A TeamViewer, fornecedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho, anuncia o lançamento do Session Insights, nova ferramenta baseada em IA que oferece às equipes de TI recursos avançados para resumir automaticamente sessões de suporte remoto e fornecer análises que facilitam transferências de dados mais rápidas e tomadas de decisões ainda mais inteligentes, aumentando a eficiência e a agilidade nas operações de negócios. Com otimização e captura de conhecimento valioso, a nova ferramenta, que no Brasil será chamada de Insights de Sessão, capacita os times de suporte técnico a resolver problemas de TI com maior agilidade, melhorando a satisfação do cliente e ampliando a expertise da equipe, mesmo em empresas com staff de TI limitado.
Antes do lançamento do novo recurso, a TeamViewer conduziu uma pesquisa global entre tomadores de decisão de TI, TO e negócios a fim de avaliar as atitudes, os comportamentos e as visões atuais dos executivos em relação à IA. Os resultados, compilados no Relatório de Oportunidades de IA, foram claros: 75% dos entrevistados afirmam que a IA é essencial para aumentar a eficiência empresarial. O estudo destaca ainda a necessidade crescente de soluções de automação como o Insights de Sessão, com 69% dos participantes acreditando que a IA impulsionará o maior boom de produtividade do século.
À medida que a adoção da IA cresce, seus resultados e benefícios tornam-se cada vez mais evidentes. Os profissionais de TI, por exemplo, estão na vanguarda do uso de ferramentas avançadas de IA, economizando cerca de 16 horas de trabalho por mês. Em contraste, funcionários do setor público que utilizam recursos de IA menos avançados economizam apenas seis horas mensais. Os dados indicam um vasto potencial para melhorias adicionais de produtividade com a expansão da IA.
Além disso, a Inteligência Artificial tem se situado como tecnologia crucial para melhorar os resultados financeiros das organizações. O relatório da TeamViewer aponta que 65% dos executivos dizem que a Inteligência Artificial terá um impacto favorável nos rendimentos em 2025, podendo gerar um aumento médio de 211% nas receitas. No entanto, apesar do entusiasmo, ainda há um certo pragmatismo entre os tomadores de decisão quanto ao uso da IA. Enquanto 61% dos inquiridos na pesquisa concordam que o hype pela IA já passou e que as empresas precisam agora de aplicações práticas que proporcionem resultados reais, 26% alertam que não adotar a IA trará um impacto negativo frente à concorrência e 25% preveem um aumento de custos causado pela falta de automatização – desafios que nenhuma organização pode se dar ao luxo de ignorar no atual clima de negócios.
O novo recurso da TeamViewer baseado em IA aborda diretamente tais preocupações e oferece benefícios práticos capazes de melhorar significativamente as operações de suporte de TI. A documentação automatizada de casos aborda particularmente a tarefa crítica, porém demorada, de redação de relatórios – o que muitas vezes exige padrões rigorosos e pode se tornar um entrave significativo para as organizações. Ao simplificar processos, as equipes poderão capturar e compartilhar conhecimentos coletivos de valor com eficácia, ampliando a produtividade geral e as capacidades de cada profissional, mesmo em equipes enxutas. A documentação padronizada da ferramenta Insights de Sessão acelera a resolução de problemas e a transferência de informações, abreviando o downtime e o tempo médio para reparos (MTTR – sigla em inglês para Mean Time To Repair), o que eleva os níveis de satisfação do cliente.
Ademais, poderosos painéis analíticos permitem que as empresas acompanhem e cumpram os acordos de nível de serviço (SLA, sigla em inglês para Service Level Agreement), identificando em detalhes as dificuldades recorrentes e os aplicativos problemáticos, o que possibilita a otimização de recursos. Com os benefícios da nova ferramenta TeamViewer, as corporações serão capazes de permanecer competitivas e garantir que suas equipes melhorem continuamente por meio de percepções confiáveis baseadas em dados.
“A adoção da IA avança rapidamente e cada vez mais empresas reconhecem seus benefícios tangíveis para aumento de produtividade e otimização de operações. O nosso Relatório de Oportunidades de IA revela que 79% dos executivos responsáveis pelas tomadas de decisão interagem com Inteligência Artificial pelo menos uma vez por semana, representando um aumento notável em relação aos 52% apurados no estudo que realizamos no ano passado”, afirma Mei Dent, Diretora de Produto e Tecnologia da TeamViewer. “Com o lançamento dos recursos baseados em IA do Session Insights, estamos permitindo que o mundo corporativo tome decisões mais inteligentes e assertivas e otimize processos enquanto aderem aos mais altos padrões de segurança e privacidade de dados. A TeamViewer mantém práticas rigorosas de criptografia para proteção dos dados dos nossos clientes, assegurando processamentos estáveis ao mesmo tempo em que garantimos aos administradores total controle para aplicação de políticas de confiança e compliance em toda a organização, mantendo os usuários plenamente informados a cada etapa de processos”, conclui a executiva.
Além dos benefícios de produtividade, a IA também tem se provado fundamental para avanços na carreira profissional. De acordo com a pesquisa, 72% dos entrevistados informam que a Inteligência Artificial permite que se concentrem em trabalhos estratégicos de alto nível, ao passo que 70% dizem que a IA os ajuda a adquirir novas competências que não seriam possíveis de outra forma. Os dados apontam também que 73% avaliam o uso fluido de IA como conhecimento imprescindível para melhorar suas carreiras, destacando que a tecnologia facilita as tarefas diárias e promove o crescimento dentro da estrutura laboral da empresa.
O Relatório de Oportunidades de IA da TeamViewer foi realizado no Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Cingapura e Estados Unidos e coletou informações sobre o comportamento e as visões de 1.400 executivos sobre Inteligência Artificial e seu uso na tomada de decisão em procedimentos ligados à tecnologia da informação, tecnologia operacional e aos negócios. O estudo completo, em inglês, está disponível em https://www.teamviewer.com/en/campaign/ai-opportunity-report/.
Mais informações sobre o Insights de Sessão podem ser obtidas em https://www.teamviewer.com/en/products/remote/features/ai/.