Notícias
Tarifas dinâmicas de energia chega ao Brasil para fase de testes e pode beneficiar o consumidor final
																								
												
												
											O modelo de conta inteligente de tarifas de energia, já adotado em diversos países, começa a ganhar espaço no Brasil. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em parceria com a i4 Economic Regulation, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e a Energisa, uma das principais concessionárias de energia do Brasil, iniciaram testes de novos modelos de tarifas de energia para consumidores de baixa tensão. O projeto visa tornar as contas de luz mais justas e eficientes.
Segundo Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics, empresa referência em IA, dados e aplicações inteligentes para o setor de energia, essa medida traz inúmeros benefícios. “Oferecemos para diversas indústrias, que são grandes consumidoras de energia, soluções em IA para reduzir esse custo. Entretanto, a população em geral ainda não dispõe desse serviço. Através desse modelo de tarifa dinâmica, haverá a possibilidade de conscientizar a população para a importância de adequação de seus hábitos de consumo de energia em horários de tarifas mais baixas. Alguns países da Europa já utilizam esse mecanismo e, diante de futuras crises energéticas, é uma medida interessante”, afirma Santos.
A iniciativa é inédita no Brasil e busca encontrar soluções a problemas como a sobrecarga no sistema elétrico em horário de pico, obrigando ao governo comprar energia de termelétricas, que possuem preços bem elevados, além de modernizar as tarifas de energia. O novo modelo de tarifas dinâmicas foi intitulado de ‘Conta Inteligente’, e os valores podem variar conforme o horário de consumo e outras variáveis, oferecendo mais flexibilidade e economia para os consumidores.
Com início em 4 de novembro, a Energisa deu partida nos testes de novas tarifas de energia para cerca de 4 mil clientes comerciais e residenciais em Minas Gerais e São Paulo. A partir de março de 2025, o projeto será expandido para o Tocantins e a Paraíba, abrangendo mais de 20 mil consumidores e terá duração de 12 meses e a participação dos consumidores não é obrigatória.
O consumidor brasileiro tem enfrentado variações constantes de bandeiras de tarifas de energia. As mudanças repentinas, passando da bandeira verde para a vermelha, e apesar de agora o governo já sinalizar que a tarifa amarela irá regredir para a verde em dezembro, os hábitos de alto consumo de energia em horário de pico ainda são um problema. “Temos iniciativas com empresas e instituições finlandesas e suecas e estamos aprendendo muito com as experiências dos nórdicos que já aplicam há anos as tarifas dinâmicas para consumidores finais. Vemos nisso uma possível solução para que a população se conscientize sobre a crise energética que já alcançou patamares de extrema gravidade e tem buscado alternativas eficientes. Esta é uma tendência que deve se adaptar aos diferentes estilos de consumo de energia no Brasil, principalmente para consumidores domésticos”, finaliza o executivo da Aquarela Analytics.
Países que adotaram o modelo
Nos Estados Unidos, o uso de tarifas baseadas no consumo em horários de pico é comum, com estados como Califórnia e Texas liderando a adoção de medidores inteligentes. No Reino Unido, o Smart Metering Implementation Programme incentiva a instalação de medidores inteligentes, permitindo que os consumidores acessem tarifas variáveis e ajustem seu consumo em tempo real. A Alemanha, pioneira em transição energética, utiliza tarifas dinâmicas para integrar fontes renováveis ao sistema elétrico, enquanto a China implementou sistemas de medição inteligente para melhorar a eficiência do sistema elétrico em áreas urbanas.
Os benefícios da conta inteligente são claros: ela incentiva a eficiência energética, ajuda a equilibrar a carga no sistema elétrico e promove o uso de fontes de energia renovável. Para o consumidor final no Brasil, isso significa não apenas economia financeira, mas também a oportunidade de contribuir para um sistema elétrico mais sustentável e eficiente. A adoção desse modelo pode transformar a maneira como a energia é consumida no país, trazendo vantagens tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente.
Sobre a Aquarela Analytics:
Há mais de uma década no mercado, a brasileira Aquarela Analytics é uma empresa pioneira em inteligência artificial e análise de dados, impulsionando a jornada de Transformação Digital rumo à Indústria 4.0., caracterizada pela integração de tecnologias digitais e físicas, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, big data e computação em nuvem. Com uma abordagem vanguardista e uma equipe de mais de 50 profissionais, a Aquarela oferece ferramentas para otimizar processos, aumentar a eficiência e tomar decisões estratégicas embasadas em dados.
Com sede em Florianópolis, a empresa conquistou um lugar de destaque entre as 100 startups mais atrativas do Brasil e foi incubada pelo MIDI Tecnológico, ACATE e Sebrae desde sua fundação. Em 2022 recebeu mais de 10 milhões de reais em investimentos vindos da Auren Energia, a fim de desenvolver soluções focadas no mercado livre de energia. Hoje, a Aquarela conta com sete soluções, dentre elas, otimização de resultados operacionais e financeiros, precificação e roteirização dinâmica, previsão de demanda e de falha de equipamentos.
Seu diferencial, buscado por grandes empresas do Brasil e do Mundo, como Mercedes Benz, SolarBR Coca-Cola e Embraer, reside no uso de uma Inteligência Artificial proprietária e exclusiva, o Aquarela Vorteris, além de uma metodologia própria chamada DCM (Data Culture Methodology), focada em avaliar e propor mudanças estratégicas para que empresas evoluam a maturidade analítica e desenvolvam uma cultura baseada em dados. Mais informações: https://aquare.la/
Notícias
Grupo com forte DNA no agro amplia protagonismo em gestão de pessoas com prêmios em 2025
