Não ter que se preocupar com custos envolvendo frotas pode trazer uma série de benefícios para o seu modelo de negócio
Independentemente da área, manter os custos operacionais de uma empresa é um grande desafio para qualquer gestor. São diversas variáveis, que muitas vezes acabam trazendo problemas que nem sempre têm soluções simples, ou até mesmo viáveis.
Na área de frotas, não é diferente. Manter uma manutenção mensal programada, custos com motoristas, combustíveis e muitos outros pontos pode trazer uma certa dor de cabeça que nem sempre compensa para o seu negócio.
Entretanto, a terceirização pode ser uma excelente saída para esse problema. Desde 2017, com a Lei 13.467, esse tipo de atividade se tornou legal para “atividade-fim”, ou seja, para entregas e transporte.
Mas o que é terceirização de frotas?
A terceirização de frotas é quando sua empresa não possui um conjunto de veículos próprios para seus serviços. Eles pertencem a uma outra empresa contratada que fornece essa atividade para a parte contratante.
Todos os custos que envolvem a manutenção de frotas são inteiramente da empresa terceirizada, cujo valor já é imbuído dentro do pagamento mensal.
E o que é uma “frota própria”?
A frota própria é quando a sua empresa possui um conjunto de veículos que prestam os seus serviços. Com isso, todas as despesas que eles geram entram na receita mensal da empresa, o que, conforme foi dito anteriormente, nem sempre é algo positivo.
Vantagens da terceirização de frotas
Agora que você já sabe o que é uma terceirização de frotas, é importante ver quanto ela pode contribuir para o seu negócio.
Mais atenção para outros setores
Um custo a menos na sua empresa significa que você tem menos uma coisa para cuidar. Isso possibilita que sua atenção se volte para outras áreas que demandam mais cuidados imediatos, e até mesmo a possibilidade de uma injeção maior de investimento em melhorias para esses problemas.
Controle maior de custos
Conforme dito anteriormente, as despesas com manutenções não farão mais parte do seu orçamento. Com isso, acaba gerando um custo fixo todo mês, o que ajuda no planejamento financeiro da empresa no final do mês.
Evita o temido “capital parado”
É de conhecimento comum que a partir do momento que o carro sai da concessionária ele vai perdendo o valor, conforme o tempo vai passando. Com a terceirização de frotas, essa preocupação sai do seu escopo e passa a ser da empresa contratada, o que acaba significando menos um problema para cuidar.
Frota sempre nova
Como os contratos de terceirização não costumam durar mais de 36 meses, a frota sempre é nova, impedindo o comprometimento da produtividade da operação, o que pode até mesmo gerar um desinteresse pela empresa contratante pelos serviços da terceirizada.
Investimento constante em novas tecnologias
Ao escolher uma empresa terceirizada, você pode optar por modelos de negócio que estão sempre investindo em novas tecnologias como serviços prestados. Isso permite que a sua marca esteja sempre à frente da concorrência no quesito de uso tecnológico, o que pode até mesmo significar propostas de negócios futuros muito lucrativos.
Serviços oferecidos para todo o Brasil
O bom desse modelo de negócio é que ele é oferecido também ao longo de todo o Brasil, o que facilita muito para quem está procurando terceirização de frotas no RJ, por exemplo, para realizar entregas no Sul do país.
Os modelos de negócio são inúmeros, e devem ser analisados com muito cuidado para verificar como eles se encaixam nos seus serviços para proporcionar a maior economia possível de custos.