Home Tecnologia Inteligência Artificial PMEs avançam na adoção de IA, mas 95% dizem ainda precisar de treinamento
Inteligência Artificial

PMEs avançam na adoção de IA, mas 95% dizem ainda precisar de treinamento

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Pequenas e médias empresas (PMEs) estão cada vez mais adotando a Inteligência Artificial de forma rápida, mas a maturidade de uso não segue na mesma velocidade. De acordo com uma pesquisa global da TeamViewer com 1.400 líderes empresariais (427 deles de PMEs), 95% dos tomadores de decisão de pequenas e médias empresas afirmam precisar de mais treinamento para utilizar a tecnologia com eficácia, embora 72% se descrevam como especialistas em IA.

PMEs lideram em uso, mas não em profundidade

Independentemente dos níveis de maturidade percebidos, a IA está firmemente integrada à agenda das PMEs – e não apenas para uso entre equipes de TI. De fato, notáveis 86% dos líderes de pequenas e médias empresas afirmam se sentir confortáveis com funcionários fora da TI utilizando ferramentas de IA.

Ainda assim, embora o uso seja comum, nem sempre é frequente. Apenas um em cada três entrevistados entre as PMEs afirma utilizar a Inteligência Artificial diariamente, e somente 16% relatam seu uso pelo menos uma vez por semana. Apesar disso, as pequenas e médias empresas ainda reportam maior maturidade em IA do que as grandes corporações. Enquanto apenas 22% das grandes empresas descrevem seu uso de IA como “muito maduro”, 35% dos tomadores de decisão de PMEs informam o mesmo.

O custo da falta de ação; lacunas na automação geram preocupação

O relatório da TeamViewer também revela preocupações sobre os riscos de não adoção da IA. Para 28% dos tomadores de decisão de PMEs, a maior consequência da falta de ação é o aumento dos custos operacionais devido à perda de oportunidades de automação. Isso diverge da comunidade empresarial em geral, segundo a qual o risco de ficar para trás dos concorrentes é o principal medo, citado por 26%.

Habilidades, segurança e sistemas que impedem o avanço da IA

72% dos líderes ouvidos pela TeamViewer esperam que a IA impulsione o maior aumento de produtividade do século e 76% a consideram essencial para melhorar o desempenho geral dos negócios. Muitos executivos também acreditam em seu valor social mais amplo, com 7% deles afirmando que a IA pode ajudar a expandir as oportunidades de emprego para pais e cuidadores.

Ainda assim, a lacuna de habilidades persiste. Embora 72% dos entrevistados de PMEs se considerem especialistas em IA, 95% afirmam precisar de mais treinamento. Duas barreiras (educação e segurança) continuam a retardar a maturidade da IA:. Mais de um terço dos líderes (38%) citam o treinamento insuficiente como o principal obstáculo ao progresso. Já 74% pontuam preocupação com os riscos do gerenciamento de dados e 65% afirmam que usam ferramentas de IA apenas dentro de estruturas de segurança rigorosamente controladas. Notavelmente, 77% admitem que não apostariam uma semana de salário na capacidade de sua empresa de gerenciar riscos com eficácia, como o uso não autorizado de ferramentas de IA.

A infraestrutura não está pronta, mas o investimento está chegando

A infraestrutura é outro obstáculo fundamental. Quase metade dos tomadores de decisão de PMEs (47%) revelam que ainda não têm os sistemas implementados para escalar a IA tão rapidamente quanto gostariam. No entanto, a utilização da tecnologia está crescendo. 75% dos líderes de PMEs afirmam que suas organizações planejam aumentar o investimento em IA nos próximos 12 meses, e três em cada quatro (75%) esperam que esse investimento aumente nos próximos seis a doze meses, sinalizando uma clara intenção de migrar da experimentação para uma implementação mais avançada.

TeamViewer Intelligence: maior produtividade para equipes de TI

À medida que as PMEs ampliam o uso de IA, o desafio não é só o acesso, mas como fazer com que a tecnologia funcione em todas as operações diárias. O TeamViewer Intelligence – um potente conjunto de ferramentas de suporte baseadas em IA – ajuda as equipes de TI a preencher esse gap, oferecendo insights e análises sobre as sessões, além de um novo e poderoso assistente: o TeamViewer CoPilot.

O TeamViewer CoPilot é um assistente digital integrado às sessões de suporte remoto que ajuda os agentes de TI a manter o foco, agir com mais rapidez e tomar decisões mais acertadas sem alternar ferramentas ou perder o contexto. Os agentes podem fazer perguntas, automatizar tarefas rotineiras e receber orientações claras e personalizadas em tempo real. Para as PMEs, é uma maneira prática de melhorar a eficiência da TI, reduzindo o tempo de inatividade e elevando a qualidade do serviço sem adicionar complexidade ou mais recursos.

“As PMEs estão claramente motivadas a adotar a IA, mas muitas ainda buscam a maneira correta de transformar a rápida adoção em um impacto duradouro. A chave não é apenas ter mais ferramentas, mas buscar por uma integração mais inteligente por meio de soluções que tragam automação, insights e consistência às operações diárias”, afirma Artus Rupalla, Diretor de Gestão de Produtos da TeamViewer. “A pesquisa da TeamViewer confirma o que estamos observando em nossa base de clientes: as PMEs querem uma IA que resolva problemas reais, não apenas teóricos. Com ferramentas práticas como o TeamViewer Intelligence, podemos ajudar as pequenas e médias empresas a passar da experimentação à execução e gerar ganhos reais de desempenho”, conclui o executivo.

O Relatório de Oportunidades de IA revela as atitudes de 1.400 tomadores de decisão em TI, negócios e TO no Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Singapura e EUA em relação à Inteligência Artificial. Os dados sobre o uso de IA nas pequenas e médias empresas foram colhidos de 427 tomadores de decisão, dos quais 99 líderes são de corporações com 200 a 499 funcionários e 328 são de instituições com 500 a 999 funcionários. O Relatório de Oportunidades de IA foi conduzido pela TeamViewer em outubro de 2024. 

Na web, a TeamViewer está em www.teamviewer.com

Agentes de IA estão ampliando o consumo de notícias na América Latina, mas os editores de notícias precisam de seus próprios chatbots de IA

Agentes de IA estão ampliando o consumo de notícias na América Latina, mas os editores de notícias precisam de seus próprios chatbots de IA

Leia Mais
PMEs avançam na adoção de IA, mas 95% dizem ainda precisar de treinamento

PMEs avançam na adoção de IA, mas 95% dizem ainda precisar de treinamento

Leia Mais
 Centric Software aposta em IA para transformar a moda brasileira

 Centric Software aposta em IA para transformar a moda brasileira

Leia Mais
Com poucos cliques, descubra se seu processo trabalhista pode ser vendido

Com poucos cliques, descubra se seu processo trabalhista pode ser vendido

Leia Mais
Endividamento recorde no Brasil leva bancos a repensarem a inclusão financeira

Endividamento recorde no Brasil leva bancos a repensarem a inclusão financeira

Leia Mais
Envie