														Reconhecimento no Great Place to Work (GPTW), no Prêmio Top Ser Humano e no Selo SESI de Boas Práticas em Saúde e Bem estar, reforça cultura humanizada da FertiSystem e demais unidades do J2M
O Grupo J2M, formado pelas empresas FertiSystem, Martins Agronegócios e Solve do Brasil, comemora em 2025 uma série de reconhecimentos de destaque na área de gestão de pessoas. Entre eles, a 15ª posição no ranking das “Melhores Empresas para se Trabalhar no Rio Grande do Sul”, concedido pelo Great Place to Work (GPTW). As premiações atestam o compromisso do grupo com uma liderança humanizada, o bem-estar dos colaboradores e uma cultura organizacional sólida, evidenciando que a estratégia de colocar as pessoas no centro das decisões, vem gerando resultados concretos e sustentáveis.
Além da certificação GPTW, o Grupo J2M foi agraciado com o Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS e o Selo SESI de Boas Práticas em Saúde e Bem-Estar, distinções que destacam empresas comprometidas com o desenvolvimento de pessoas, a saúde mental e o clima organizacional. No caso da premiação do top ser humano da ABRH, o reconhecimento se deve principalmente ao projeto “Jeito Ferti de Liderar”, que consolidou um modelo de liderança humanizada e próxima.
De acordo com Maria Torella, Gerente de Gente & Gestão do grupo J2M, “cada reconhecimento recebido em 2025 reforça que estamos no caminho certo, construindo um ambiente onde as pessoas realmente se sentem valorizadas e pertencentes”. A notícia, segundo ela, foi recebida com entusiasmo e orgulho coletivo, refletindo o resultado direto do engajamento e da dedicação de cada colaborador.
Um dos pilares mais valorizados nas empresas é o desenvolvimento de lideranças, capazes de promover escuta ativa, empatia e confiança. “O Jeito Ferti de Liderar tem um papel central nesse processo, pois consolida nosso modelo de gestão humanizada, próxima e inspiradora, que coloca as pessoas no centro das decisões”, explicou a profissional.
As boas práticas voltadas à saúde e ao bem-estar também tiveram papel decisivo no reconhecimento concedido pelo SESI. O Grupo mantém programas de acolhimento psicológico, campanhas de conscientização e espaços de escuta ativa, reforçando o cuidado com a saúde mental e emocional de todos, além de continuamente promover ações de bem-estar e cuidados com a saúde física de seus colaboradores, reforçando a importância de manter todos os pilares da saúde em equilíbrio. O grupo J2M planeja ampliar suas iniciativas nas esferas física, emocional e social, com foco na prevenção e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, compromisso amplamente apoiado pela alta liderança do grupo, Sr. Evandro Martins.
Valores vividos no dia a dia
O Grupo J2M destaca que sua principal fortaleza está na coerência entre discurso e prática. Como resume Maria, “nosso diferencial está na coerência entre o que falamos e o que vivenciamos no dia a dia. Nossos valores não ficam apenas no quadro, mas guiam nossas ações e decisões”. Entre os valores que norteiam a atuação do grupo estão sustentabilidade, inovação, valorização do ser humano, excelência e transparência nas relações.
A celebração das conquistas é parte essencial da cultura. A empresa realiza ações internas de reconhecimento e agradecimento aos colaboradores, que fortalecem o sentimento de pertencimento e orgulho. Mais do que acumular troféus, o foco está em manter uma evolução constante e promover um ambiente genuinamente saudável e inspirador. Como destaca a liderança do grupo, “o mais importante não é apenas conquistar os prêmios, mas continuar sendo, todos os dias, um ótimo lugar para trabalhar, onde as pessoas se sintam parte de algo maior, seguras, reconhecidas e em constante crescimento, promovendo resultados sustentáveis para organização”.
Economia
GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro
														O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro. Durante todo o mês, o espaço oferta oportunidades de compras que terão o valor arrecadado revertido para a instituição, com produtos a partir de R$ 5. O Quiosque Solidário, em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, fica localizado no Piso L1, em frente da loja O Boticário.
No local é possível comprar produtos artesanais e outros produzidos pelos voluntários do GAC-PE, além de itens de decoração, artigos do lar, necessaires, macramês, bonecas, copos térmicos, chaveiros, laços, entre outros produtos.
O GAC-PE é um grupo focado na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
Sobre o Quiosque Solidário
O Quiosque Solidário é uma iniciativa de estímulo à geração de renda através da venda de artigos personalizados e artesanatos produzidos por voluntários e pessoas atendidas por instituições filantrópicas reconhecidas pela atuação em causas como acolhimento de crianças, tratamento de câncer, pessoas em situação de rua, mães de crianças com doenças raras, entre outras. Com curadoria do Instituto JCPM de Compromisso Social, a cada mês uma entidade diferente ocupa o espaço colaborativo.
Notícias
Priscila Sampaio: comunicar com verdade em tempos de excesso de informação
														Jornalista e pós-graduanda em Marketing e Mídias, Priscila aposta na autenticidade como ponte entre marcas e pessoas.
Em um cenário em que a comunicação disputa espaço entre tantas vozes e formatos, a jornalista Priscila Sampaio tem se destacado pela forma como escolheu conduzir sua carreira: com autenticidade. Para ela, não basta apenas transmitir mensagens; é preciso estabelecer conexões reais.
“Trago muito do jornalismo comigo. Aprendi que comunicar é, antes de tudo, ouvir, entender e traduzir com clareza. É assim que consigo conectar marcas e empresas ao público de maneira verdadeira e relevante”, explica.
Atualmente, Priscila é jornalista contratada do Jornal O Estado e pós-graduanda em Marketing e Mídias na UniAteneu. Ao longo da trajetória, acumulou experiências em veículos como O Povo, Rede A Notícia do Ceará e TV Jangadeiro, além de rádios, jornais impressos e agências de publicidade. Essa pluralidade ajudou a moldar seu olhar estratégico, mas sem abrir mão da essência jornalística.

