chegou a transportar 1 milhão de passageiros por dia nos anos 1970, quando era controlada pela Estrada de Ferro Central do Brasil.

Fonte: Agência Brasil

É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
Ícone da Soul Music Brasileira, Carlos Dafé desfila seus clássicos no Blue Note Rio, em Copacabana
Ícone da Soul Music Brasileira, Carlos Dafé desfila seus clássicos no Blue Note Rio, em Copacabana
Cláudia de Paula estreia a exposição “Feminino Fiolado” no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
Cláudia de Paula estreia a exposição “Feminino Fiolado” no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
Exposição TransforMAR é inaugurada com grande público e destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara
Exposição TransforMAR é inaugurada com grande público e destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara
Projeto Águas da Guanabara Resgata a Tradição da Pesca em Curral com o Apoio de Pescadores Artesanais
Projeto Águas da Guanabara Resgata a Tradição da Pesca em Curral com o Apoio de Pescadores Artesanais
Envie

RBN Stories