A Defesa Civil do município de Lauro de Freitas iniciou nesta quinta-feira (19) a manutenção dos aparelhos pluviômetros automáticos, que informam a quantidade e intensidade de chuvas na cidade. Os equipamentos compõem a Rede de Monitoramento de Desastres Naturais do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). A manutenção é feita a cada três meses, com a limpeza, verificação da estrutura e renovação dos itens desgastados.
O superintendente da Defesa Civil, Tiago Max, explica que os pluviômetros são fundamentais para que os alertas sejam emitidos com antecedência, minimizando os transtornos gerados nos tempos de chuva. “O pleno funcionamento dos pluviômetros é importante para deflagrar possíveis deslizamentos de terra, inundações e alagamentos, possibilitando ações de assistência às áreas de risco. Então, essa manutenção que fazemos periodicamente busca monitorar as condições físicas e garantir a eficiência dos equipamentos, que precisam estar sempre limpos. A presença de poeira, folhas e insetos interfere e atrapalha a medição do volume de chuvas”, disse.
Foto: Defesa Civil/Prefeitura de Lauro de Freitas
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.