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Tecnologias transformam shopping centers no conceito 4.0

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Uso de novas tecnologias da Verzani&Sandrini em facilities modernizam a prestação de serviços nos empreendimentos

O grupo Verzani&Sandrini, empresa especializada em segurança, limpeza e prestação de serviços, lança no mercado soluções para shopping centers com foco em redução de custos e aumento de resultados. A empresa inova com projetos de alta tecnologia que permitem às administradoras de shopping centers experiências mais eficientes a fim de entregar ao público segurança e conforto. Sensores que monitoram fluxo de pessoas, gestão operacional inteligente, segurança monitorada e sistemas automatizados de controle de insumos estão entre as soluções oferecidas pela Verzani&Sandrini no conceito Shopping 4.0.

Monitoramento do público:

Por meio do uso de sensores, por exemplo, é possível identificar o comportamento do público num determinado ambiente. Eles ficam conectados a um sistema que dispara gatilhos quando há aumento no fluxo de pessoas no local. O rastreamento é possível por meio da identificação de equipamentos que emitem radiofrequência, como celulares ou smartwatches. “Ainda, com a tecnologia, é possível monitorar a ação dos colaboradores da Verzani&Sandrini na prestação de serviços ao cliente, possibilitando melhoria na gestão operacional e análise da execução do serviço de limpeza do shopping, ou até mesmo o recolhimento de bandejas na área de alimentação, por meio de uma central de controle operacional”, afirma Gauthama Nassif, Diretor Executivo de Mercado, Inteligência e Inovação da Verzani.

Ainda, existem outras possibilidades de monitoramento em shopping centers, como o sensor de contagem de pessoas nos banheiros, que monitora entrada e saída do público. Também, os sensores de monitoramento de consumo de insumos instalados em dispensadores de papéis, ou sabonetes, possibilitam melhor experiência aos clientes do shopping, sem aborrecimentos. “O administrador do shopping pode ter acesso aos dados gerados a partir do monitoramento para pensar estratégias de locação de espaços e merchandising”, afirma Gauthama.

Gestão operacional inteligente:

O conceito 4.0 é uma tendência aplicada em diversos segmentos de prestação de serviços e indústrias. Em shopping centers, representa a transformação digital de processos. Entre as vantagens da modernização está a melhoria na gestão de pessoas. Com a adoção de QR Code em pontos estratégicos, é possível gerar solicitações em um sistema unificado. Com isso, o supervisor do shopping, ou até mesmo o cliente final, pode solicitar execução de serviços (como limpeza), avaliar a qualidade do trabalho e verificar se o chamado foi atendido.

“A Verzani&Sandrini oferece ao cliente administrador de shopping center a tecnologia de gestão à vista interativo. Em uma tela touchsreen é possível interagir com o painel de monitoramento operacional, realizando consultas personalizadas, ou até mesmo realizar treinamentos e orientações operacionais para a equipe de trabalho”, destaca Gauthama.

Outra possibilidade que também pode ser contemplada é o monitoramento de ativos e ambientes do shopping através de sensores, permitindo uma atuação mais eficiente da equipe de manutenção. “Em um painel global, o administrador poderá monitorar a temperatura do ambiente, condições de energia e água, e até mesmo o painel de incêndio, podendo ainda embarcar ações autônomas de acordo com os insights gerados. Desta forma, promove maior segurança aos consumidores garantindo atenção à legislação vigente”, afirma Gauthama.

Segurança monitorada:

A ação de seguranças dentro do estabelecimento deve seguir protocolos preestabelecidos pela administração do shopping center. Mas, como comprovar que não houve falha no atendimento, ou mesmo desrespeito com o colaborador ou consumidor? Uma solução oferecida pela Verzani é a instalação de câmera de monitoramento no equipamento de locomoção dos seguranças, os chamados segways. “Com o sistema de monitoramento toda a operação é assistida. Também, o equipamento funciona como radiocomunicador (emite e recebe voz) e emissor de alertas em momentos de pânico ou situações críticas”, afirma Gauthama.

Projeto pioneiro supera expectativas:

Em um projeto pioneiro, o Shopping ABC, empreendimento atendido pela Verzani&Sandrini, foi o primeiro cliente a adotar algumas das soluções oferecidas pela empresa. “A implantação das tecnologias nos trouxe mais confiabilidade e agilidade na execução dos serviços prestados pela Verzani em nosso empreendimento, uma vez que o processo será amplamente rastreável, facilitando os reparos ou ajustes emergenciais e pontuais na operação do dia a dia”, afirma Joelmir Oliveira, Gerente de Operações do Shopping ABC.

“Outro aspecto que é bastante perceptível com o emprego desta tecnologia, é que o cliente final tem a possibilidade de opinar e nos dar um feedback sobre os nossos serviços, o que para nós é objeto de orgulho, já que nos aproxima ainda mais dele, nos possibilitando de realizarmos as melhorias contínuas e buscar inovações do setor de shopping center e do próprio varejo”, conclui Joelmir.

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