“Cada experiência me mostrou um lado da comunicação. Hoje, consigo unir criatividade e estratégia sem perder minha identidade. Acredito que a particularidade de cada profissional é o que dá força ao trabalho”, reforça.
Priscila vê a comunicação como algo além de técnicas ou métricas. Para ela, é também um exercício de sensibilidade. “Vivemos tempos de excesso de informação, mas o que realmente toca as pessoas é quando a mensagem tem verdade. É nisso que eu acredito e é assim que quero continuar trabalhando.”
Mais do que uma trajetória profissional, sua fala revela propósito. E talvez seja justamente essa busca por unir estratégia, criatividade e essência que torne Priscila Sampaio uma comunicadora de destaque em um mercado tão competitivo.
- 
																	
										
										
									Educação3 dias atrásSistema Nacional de Educação: Lula sanciona lei e meta é universalizar ensino
 - 
																	
										
										
									Negócios7 dias atrásDuracell leva energia de Optimum aos trens de São Paulo para promover o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil
 - 
																	
										
										
									Cultura6 dias atrásGiuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea
 - 
																	
										
										
									Cultura6 dias atrásAclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
 - 
																	
										
										
									Economia3 dias atrásReceita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026
 - 
																	
										
										
									Bahia1 semana atrásNão tenha medo de fazer Homeschooling no Brasil. Hoje você tem apoio e a Expo Homeschooling é uma prova disto!
 - 
																	
										
										
									Negócios1 semana atrásSulAmérica amplia presença e consolida crescimento no Pará com foco na regionalização e expansão da rede
 - 
																	
										
										
									Beleza7 dias atrás“Não é o corpo que precisa de limpeza, e sim o olhar sobre ele”, Dra Priscilla Leitner comenta revelação de Gaby Amarantos
 
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        


